segunda-feira, 5 de maio de 2014

Expovinis 2014

Nos dias 22, 23 e 24 de abril foi realizada a 18ª edição da Expovinis. A feira realizada no Expo Center Norte (Zona Norte de SP) tem o status de maior evento de vinhos da América Latina.  A Expovinis 2014 contou com mais de 400 expositores do mundo inteiro e, mais uma vez, deu show na organização.

O Primeiro Stand que visitamos era de vinhos da região da Espanha.

Degustei 3 vinhos da vinícola Pinna Fidelis. Produtores da região de Valladodid.


              

Roble 2012 – Um excelente vinho de entrada, cor rubi marcante, teor alcoólico moderado e que pode ser servido sem compromisso algum. É o tipo do vinho para abrir mais de uma garrafa durante uma noite de bom papo com os amigos. O preço é bem acessível! Na Espanha o custo médio é de 4,00 à 6,00 Euros e o preço final para o consumidor brasileiro fica na casa das 50,00 Reais.


Gran Reserva 2004 Esse, talvez, tenha sido um dos melhores vinhos que degustei na feira. O Rótulo é lindo, preto e dourado e custa na faixa de 160,00 Reais. É um vinho bem encorpado, o sabor perdura na boca e o amadeirado dele é bem marcante. 



O segundo Stand que passamos era de vinhos franceses. Por lá gastei bastante tempo conversando com Frédéric um francês extremamente simpático que nos mostrou diversos rótulos de sua região.

Além mostrar fotos e contar histórias da região de Bordeux ele falou do sistema de cooperativas que trabalham com pequenas vinícolas fazendo com que um produto de baixo custo e assim com custo acessível ao consumidor final pode ser de extrema qualidade.

Neste stand degustamos o Bordeux Supérier 2011
Os Bordeux Supérier são vinhos que cobrem diversas regiões de Bordeux e que devido a um solo e um clima (segundo Frédéric) favorável, produz vinhos de altíssima qualidade.

Mesmo sendo apenas um Eno-curioso eu sou obrigado a concordar. Gastei um bom tempo no Stand francês, não só pelo bom papo, mas, pelo excelente vinho.


Partindo para o espaço italiano, visitamos o Stand Brunnelo Di Montalcino.

Os vnhos Italianos que provamos passavam 4 anos em barricas italianas e mais 1 ano em carvalho francês, com isso o amadeirado de tais garrafas é extremamente forte, certo?? .... Errado! Por incrível que pareça, mesmo com tanto tempo em madeira o que eu senti foi um vinho que, sim, tinha madeira é claro, mas, que ficou menos amadeirado do que a maioria dos Reservados ou Gran-Reservas de 12 meses.

Os vinhos eram excelente e talvez pelo tempo em barril ficaram mais “redondos”, fáceis de beber e com um teor alcoólico na medida certa.  Embora a essa altura da feira eu já estava com o meu teor alcoólico um pouco alterado.


No setor destinado aos vinhos nacionais a Vinícola Salton, mais uma vez, veio em peso. Contudo é praticamente impossível degustar ou conversar com alguém, pois, por servirem queijos, e terem um alto apelo à imprensa e também ao público o stand fica praticamente intransitável.

Mais uma vez a Expovinis fez um excelente papel e que, infelizmente, não tivemos tempo suficiente para cobrir como ela merece. 

Contudo, estaremos presentes na feira de 2015 trazendo não apenas fotos, mas, também vídeos do evento.


Lucas Vandanezi

Nenhum comentário:

Postar um comentário