quarta-feira, 30 de agosto de 2017

PARA LEVAR TERESÓPOLIS NA BAGAGEM PARA CASA!

Turistas encontram no Espaço Vem da Serra, em Teresópolis, opções de presentes e lembranças que 
carregam a identidade cultural da região serrana do Rio.

Uma das cidades mais visitadas na região serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis tem sua identidade ligada à natureza e à qualidade de vida. Pequena e acolhedora a cidade é destino turístico para quem procura os esportes e o clima de montanha.
Menos conhecidos dos turistas da região, os artesãos de Teresópolis agora tem um espaço para mostrar sua arte e resgatar a identidade cultural da cidade. O projeto Fator Brasis valoriza o artesanato, a arte e o design e cria uma forma de se "levar Teresópolis na bagagem".
Artistas, designers e artesãos interessados pelo projeto podem criar peças com temáticas da cultura local, expor seus objetos e vende-los em uma parceria com o Espaço Vem da Serra, na rodovia Teresópolis-Friburgo. "Nos interessa o resgate, a identidade, criatividade e a autoria, por isso todos os trabalhos são assinados", explica a idealizadora Mônica Deluqui.   
As peças vão desde postais de autoria de fotógrafos locais a caixas-quadro retratando paisagens da região, passando por porta-retratos e, não poderia faltar, canecas ilustradas.
Outra característica marcante da região serrana é o cultivo de orgânicos e a culinária. No espaço externo do Vem da Serra, foram reunidos pequenos produtores locais que vendem diretamente ao consumidor hortaliças, frutas nativas, chás e plantas medicinais, além de doces como bolos, geleias e caldas caseiras.
Alexandre Toscano, proprietário do Espaço Vem da Serra, acredita que a valorização do artista e dos agricultores locais, promovida pelos dois projetos, casa perfeitamente com a proposta de sustentabilidade de seu ateliê e loja.
Ele reforça a ideia de que os objetos e os produtos orgânicos são uma forma do turista levar Teresópolis na bagagem, com mais significado do que simples souvenires.
Artistas Participantes
O artesão local Ivonilton Fontan criou quadros e caixas, que revelam em sua composição a paisagem da Mulher de Pedra, do Parque dos três Picos, do Dedo de Deus e outras paisagens da cidade. As imagens antigas e atuais de Teresópolis também são fonte de inspiração para o fotógrafo Cebolla que editou algumas séries de postais assinados.
Parceiro do Vem da Serra, o Caburé Studio da capital fluminense criou estampas com a fauna e flora de Teresópolis. Estas ilustrações foram aplicadas com técnicas criadas pelo Vem da Serra em canecas e caixinhas variadas.  
Produtores Rurais Participantes
São agricultores familiares de Canoas, Cruzeiro, do Vale do Cedrinho, Vargem Grande e também de Albuquerque, o bairro em que se localiza o Espaço Vem da Serra.
Marcelo Montenário, do Sítio Cinco Irmãos, vende os produtos in natura, mas também caldas e adubos orgânicos. Leandro Reis, do Sítio Preguiça é especializado em frutas nativas e ainda plantas ornamentais e ervas medicinais. José Carlos, da Fazenda Toledo, é produtor de ervas medicinais, frutas e leguminosas. Raquel Flores, do Sitio Rosa, faz bolos, geleias exóticas e pimentas artesanais.
  
Serviço:
Espaço Vem da Serra
Rod. Teresópolis-Friburgo, 8000 - km 7,5.
Bairro Albuquerque
Teresópolis
Telefone: +55 (21) 2644-6365
Feira de Orgânicos
Quarta a sábado das 8h às 14h
Loja e Ateliê
Segunda a sábado, das 9h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário