quarta-feira, 6 de maio de 2015

TAM assegura liderança de mercado no primeiro trimestre de 2015 com oferta de assentos mais conservadora

Flexibilidade da malha aérea permitiu à empresa ser a única a melhorar ocupação dos voos em todos 
os três primeiros meses do ano 
 
Cautela fez quantidade de assentos-quilômetro oferecidos (ASK) da TAM crescer apenas 0,9% 
no período, enquanto a média do setor no país atingiu 4% 
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) acaba de publicar os dados operacionais referentes a março deste ano, que confirmam a liderança da TAM Linhas Aéreas no setor aéreo doméstico brasileiro. Com isso, a companhia também encerra o primeiro trimestre de 2015 com a maior participação de mercado do segmento no Brasil, consolidando market share doméstico de 37% (em RPK*).
 
O resultado atesta a estratégia da TAM. Diante da retração da demanda de passageiros, a companhia tem sido extremamente flexível e cautelosa no planejamento da sua malha aérea. 
 
Considerando todas as empresas aéreas brasileiras, a TAM foi a companhia que registrou o menor avanço da oferta doméstica no primeiro trimestre de 2015 com relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto a quantidade de assentos-quilômetro oferecidos (ASK) cresceu, em média, 4% em toda a indústria nacional, o crescimento na TAM foi de apenas 0,9%, refletindo a sua estratégia conservadora. Se desconsiderada a oferta da TAM, a média em ASK de todo o setor teria crescido 5,8%.
 
Como efeito imediato desta cautela e flexibilidade na oferta de assentos, a TAM foi a única aérea do país a melhorar a ocupação de seus voos em cada um dos três primeiros meses do ano.
 
Com melhor aproveitamento dos seus ativos, voos mais ocupados e melhor geração de conectividade nos três primeiros meses de 2015, a taxa de ocupação doméstica da TAM saltou 1,3 ponto percentual no primeiro trimestre de 2015. No consolidado, a ocupação dos voos domésticos da companhia no período atingiu 82,7%, acima da média da indústria aérea brasileira (taxa de 80,8%).
 
“Vivemos o grande desafio de retração da demanda, sobretudo no segmento corporativo. Mas, como parte do Grupo LATAM, temos tido muita capacidade de calibrar a oferta e de manter o foco nos mercados mais promissores”, afirma Francisco Recabarren, vice-presidente de Negócios Brasil da TAM Linhas Aéreas. “Vamos seguir com essa estratégia conservadora e flexível para oferecer um produto cada vez mais atrativo ao passageiro e, ao mesmo tempo, rentável para a empresa”.
 
Mercado internacional
No segmento internacional, a TAM registrou taxa de ocupação de 77% em março, acumulando também a liderança de mercado (participação de 77,2%) entre as companhias aéreas brasileiras que operam rotas para o exterior.
 
 
* Revenue Passenger Kilometers (Passageiros por Quilômetro Pago).

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