quinta-feira, 5 de junho de 2014

Vega e Loga terminarão 2014 com quase 100% das frotas equipadas com transmissões automáticas Allison

Na Loga, concessionária de limpeza pública da cidade de São Paulo, o número de caminhões com transmissões automáticas Allison caminha para 100% da frota de compactadores

O Grupo Solví, que foi criado em 2004 com a aquisição de várias empresas de saneamento público (entre elas, Vega Engenharia Ambiental, Revita e Loga), hoje conta com mais de 40 operadoras em todo o Brasil, além de estar presente no Peru, Argentina e Bolívia. A colaboração entre o Grupo Solví e a Allison Transmission começou no ano de 1997, quando foram adquiridos 50 caminhões GMC 16.220, todos equipados com transmissões automáticas Allison. No decorrer de mais de 15 anos de parceria essa cooperação cresceu e, até o final de 2014, 100% da frota de 150 caminhões compactadores de lixo da Loga deverá estar equipada com as transmissões automáticas Allison.

A operação da Loga em São Paulo, uma das principais empresas do Grupo, abrange 1,3 milhão de domicílios e estabelecimentos comerciais, coletando 2,2 milhões de toneladas/ano - seis mil toneladas diárias de resíduos ― atendendo sete milhões de pessoas. As transmissões automáticas, juntamente com o extenso conhecimento da empresa na coleta de resíduos, foram responsáveis pelos resultados positivos tanto econômicos quanto operacionais. De acordo com Luís Fernando Brandi Lopes, gerente de equipamento e manutenção da Vega, a operação da Loga em São Paulo alcança os maiores índices de produtividade do mundo por viagem, com uma média de 10 t a 12 t por percurso.

"Ficamos positivamente surpresos com os ganhos de produtividade quando compramos os primeiros 50 caminhões. Embora o consumo de combustível fosse um pouco superior ao dos modelos equipados com transmissão manual, nossos problemas com quebras ou desgaste de embreagem, cardã, diferencial, freios, etc., questões diretamente provenientes do anda e para das nossas operações terminaram. Portanto, os benefícios que vieram junto com as transmissões automáticas superaram significativamente a diferença no consumo", afirma Lopes.

As transmissões automáticas também oferecem várias outras vantagens. Estudos realizados pela Loga mostram que em um ciclo de sete horas de trabalho o motorista de um caminhão com câmbio manual faz entre 1.200 e 1.300 mudanças de marcha, o que não acontece com quem dirige um modelo automático. A Vega, outra empresa do Grupo Solví, constatou uma significativa redução no numero de acidentes, com o motorista menos cansado e mais concentrado ao dirigir o caminhão. Em adição a isso, a empresa constatou que a produtividade do caminhão com transmissão automática é de 15% a 20% superior aos equipados com câmbio manual, ainda que se leve em consideração variáveis como trânsito, topografia da rota e quantidade de resíduo recolhido. Adiciona-se a isso o fato do veículo voltar mais cedo para a empresa, o que diminui o número de horas extras a serem pagas.

O Grupo Solví conta atualmente com 1.200 veículos dos quais 600 são caminhões compactadores e aproximadamente 50% já estão equipados com transmissões automáticas Allison. Segundo Lopes: "Em minha opinião, os caminhões equipados com transmissões automáticas no segmento de coleta de resíduos tende a crescer. Eu recomendo. Acho até que, por sua alta eficiência, a participação das transmissões automáticas nesse tipo de veículo já deveria ser maior".

Para Antonio Novaes, gerente de marketing da Allison Transmission para a América Latina, as parcerias de longa duração com clientes como o Grupo Solví e a Vega atestam a eficiência das transmissões Allison. "Quase duas décadas como a única transmissão automática adotada em suas frotas urbanas é o melhor selo de qualidade que podemos receber", ele diz.

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