sexta-feira, 27 de junho de 2014

Consumo consciente contribui para o pagamento das contas em dia

Em um período de instabilidade na capacidade de pagamento das dívidas, a orientação da Boa Vista SCPC é que novos gastos sejam planejados com cautela dentro do orçamento familiar

Diante de um cenário econômico que aponta um segundo semestre de instabilidade na capacidade de pagamento das dívidas por parte das famílias brasileiras, a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) orienta os consumidores a redobrarem a atenção na tomada de decisão de uma nova compra. A conjuntura de instabilidade vem sendo observada em seu Indicador de Inadimplência do Consumidor que, no acumulado do ano até maio, apresentou elevação de 2,3%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo Fernando Cosenza, diretor de Sustentabilidade da Boa Vista SCPC, apesar de a área de Indicadores Econômicos da empresa manter a expectativa de que a tendência dos registros de consumidores inadimplentes, para o ano, permaneça abaixo do patamar de 3%, o ideal é que os consumidores fiquem atentos para não comprometerem indevidamente as finanças e, em consequência, as condições de cumprimento de quitação das dívidas.

A primeira orientação é avaliar, se possível com a participação de todos os membros da família, a necessidade de novas compras e mais, de cortes de despesas que de fato não sejam necessárias. Por isso, o planejamento do orçamento familiar é tão importante em períodos como o atual, com juros mais altos e inflação elevada.

O segundo passo é economizar. Ou seja, em vez de fazer uma nova compra, por que não usar o dinheiro que está sobrando para dar início a uma poupança ou a algum tipo de aplicação que possa ser utilizada, por exemplo, em uma situação emergencial? Muitas pessoas alegam que deixam de pagar as contas, principalmente, em duas situações: quando perdem o emprego ou quando enfrentam problemas de saúde na família.

No entanto, de acordo com Cosenza, o equilíbrio do orçamento doméstico exige mais do que cortar gastos e economizar. Segundo o diretor de sustentabilidade da Boa Vista SCPC, o consumidor deve assumir o compromisso de controlar suas receitas e despesas continuamente, além de ter organização e planejamento. Para ajudá-lo a alcançar este equilíbrio capaz de contribuir para um consumo consciente, a empresa disponibiliza em seu website a cartilha do Orçamento Doméstico. Acesse, confira as dicas e orientações e organize-se financeiramente: http://www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/educacao-financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário