quinta-feira, 11 de maio de 2023

2 milhões de brasileiros sofrem da doença celíaca e a maioria ainda desconhece o diagnóstico

 

Professora de nutrição do CEUB alerta para a importância de um diagnóstico precoce e do monitoramento da doença

Uma doença silenciosa que atinge 2 milhões de brasileiros, a maioria deles ainda sem conhecer o próprio diagnóstico, e que afeta pessoas de todas as classes sociais e grupos étnico-raciais. Essa é a Doença Celíaca, que pode gerar diarreia crônica, perda de peso, distensão abdominal, deficiência de ferro e anemia, carência de vitaminas B9 e B12, entre outros distúrbios. Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, de cada oito pessoas que possuem a doença, apenas uma tem o diagnóstico.

Para chamar a atenção para o problema e para os cuidados que as pessoas celíacas demandam, foi criado o Dia Internacional dos Celíacos, celebrado no 3º domingo de maio (este ano a data acontece no dia 21). Pollyanna Ayub, nutricionista, mestre em gerontologia e professora do curso de Nutrição do CEUB, explica que a doença não é de fácil diagnóstico. “É importante, primeiramente, procurar ajuda médica para realização do diagnóstico, pois quanto mais ágil for a sua identificação, melhor será a evolução”, destaca. “O processo será conduzido a partir de sinais e sintomas, com a realização de exames sorológicos. Porém a endoscopia, com biopsia, pode ser indicada pelo médico, pois esse exame é considerado um padrão-ouro”, acrescenta Pollyanna.

Esta é uma doença autoimune caracterizada por um processo inflamatório que acontece na mucosa do intestino e leva a uma série de manifestações, como: atrofia das vilosidades intestinais, má absorção de nutrientes e como consequência uma possível desnutrição. O problema é desencadeado pela exposição ao glúten, principal fração proteica presente no trigo, cevada e centeio. Essas proteínas são resistentes à ação das enzimas digestivas, nos pacientes celíacos, e desta forma levam a uma resposta imunológica.

Para evitar a manifestação da doença, o celíaco deve adotar uma dieta isenta de glúten (ou seja, livre de alimentos preparados com trigo, cevada e centeio). A professora do CEUB lembra, no entanto, que isso não é suficiente, pois o alimento pode ser contaminado no momento do preparo, a chamada contaminação cruzada. “O paciente precisa fazer um acompanhamento nutricional e, a partir daí, adotar uma dieta rica em alimentos in natura ou minimamente processados, com legumes, frutas, cereais, leguminosas e carnes”, comenta Ayub.

“O nutricionista tem um papel importante dentro da equipe multiprofissional, através de uma anamnese detalhada e uma avaliação nutricional que envolve a verificação do consumo alimentar; análise da composição corporal; sinais e sintomas; e interpretação dos exames bioquímicos. Desse modo, a dieta será calculada com essas informações, sem deixar de levar em conta a questão econômica, cultural, aversões, atividade física, preferências alimentares e fase da vida na qual esse paciente se encontra (criança, gestante, idoso)”, acrescenta a professora do CEUB.

 

Menu conta com Churros Salgado como entrada, Nhoque de Abóbora com Molho de Tomate e Manjericão como prato principal e uma deliciosa empada doce como sobremesa

O Dia das Mães é uma data celebrada em muitas culturas. Na Antiguidade, por exemplo, havia diversos festivais e celebrações organizados em homenagem às mães, que sempre foram vistas como figura central e fundamental para o núcleo familiar e a sociedade como um todo. É por isso que a Finna, marca de farinhas e misturas para bolo da M. Dias Branco, conta um pouco da história e popularização da data.

O Dia das Mães como conhecemos e celebramos é uma criação moderna, e foi idealizado pela ativista americana Ann Jarvis, durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, em meados dos anos 1860, com o nome de Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade, em tradução livre). O objetivo era unir as mães de soldados que haviam lutado uns contra os outros e, consequentemente, seus filhos.

Porém, a ideia da celebração em maio foi da filha de Ann, Anna Jarvis, como uma homenagem à sua mãe, que faleceu em 9 de maio de 1905. A homenagem de Anna se estendeu para todas as mães e foi oficializada nos Estados Unidos, pelo presidente Woodrow Wilson, em 1914, sendo celebrado sempre no segundo domingo de maio. Posteriormente, a comemoração foi “exportada” para outros países, incluindo o Brasil.

Por aqui, o Dia das Mães é aquele dia em que os filhos vêm de diferentes lugares para um grande almoço de domingo, com aquele gostinho de infância. E como com Finna sempre dá certo, trouxemos um menu completo para o Dia das Mães.

Neste cardápio temos uma entrada com cara de doce, um delicioso Churros Salgado, e uma sobremesa com cara de salgadinho, uma Empada Doce. E, para o prato principal, sugerimos um Nhoque de Abóbora com Molho de Tomate e Manjericão, que vai agradar não só a sua mãe, mas o pai, os irmãos e quem mais estiver à mesa.

Churros Salgado


Ingredientes:

Recheio:
1/2 xícara (chá) Margarina Puro Sabor derretida
1 cebola média picada
4 tomates sem pele e sementes picados
Sal e orégano a gosto
6 salsichas aferventadas

Massa:
1/2 xícara (chá) de Margarina Puro Sabor derretida;
2/3 de xícara (chá) de leite;
4 ovos;
1 colher (chá) de sal;
2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Finna com Fermento;
Margarina Puro Sabor para untar e farinha de trigo Finna para polvilhar.

Modo de Preparo:

Recheio:
- Aqueça a margarina Puro Sabor e refogue a cebola e os tomates.
- Tempere o recheio com sal e orégano. Junte ao recheio as salsichas cortadas ao meio no sentido do comprimento.
- Cozinhe as salsichas por 5 minutos, retire-as do fogo e espere esfriar.

Massa:
- Bata no liquidificador a margarina Puro Sabor, os ovos, o leite e o sal.
- Transfira tudo para um recipiente e acrescente a farinha de trigo Finna. Misture bem. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular média. Espalhe metade da massa, distribua o recheio e cubra com o restante da massa.
- Leve ao forno preaquecido (1800) por cerca de 30 minutos ou até que doure.

Nhoque de Abóbora com Molho de Tomate e Manjericão


Ingredientes:

Massa:
500g de abóbora assada e amassada;
1 xícara de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento);
1/2 xícara de farinha de trigo integral;
1 ovo;
2 colheres de sopa de azeite;
Sal a gosto.

Molho:
10 tomates picados em cubos;
1 cebola pequena picada;
2 dentes de alho picados;
3 galhos de manjericão;
Azeite;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Massa:
- Corte a abóbora ao meio, retire as sementes e embrulhe no papel-alumínio. Asse na temperatura de 250ºC por aproximadamente 30 minutos ou até ficar com a polpa bem molinha;
- Retire do forno, espere esfriar um pouco, retire a polpa e amasse. Adicione 2 colheres de azeite, misture as farinhas e o sal;
- Esta massa é mole, não pode ser trabalhada demais. Misture até os ingredientes até ficarem homogêneos;
- Abra a massa na bancada e faça rolinhos para cortar os nhoques. Cozinhe em água fervente com sal. Quando subirem pra superfície, é porque já estarão cozidos.

Molho:
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho em azeite. Coloque os tomates, o sal, a pimenta e o sal;
- Retire do fogo e adicione o manjericão;
- Adicione o nhoque já cozido e deixe apurar um pouco o molho.

Empada Doce


Ingredientes:

Massa:
125g de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento);
65g de margarina puro sabor;
1 gema;
2 colheres (sopa) de açúcar.

Recheio:
1 lata de leite condensado

Modo de Preparo:

Massa:
- Misture a farinha de trigo, margarina, gema e o açúcar, até obter uma massa homogênea.
- Forre 12 forminhas de empadinhas com a massa.

Montagem:
Coloque o leite condensado até um pouco mais do meio da forminha e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC, por 40 min.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Os olhos do mundo voltados para a mobilidade elétrica

 *Naomi Kerkhoff

Os olhos do mundo estão voltados para o mercado de carros elétricos e as razões não são poucas: são mais eficientes, têm menor custo de manutenção, utilizam menos peças e, dentre outras, usam uma energia muito mais limpa. Em 2022 o Brasil bateu recorde de vendas, com o emplacamento de 49.245 elétricos, conforme os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE.  Um aumento significativo de 41% se comparado com o mesmo período do ano anterior, quando 34.990 carros haviam sido emplacados.

Recentemente a União Europeia anunciou que a partir de 2035 todos os carros deverão ser elétricos e nenhum novo modelo a diesel ou gasolina poderá ser comercializado na Europa. 

Por mais que os fabricantes chineses, pouco preocupados com questões ambientais, ameaçem responder a UE,  recheando o mercado mundial com seus sedãs e SUVs à combustão, o crescimento dos elétricos é inegável e não vejo nenhum sinal de que essa alta possa sofrer alguma redução. Para mim, estamos num dos melhores momentos do setor de mobilidade elétrica e de inovações. Estudo da Liga Insights Mobilidade aponta que até 2030, o ecossistema terá um crescimento de cerca de 75% para o mercado global, atingindo o valor de US$ 26,6 trilhões. Ou seja, um dos mais rentáveis para se investir. Este crescimento já começou e tem tudo para se solidificar a partir de agora, com base nos resultados positivos que estão sendo registrados mês a mês.

Para isso, podemos apontar alguns dos principais fatos que irão influenciar nessa alta. O primeiro deles, e mais importante, é a pressão da comunidade internacional para que governos, e principalmente, o mercado de montadoras e de combustíveis fósseis mudem a forma como atuam, e reduzam a emissão de gases poluentes. Obrigado-os assim a investir em maneiras diferentes das atuais, e incorporando a energia limpa e renovável. Nesse sentido, estamos na mesma mão dos demais países, haja vista que o governo atual vem sinalizando que pretende  focar em temas ligados à sustentabilidade.

Além disso, as montadoras e locadoras de veículos já perceberam que o futuro está ligado ao desenvolvimento sustentável e apostam em lançamentos de modelos elétricos e híbridos no país. Várias inclusive investem na nano locação, uma importante aposta do setor como um todo que traz uma vantagem muito especial: a experimentação ao alcance de todos, haja vista, que os valores da nano locação são bem acessíveis e a possibilidade de dirigir um elétrico é inesquecível. A experimentação deve seguir em destaque este ano. 

Nesse sentido, recentemente A Jaguar Land Rover anunciou para o mercado brasileiro sua estratégia de mobilidade urbana, focada no desenvolvimento dos pilares de eletrificação e sustentabilidade, composta por dois novos serviços: o Jaguar On Demand, programa de locação a curto prazo desenvolvido no aplicativo Flou em parceria com a Ucorp, startup referência em mobilidade urbana, e o Subscription, programa de assinatura em parceria com a Movida, empresa especializada em aluguel de veículos. 

Outro ponto passa pela chegada de novos players ao mercado de eletrificados no país como a Awto, a 99 e a Uber. Além disso, as chinesas BYD e Great Wall, também pretendem investimento em formas digitais de experimentação para impulsionar o ecossistema de elétricos e de nano locações.

A chegada do 5G, também abriu um leque de possibilidades para o desenvolvimento de novos aplicativos, tecnologias e funções, como pagamentos digitais, maior conectividade, veículos autônomos, nano locação e carsharing, e mais opções de deliverys. 

Somados, esses fatores devem resultar no crescimento do ecossistema de autotechs, empresas que desenvolvem soluções por meio de tecnologias automotivas para o avanço do setor, bem como, de um território que se plantar corretamente, terá muitos frutos a colher, e em breve.

*Naomi Kerkhoff é Co-Fundadora da UCorp - startup de tecnologia para mobilidade ESG que é referência em soluções para mobilidade elétrica e foi eleita pelo Estadão uma das “TOP100 Empresas mais influentes em 2021”.  É empreendedora, mentora e consultora de prototipação para startups.

 

Iniciativa é gratuita e aberta ao público; evento contará com as presenças de Marcia Alcazar, ex-presidente do CRCSP, e Sarina Manata, assessora jurídica da Entidade 

 

A menos de um mês para o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) realiza o webinário Imposto de Renda: Tudo o que Você Precisa Saber. O objetivo é fornecer a contribuintes, pequenos empresários e contadores um espaço para tirar dúvidas, ao vivo, com especialistas. 

 

Gratuito, o evento online será realizado no dia 11 de maio, com transmissão pelo YouTube da FecomercioSP, a partir das 14h. Participarão do encontro duas especialistas que dominam o tema: Marcia Alcazar, ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), e Sarina Manata, assessoria jurídica da Federação.

 

A dupla vai dar dicas e orientações para evitar dores de cabeça com o IR e fugir da malha fina. Dentre os temas a serem tratados, estão:

- as novidades do IRPF para este ano; 

- alteração na informação da pensão alimentícia; 

- aspectos do Microempreendedor Individual (MEI) para a entrega da declaração; 

- rendimentos isentos de imposto.

 

Além dos principais pontos de atenção sobre a declaração, Marcia e Sarina vão responder a perguntas enviadas pelo chat. A finalidade é que todos os participantes saiam preparados, seguros e tranquilos para fazer as declarações. Aberto ao público em geral, o evento tem como foco principal Microempreendedores Individuais (MEIs) e contadores.

 

Os interessados em participar precisam se inscrever no link.

 

Serviço

Webinário Imposto de Renda: Tudo o que Você Precisa Saber 

Data: 11 de maio

Horário: 14h

Transmissão: YouTube da FecomercioSP

As inscrições podem ser feitas aqui.