quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

FecomercioSP lança documentário sobre gastos públicos no Brasil

Especialistas do Brasil e do exterior que atuam em Harvard, Columbia e no Banco Mundial comentam sua percepção sobre o tema
 
Análises e propostas para modernizar o Brasil, do campo previdenciário ao sistema financeiro, formam o conteúdo abordado no documentário em vídeo Pensando o Brasil - Gastos Públicos, que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lança hoje no seu canal do YouTube.
A produção mostra um "olhar de fora" considerado divisor de águas em um projeto que nasceu para investigar e entender o País. Participam do documentário especialistas estrangeiros e brasileiros - mas que atuam no exterior - das esferas político-econômica, cultural e social, com a proposta de reunir a percepção de cada um sobre o tema. 
"Por que o Estado brasileiro gasta tanto? Eu diria que, em larga medida, porque a sociedade quer que ele gaste. Trata-se de uma resposta às demandas sociais", diz, no documentário, o professor de Políticas Públicas da Universidade de Harvard, Filipe Campante.
Já o entrevistado Arturo Porzecanski, diretor do Programa de Relações Econômicas Internacionais da American University, criticou as metas de inflação atuais estipuladas pelo governo. "País sério não tem metas de inflação de 6% ou 7% e não tem inflação de 6% ou 7%".
Outra questão relevante apontada pelos especialistas é a resistência à mudança natural do brasileiro. "O brasileiro é resistente à mudança e muita gente ganha dinheiro do jeito que a coisa é. Por isso, o país paga um preço alto para manter o privilégio de alguns grupos", destacou Otaviano Canuto, conselheiro sênior do Banco Mundial.
Entre os entrevistados estão ainda Robert Kaufman, professor de Ciências Políticas na Universidade de Rutgers (NJ); Matthew Taylor, cientista político, professor da American University e autor de livros como Corrupção e Democracia no Brasil; Fernando Sotelino, professor de finanças internacionais da Universidade de Columbia e ex-presidente do Unibanco - Banco de Atacado de 1998 a 2004; Hussein Kalout, cientista político e professor da Universidade de Harvard; Paulo Sotero, diretor do Instituto Brasil do Wilson Center; Peter Hakim, presidente do Instituto de Análise Política Inter-American Dialogue, entre outros.
"O sistema tributário brasileiro é altamente confiscatório, injusto e burocratizado. A receita resultante é mal distribuída; o Estado é perdulário com a poupança social. Nessas situações, os cidadãos e as organizações devem fazer valer a sua opinião, gerando uma mobilização para alterar o quadro de desajustes. Trata-se de um "chamamento para o exercício da cidadania", ressalta Antonio Carlos Borges, diretor executivo da Fecomercio SP.
As próximas etapas do projeto incluem o lançamento do segundo documentário, intitulado Entraves burocráticos, no final de março, e a divulgação das entrevistas, que somam 12 no total. Todas as produções, em vídeo, serão veiculadas no canal do YouTube da FecomercioSP. O documentário pode ser visto no link a seguir: http://youtu.be/as5_mTfDEw8
Projeto
O projeto teve início ainda no começo de 2014. A primeira fase envolveu a produção de uma série de vídeos - veiculados na página oficial da Entidade no YouTube (www.youtube.com.br/fecomerciosp) - e  intitulada como Revista FecomercioSP, que promoveu uma discussão aprofundada sobre os problemas do País em seus diferentes aspectos.
A produção envolveu expoentes do pensamento brasileiro, como o historiador Marco Antonio Villa, o antropólogo Roberto Damatta, o filósofo Roberto Romano e o psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes, além de outras personalidades como Laurentino Gomes e Luiz Felipe Pondé. As entrevistas, conduzidas pelo jornalista Adalberto Piotto, resultaram na publicação do livro Um Brasil.
O projeto prevê ainda o lançamento de outros impressos, a exemplo do Um Brasil, e promete aproximação com instituições de ensino para disseminação de seu conteúdo.
Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 155 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por 11% do PIB paulista - aproximadamente 4% do PIB brasileiro - e gera cerca de cinco milhões de empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário