sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Programa Centros de Dados Compartilhados é inaugurado em Recife (PE)

A iniciativa, parceria entre os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, operacionalizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, com apoio da Huawei, oferece serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo.

Foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 30/10, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Recife, mais um datacenter dos Centros de Dados Compartilhados (CDC), uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com instituições de ensino e pesquisa nas regiões Norte e Nordeste. A inauguração do CDC tem apoio e incentivo da Huawei, empresa líder global em soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que foi responsável pela doação e instalação dos equipamentos.
A cerimônia foi realizada nesta manhã no Auditório do IFPE, com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina Diniz, do Secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida; do diretor-geral da RNP, Nelson Simões, da reitora do IFPE, Profª e Drª, Cláudia Silva Sansil, além do CEO da Huawei do Brasil, Jason Zhao, e representantes de instituições de ensino e de pesquisa. 
A crescente utilização no mercado e as vantagens apresentadas pelas tecnologias de nuvem levaram o MCTI e o MEC a adotá-las na infraestrutura de TIC para o suporte ao ensino e pesquisa no Brasil. 
Um dos elementos essenciais para oferta de serviços de computação em nuvem no Brasil é a implantação e operação de “datacenters”. Com esse objetivo, nasceu uma parceria com a Huawei, empresa de TIC que tem atuado globalmente para promover uma inovação constante no setor de datacenters por mais de uma década. Todos os equipamentos doados pela empresa serão operados pela RNP.

Os Centros de Dados Compartilhados permitirão atender de forma escalonada e crescente a demanda por recursos computacionais baseados nas atuais tecnologias de Computação em Nuvem, impactando nas atividades de colaboração da comunidade acadêmica no Brasil, através de uma arquitetura em nuvem que começa a ser disponibilizada no Brasil pela RNP.

O objetivo é oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo digital, incluindo software, dados, imagens e vídeos para instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Além de Recife, também foi implantado um datacenter do CDC no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus (AM).

“Estamos implantando o serviço de nuvem computacional. Ao longo do tempo novos centros de dados, localizados em qualquer parte do país, vão permitir um maior compartilhamento de informações entre a comunidade de pesquisadores e professores e alunos em todo o país e vão garantir a replicação de acervos de dados fundamentais mantidos em diversos laboratórios em todo o país através da infraestrutura compartilhada e redundante que a nuvem oferece”, explica o Diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho.

“Estamos muito satisfeitos em participar do programa CDC em Pernambuco. Presente no país há 15 anos, a Huawei tem estabelecido parcerias com líderes e representantes da indústria local a fim de fomentar o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico brasileiro, melhorando a vida das pessoas por meio da comunicação”, ressaltou Jason Zhao, CEO da Huawei do Brasil.

A escolha do IFPE como instituição-abrigo em Recife se deve à infraestrutura. “Fomos eleitos entre várias instituições de ensino e pesquisa em Pernambuco por termos nos adequado, da melhor forma, aos critérios técnicos e estruturais solicitados para instalação do CDC”, afirma o Diretor de Tecnologia da Informação, Igor Negromonte.

Os Centros de Dados Compartilhados podem ser usados em diferentes áreas: na saúde, permitindo o armazenamento de imagens de cirurgias em Ultra Alta Definição 4K, produzidas pela Rede Universitária de Telemedicina; na cultura, para preservação e acesso ao acervo do conteúdo audiovisual nacional, como como os filmes do Canal 100, sobre o futebol brasileiro, mantido pela Cinemateca Brasileira, além de várias coleções históricas; na ciência, para o monitoramento do meio ambiente e a biodiversidade; e na gestão e desenvolvimento de Tecnologia e Inovação, para o acesso a indicadores, plataforma de periódicos científicos e sistemas de avaliação.

Dentre os benefícios do programa CDC destacam-se a redução da fragilidade de várias instituições de ensino e pesquisa em hospedar um grande volume de informações e aplicações vitais como bases de dados científicas; a redução de custos de hardware, software e recursos humanos para as instituições usuárias; o aumento da agilidade e flexibilidade na utilização de capacidade computacional para processamento e armazenamento de dados; o aumento da capacidade de preservação digital das informações e dados compartilhados, por meio da replicação dos dados em ambiente seguro em território nacional; e o aumento da disponibilidade e segurança das informações para os pesquisadores, professores e alunos.

Os serviços de computação em nuvem operados pelo programa CDC rodam em equipamentos de infraestrutura de TI da Huawei montados no formato de contêineres. Esta tecnologia inclui servidores, armazenamento e sistemas de ar condicionado de precisão e de energia que garantem alto desempenho e fácil implementação para empresas de todos os segmentos e portes. Além disso, a Huawei foi a primeira empresa a conquistar a certificação Tier III para datacenter contêiner, o que garante a disponibilidade e segurança dos dados trafegados e armazenados no local. 

O Programa Centros de Dados Compartilhados (CDC) será essencial para a comunidade acadêmica brasileira por aumentar a interação entre as instituições de ensino e pesquisa em todo o país, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre docentes, discentes, estudiosos e pesquisadores; facilitar a análise de documentos e conteúdos; acelerar o processamento de informações e desenvolvimento de ferramentas de TI e outras soluções para o ensino e a pesquisa.
Sobre a RNP                                                                                                               
Qualificada como uma Organização Social, a RNP é ligada ao MCTI, por meio do Programa Interministerial que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 900 instituições conectadas e cerca de 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, e integrando o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário