segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Setor Privado Também Tem de se Armar Para a Guerra Cibernética, Alerta Especialista

(Rodrigo Fragola, Presidente da empresa de segurança Aker, falará no evento Secure Brasil sobre a importância de uma indústria brasileira com tecnologia própria nessa área)

"As empresas brasileiras se encontram tão vulneráveis quanto os órgãos de Governo, em relação à Segurança Digital, e precisam encarar esse problema com o mesmo nível de preocupação que hoje mobiliza o exército e as forças de inteligência do Estado".

A afirmação é do especialista em guerra cibernética e Segurança Digital Rodrigo Fragola, que preside a empresa nacional de segurança Aker Security Solutions. Com base operacional em Brasília e cerca de 200 parceiros no País, a Aker é uma das seis empresas brasileiras que já receberam a credencial "Certics", criada pelo Governo Federal para atestar a nacionalidade desse tipo de tecnologia. No início do mês de agosto, a Aker passou também a ser a primeira fabricante nacional de sistemas de proteção (Firewall UTM) a figurar no exigente "Quadrante Mágico" da consultoria global Gartner. 

Sob a rubrica "Guerra Cibernética: Espionagem Digital e a Importância da Indústria Brasileira", Rodrigo Fragola defenderá essa posição em palestra que irá proferir para uma plateia de gestores de segurança da informação, especialistas em defesa e "hackers éticos" durante o evento Secure Brasil, que ocorre dias 26 a 27 de Agosto no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Durante a apresentação, Fragola fará uma análise de como o mundo está organizado em relação à espionagem eletrônica, seus atores, ferramentas eletrônicas e políticas utilizadas. Além disso, será abordado o posicionamento do Brasil nesse contexto e como a questão influencia a economia, a política e a vida privada do cidadão brasileiro. 

"É crucial que as empresas avaliem se estão realmente precavidas contra o arsenal de ferramentas utilizadas pelo cibercrime e pela quebra ilícita de sigilo. Existe um plano eficaz de segurança? As tecnologias de proteção estão sendo utilizadas corretamente e são suficientemente elaboradas (e independentes de interesses externos) para resistir à crescente sofisticação dos ataques?", são algumas das questões apresentadas pelo Presidente da Aker.
A palestra de Rodrigo Fragola será no evento Secure Brasil, dia 26 de agosto a partir das 12 horas, com 40 minutos de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário