quinta-feira, 29 de maio de 2014

Stefanini reforça oferta voltada para canais digitais sociais

Empresa traça estratégias voltadas para canais digitais sociais com o objetivo de melhorar a interação entre cliente e instituição financeira gerando baixo custo e maior nível de produtividade

A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, apresenta no CIAB 2014, oferta voltada para canais digitais sociais com o objetivo de gerar oportunidades para bancos e redes sociais corporativas, auxiliando na criação de um ambiente digital colaborativo e eficaz. Para isso, a empresa conta com quatro canais principais que contribuem para a eficiência das transações financeiras, reduzindo tempo de espera, aumentando a produtividade e satisfazendo as necessidades do cliente, são eles:

Internet Banking: é a forma que o banco tem para se relacionar com os clientes através dos meios digitais (internet e celular); SEO (Search Engine Optimization): serviço para otimização de buscas. Esta otimização para busca chamada de SEO é uma maneira das empresas apresentarem melhores resultados no direcionamento de pesquisas no Google, Yahoo e Bing para os sites; Redes Sociais Corporativas: redes que permitem que as empresas usem a colaboração para produzir conhecimento; Customer Experience: conceito que tem crescido muito nos últimos tempos e se aplica na experiência do consumidor com as marcas por meio das ferramentas digitais. Seguindo uma tendência que começou em 2012, os pagamentos feitos por meio  de dispositivos móveis, por exemplo, tendem a se fort alecer nos próximos anos. De acordo com estimativas do Gartner, o mercado de transações financeiras usando esses dispositivos deve alcançar US$ 721 bilhões até 2017. Dados como esses comprovam o quanto as pessoas procuram cada vez mais os canais onlines para a realização de transações.

Segundo Vinicius Fontes, gerente executivo de inovação da Stefanini, o mais importante não são as ferramentas propriamente ditas e sim, o modo como serão utilizadas pelo setor financeiro, principalmente pelos bancos. “Nosso principal diferencial é o serviço oferecido e a expertise em solucionar problemas e promover estratégias para melhorar a interação entre cliente e instituição financeira. Hoje em dia mesmo com as ferramentas disponíveis, há uma notória escassez no mercado de profissionais qualificados que entendam as necessidades de cada cliente”, afirma Fontes.

Visto que cada vez mais as pessoas procuram comodidade, praticidade e canais ágeis para fazerem movimentações financeiras, a Stefanini disponibiliza uma equipe especializada em canais digitais sociais que tem por objetivo traçar estratégias e aprimorar os serviços de Internet Banking, SEO, Redes Sociais Corporativa e Customer ExperienceA Stefanini possui uma área inteiramente dedicada em canais sociais digitais, a Stefanini Digita, que atualmente conta com uma equipe de 30 pessoas em diferentes cidades do Brasil e no exterior.

Segundo Fontes, as agências e ATMs geram altos custos para os bancos, sendo assim, quanto mais os canais digitais sociais forem utilizados pelas pessoas, maior será a eficiência operacional nas transações financeiras.  “Existem diversas possibilidades e Internet Banking e Customer Experience estão relacionadas como um grande diferencial dos bancos nos meios digitais. O serviço de otimização de buscas (SEO) contribui na geração de oportunidades para os bancos e as redes sociais corporativas auxiliam na criação de um ambiente digital colaborativo”, ressalta Fontes.

Um novo olhar para os canais digitais sociais
Segundo Fontes, no Brasil há uma série de agências digitais que estão atuando neste mercado e não têm a capacidade na implementação ou não são homologadas pelas áreas de tecnologia. “Outro ponto em questão é que os clientes contratam uma parte destes projetos pela área de Marketing e outra parte pela TI e nem sempre as agências têm entrada na TI dos bancos. A Stefanini possui a capacidade, experiência e casos de sucesso em ambas as áreas, o que nos permite criar uma estratégia digital coerente com as plataformas tecnológicas de nossos clientes sem perder o foco nos resultados exigidos pelas áreas de negócio”, conclui o executivo.

Segundo pesquisa intitulada FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2013, realizada pela Federação Brasileira de Bancos em parceria com a Strategy &, a Internet e o mobile banking responderam por quase a metade das transações realizadas em 2013, (47%), ante 37% dos canais tradicionais, caixas eletrônicos, contact center e agências bancárias.

Os dados da pesquisa impressionam pelo ritmo da expansão dos canais digitais. Em 2009, a participação desses canais era de 31%, 17 pontos percentuais abaixo da última pesquisa. Parte importante dessa evolução se deve ao crescimento do mobile banking. O volume de transações nesse canal aumentou, em média, 270% entre 2009 e 2013, a maior taxa média anual entre todos os meios, subindo de 12 milhões para 2,3 bilhões nesse meio tempo.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, transações feitas em Internet banking representam 41% do total; caixas eletrônicos (23%); terminais para cartões (13%); agências (10%) e contact center (4%).

Sobre a Stefanini:
A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 27 anos de atuação no setor de Serviços em TI. Totalmente verticalizada por segmento de indústrias, a consultoria possui grande expertise no mercado financeiro (atende as dez maiores instituições financeiras do País), telecomunicações, seguradoras e setor público.

Presente em 33 países, sua oferta de serviços abrange Consultoria, Integração, Desenvolvimento de Soluções e Outsourcing para Aplicativos e Infraestrutura; e ainda BPO para processos de negócios. Reconhecida mundialmente, a Stefanini está entre as 100 maiores empresas de TI do mundo (BBC News) e foi apontada como a terceira empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral.

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