sexta-feira, 31 de outubro de 2014

EBITDA consolidado ajustado da Ambev no 3º trimestre cresce 2,5% e chega R$ 4,1 bilhões

        Volume de vendas no Brasil atinge 26,8 milhões de hectolitros e cai 0,4% na comparação com o 3º trimestre do ano passado

        Receita líquida no Brasil atinge R$ 5,3 bilhões, um crescimento de 2,3% no trimestre

        Inovação continua tendo importância estratégica no crescimento da companhia, que acaba de lançar Skol Beats Senses

Depois de um primeiro semestre de forte desempenho, estimulado principalmente pelo verão mais quente e pela realização da Copa do Mundo, o resultado da Ambev no Brasil no terceiro trimestre foi impactado pela retração estimada da indústria tanto em cerveja quanto em refrigerante. Esta queda se deu em função principalmente do ambiente macroeconômico, caracterizado pela aceleração da inflação e pelo menor crescimento real da renda disponível.

Os volumes da companhia tiveram uma performance melhor do que a média da indústria, com segmento de cerveja crescendo 0,2% e de refrigeNANC (refrigerantes, bebidas não-alcóolicas e não-carbonatadas) com uma queda de 2,1%. Este desempenho foi resultado das estratégias comerciais da companhia que vêm sendo executadas consistentemente.

Investimentos em inovações continuam tendo uma importância estratégica no crescimento da Ambev. Depois do sucesso da Skol Beats Extreme, a empresa acaba de lançar a Skol Beats Senses. Voltada aos consumidores da noite, a Senses é a primeira bebida alcoólica saborizada baseada em cerveja da companhia. Já o êxito da Brahma 0,0%, que em apenas 18 meses conquistou mais de 60% do mercado brasileiro de cervejas não alcoólicas, também se sobressai com seu resultado além das expectativas.

As marcas premium da Ambev, outro importante pilar da estratégia de crescimento da companhia, têm apresentado desempenho acima da média da indústria. Budweiser, Stella Artois e Original apresentaram crescimento percentual de volume de dois dígitos.

A ampliação e o aumento da capilaridade do portfólio de embalagens mais econômicas também seguem como prioridades na Ambev. As cervejas em garrafas de vidro retornáveis de 300 ml apresentam um desempenho de destaque no Brasil. Essa performance demonstra o acerto na estratégia de oferecer produtos cada vez mais acessíveis aos consumidores, voltados para diversas ocasiões de consumo.

As garrafas retornáveis de vidro também têm contribuído para o aumento de vendas dos refrigerantes Pepsi e Guaraná Antarctica que, com suas embalagens de 1 litro, continuam ganhando participação de mercado. Além disso, no último trimestre, a companhia lançou a garrafa PET de 1 litro de Fusion, reforçando a posição da Ambev dentro do mercado de energéticos, segmento que tem apresentado crescimento acelerado no Brasil.

“Já prevíamos um desempenho menor no terceiro trimestre por conta da desaceleração da indústria após a Copa do Mundo. Mas, com base em nossas estratégias comerciais e no foco na gestão de custos, esperamos uma recuperação no próximo trimestre”, afirma Nelson Jamel, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Ambev.

A Ambev mantém sua política de gestão e controle de custos operacionais visando produtividade e crescimento sustentável da empresa. Para isso, a companhia tem adotado e ampliado projetos como o TecLog, um programa com o objetivo de trazer maior eficiência à operação de distribuição da companhia. Com o novo sistema, é possível traçar as rotas mais rápidas para as entregas, reduzindo o custo, o tempo gasto com o transporte e ampliando a segurança do funcionário.

Outro exemplo que tem garantido a contínua redução nos custos na operação logística é o Frota Compartilhada. Com este programa, os veículos que retornariam às fábricas da Ambev vazios depois de abastecer os centros de distribuição passam a fazer os trajetos de volta carregados com mercadorias de empresas parceiras. Atualmente mais de duas mil viagens compartilhadas são realizadas por mês em 15 Estados do país. Entre janeiro e setembro deste ano, a Ambev deixou de lançar na atmosfera 11,9 mil toneladas de CO2 graças ao Frota Compartilhada. Até o final de 2014, serão 18 mil toneladas e CO2 e 6 milhões de litros de óleo diesel economizados.

Com relação aos investimentos previstos para o ano, a companhia já realizou aportes de R$ 2,2 bilhões até setembro de 2014 no Brasil.  Parte deste investimento foi destinada à construção de duas novas fábricas da companhia: em Ponta Grossa (PR) e Uberlândia (MG). Além disso, a companhia já anunciou mais R$ 180 milhões para a construção de um Centro de Inovação Tecnológica, no Rio de Janeiro. A unidade será voltada para acelerar o processo de inovação de produtos, tanto em novos líquidos quanto em embalagens mais modernas.

Portanto, a despeito da recente desaceleração da indústria, a Ambev segue investindo, pois aposta no potencial de crescimento do setor no Brasil.

Nesse sentido, tem um papel relevante o anúncio feito pelo Governo Federal sobre a postergação para 2015 do aumento da carga tributária para bebidas frias e a afirmação de que um eventual aumento se dará de forma gradual.

O setor de Bebidas Frias continua a dialogar com o Governo com o intuito de demonstrar que o aumento da arrecadação pode ser auferido da mesma maneira, mas com a manutenção da carga tributária vigente e pelo aumento dos volumes comercializados, estimulando-se novos investimentos, a criação de empregos e sem impacto nos índices de inflação.


Resultados terceiro trimestre de 2014

Ambev Consolidado (América Latina Norte + América Latina Sul + Canadá)¹

3° trimestre de 2014 X 3° trimestre de 2013

O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado do terceiro trimestre foi de R$ 4,1 bilhões, 2,5% maior comparado ao mesmo trimestre do ano anterior. A receita líquida do período cresceu 6% em relação ao terceiro trimestre de 2013, totalizando R$ 8,6 bilhões. Já o lucro líquido ajustado do período foi de R$ 2,8 bilhões, aumento de 22,8% na comparação com o mesmo intervalo de 2013.

O volume total de vendas da Ambev no terceiro trimestre de 2014 chegou a 39,9 milhões de hectolitros de bebidas, sendo 28,9 milhões de hectolitros de cerveja e 11 milhões de hectolitros de refrigeNANC. Isso significa um aumento de 0,3% se comparado com o terceiro trimestre do ano anterior. O aumento em cervejas foi de 0,6%. Em refrigeNANC, houve queda de 0,6%.

Ambev Brasil

3° trimestre de 2014 X 3° trimestre de 2013

O EBITDA ajustado no Brasil no terceiro trimestre de 2014 foi de R$ 2,6 bilhões, havendo uma queda orgânica de 5% se comparado ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida no país cresceu 2,3% em relação ao terceiro trimestre de 2013, totalizando R$ 5,3 bilhões.

O volume total de vendas no Brasil no terceiro trimestre chegou a 26,8 milhões de hectolitros de bebidas. Se comparado com o terceiro trimestre do ano anterior, houve queda de 0,4%. Do total vendido no país, 19,6 milhões de hectolitros foram de cerveja e 7,1 milhões de hectolitros foram de refrigeNANC, aumento de 0,2% e queda de 2,1%, respectivamente.

¹
América Latina Norte: Brasil + Hila-ex*
América Latina Sul: Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Peru, Equador e Uruguai
Canadá

*Hila-ex: Guatemala, República Dominicana, Nicaragua, El Salvador, Dominica, Antigua, St. Vincent.


Crescimento orgânico e EBITDA ajustado

A Ambev divulga desde o terceiro trimestre de 2007 os resultados orgânicos de suas atividades, que refletem o desempenho da companhia sem considerar os efeitos das oscilações cambiais e de mudanças de escopo. Tais mudanças ocorrem quando a empresa adquire ou vende ativos, inicia ou descontinua atividades.

O termo “ajustado” se refere às medidas de desempenho (EBITDA, EBIT, Lucro Líquido, Lucro Por Ação) antes de itens não recorrentes, como receitas ou despesas que não ocorrem no curso normal das atividades da empresa e por isso são apresentados separadamente para um maior entendimento do desempenho da Companhia.

O termo “normalizado”, anteriormente utilizado em nossas divulgações, foi substituído por “ajustado” conforme Instrução CVM n° 527, de 4 de outubro de 2012, que dispõe sobre a divulgação voluntária do EBITDA e do EBIT.

As demonstrações completas dos resultados financeiros da Ambev do segundo trimestre de 2014 estão disponíveis no site:www.ambev.com.br/investidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário