Consumo em 2015 voltou aos índices de 2010 em volume
São Paulo, 2 de maio de 2016:
As mudanças que impactaram a economia em 2015 transformaram a maneira
de consumir dos brasileiros. No entanto, bem informados e cientes dos
produtos dos quais não querem abrir mão, os consumidores fazem, mesmo em
tempos de racionalização, escolhas inteligentes na hora de abastecer o
carrinho. Esse novo cenário foi apresentado nesta segunda-feira pela
Diretora Comercial da Kantar Worldpanel, Christine Pereira, na FEIRA APAS 2016, que ocorre até o próximo dia 5, no Expo Center Norte, em São Paulo.
De
acordo com a empresa, após passar por um boom, o consumo do país voltou
aos índices de 2010 em volume – realidade impulsionada pela inflação de
10,7% (IPCA 2015) e desemprego de 9% (trimestre terminado em novembro
2015). Nesse cenário, em comparação com 2014, os domicílios fizeram
quatro visitas a menos aos pontos de venda no ano passado, passando de
85 para 81. O número de unidades levadas para casa também caiu (-1,5%).
Para
equilibrar os gastos, as famílias tomaram uma série de medidas:
migraram para os planos pós-pagos de telefonia celular, com mensalidades
mais baratas, e para os planos controle; deixaram de jantar fora,
gastando 8% menos nesse quesito; e passaram a alimentar os cães com
comidas caseiras, diminuindo a importância das rações industrializadas.
No
entanto, outras despesas foram incorporadas. As principais relacionadas
à comunicação (gasto mensal com celular de R$ 55), lazer dentro de casa
(internet e TV por assinatura) e outros gastos domiciliares, como
festa.
Nesse
contexto, a alimentação dentro do lar aparece no topo dos maiores
gastos da população, com 19%. Em seguida estão transporte (13%),
habitação (13%), serviços públicos (7%), vestuário (7%), saúde (7%),
alimentação e bebidas fora do lar (5%), lazer (5%), higiene pessoal
(4%), outras despesas (4%), educação (3%), serviços financeiros (2%) e
comunicação (2%).
Para se ajustar ao momento atual, os brasileiros seguem adquirindo praticamente o mesmo número de categorias no carrinho.
Em 2015, por exemplo, a classe AB consumiu 41, seguida pelas 40, da
classe C, e 38, da DE. Em 2010, os números eram, respectivamente, 43, 40
e 38. No entanto, o que mudou foi a quantidade comprada e a frequência,
característica das “smart choices” que, segundo Christine Pereira, são
feitas de acordo com alguns critérios.
O
primeiro deles é o planejamento, quando o consumidor racionaliza e se
planeja para comprar; seguido de valor, a busca a entrega de valor entre
categorias e segmentos; saudabilidade, que procura a integração do
saudável e do saboroso; e custo x benefício, no qual o produto, a
promoção, formatos e embalagens são considerados.
De
acordo com a Kantar Worldpanel, o que os varejistas podem fazer para
conquistar seu espaço é conhecer seus consumidores e também aqueles que
não o são, planejar seu abastecimento e oferecer opções de pagamento,
dar destaque aos produtos funcionais, integrais e com ou sem alguns
ingredientes, inovar com diferenciação, facilitar a vida dos compradores
e oferecer promoções inteligentes.
Sobre a Kantar Worldpanel
A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a Kantar Worldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.
Com
mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e
serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a
Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem
competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso,
fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.
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