A expectativa é que haja um aumento de 10% nos valores distribuídos aos titulares neste Carnaval
Para valorizar o trabalho dos artistas e, em especial, dos compositores dos gêneros musicais mais executados durante o Carnaval (marchinhas, sambas, axé, frevos, entre outros), o Ecad iniciou, em janeiro, sua campanha anual que visa conscientizar os usuários de música sobre a importância do pagamento do direito autoral, que é a justa remuneração aos criadores das obras musicais e está previsto na lei federal 9610/98. Com o tema “Brinque o Carnaval, mas leve a sério o direito autoral”, o material foi enviado para usuários de música como promotores de eventos, prefeituras, hotéis, pousadas, clubes, casas de shows, bares, boates, restaurantes, associações, organizadores de blocos de Carnaval e trios elétricos de todo o país.
A primeira fase da campanha consistiu no envio de e-mail marketing aos usuários de música e de inserção de banneranimado da campanha no site do Ecad (no endereço www.ecad.org.br) e nos seus perfis nas redes sociais. Como segunda fase da campanha, a instituição lançou uma campanha inédita sobre seu trabalho no Carnaval em uma rádio carioca com inserções de vinhetas de 30 segundos ao longo de toda a programação antes, durante e logo após o Carnaval. Todos os materiais trazem informações sobre como os organizadores de eventos carnavalescos devem proceder para ficar em dia com o pagamento do direito autoral, que somente pode ser efetuado através de boleto bancário de cobrança. Ele também explicam a importância do trabalho dos operadores de gravação do Ecad, que utilizarão um equipamento digital com grande autonomia de gravação para registrar as músicas que serão tocadas nos eventos carnavalescos, o Ecad.Tec Som, a fim de assegurar aos artistas uma distribuição fidedigna dos valores arrecadados nesse período. Mais de 300 aparelhos Ecad.Tec Som serão utilizados para a gravação de eventos como bailes, desfiles de blocos, trios elétricos e apresentações em coretos em todo o Brasil.
E para reconhecer aqueles que já respeitam o direito autoral, durante os eventos de Carnaval, a área de Marketing do Ecad preparou ainda uma campanha de reconhecimento na qual disponibilizará para os usuários adimplentes banners físicos ou virtuais e vinhetas para TV ou telões com mensagens destacando a importância do respeito ao direito autoral para os artistas e para a cultura, que poderão ser exibidos durante os eventos de Carnaval.
A gerente executiva de Marketing do Ecad, Bia Amaral, destaca a importância da campanha. “Nosso objetivo com as ações de comunicação é mostrar, com criatividade e descontração, que a música é o principal fator de sucesso do Carnaval brasileiro, considerado um dos maiores espetáculos do mundo. O pagamento do direito autoral é importante porque contempla milhares de titulares de música, em especial, os compositores de marchinhas que, muitas vezes, têm suas músicas tocadas somente neste período do ano. Também procuramos informar que, mesmo as músicas mais antigas, de autores já falecidos, têm o direito autoral assegurado e pago a seus familiares até 70 anos após a morte do último titular da obra”, explica.
Números do Carnaval de 2014
Em 2014, o Ecad distribuiu R$ 14.288.429,22 para 16.327 titulares de direitos autorais e conexos das músicas executadas em bailes, clubes, coretos, casas de diversão, blocos e shows de carnaval, e também para as associações. Esse valor representa um aumento de 22% em relação ao que foi distribuído no Carnaval do ano anterior (2013). As clássicas marchinhas “Mamãe eu quero”, “Me dá um dinheiro aí” e “Cabeleira do Zezé” foram as três canções mais executadas durante todos os dias de folia em bailes, clubes, coretos, casas de diversão e blocos. João Roberto Kelly, autor de famosas marchinhas de carnaval, afirma “Eu fico feliz por receber o direito autoral da música Cabeleira do Zezé e de tantas outras músicas que eu tenho. Eu não sei o que seria de um compositor se ele não recebesse o direito autoral. E é importante também que as pessoas que usam a música do compositor paguem o direito autoral devido porque é um direito nosso!”.
Já nos shows de Carnaval, incluindo as apresentações feitas nos trios elétricos, as músicas mais tocadas foram “Lepo Lepo”, “Vai no Cavalim” e “País Tropical”. Abaixo seguem os rankings com as canções mais executadas e os autores que mais receberam direitos autorais das músicas tocadas em clubes, casas de diversão, coretos, bailes carnavalescos e blocos, além dos shows de Carnaval.
OBRAS MUSICAIS MAIS EXECUTADAS NO CARNAVAL DE 2014
Neste ranking foram consideradas as execuções públicas musicais em clubes, casas de diversão, coretos, bailes carnavalescos e eventos de rua (exceto shows).
1 – Mamãe eu quero – Jararaca/Vicente Paiva
2 – Me dá um dinheiro aí - Homero Ferreira/Glauco Ferreira/Ivan Ferreira
3 – Cabeleira do Zezé - João Roberto Kelly/Roberto Faissal
4 – Lepo lepo - Magno Santanna/Filipe Escandurras
5 – Marcha do remador - Castelo/Antônio Almeida
6 – A jardineira - Humberto Carlos Porto/Benedito Lacerda
7 – O teu cabelo não nega - João Valença/Lamartine Babo/Raul do Rêgo Valença
8 – Ta-hi - Joubert de Carvalho
9 – Cidade maravilhosa – André Filho
10 – Maria Sapatão - Carlos/João Roberto Kelly/Chacrinha/Leleco
11 – Allah-la-o - Antonio Nássara/Haroldo Lobo
12 – Cachaça - Heber Lobato/Mirabeau/Lucio de Castro/Marinósio Filho
13 – Quem sabe, sabe - Jota Sandoval/Carvalinho
14 – Saca-rolha - Zilda do Zé/Waldir Machado/Zé da Zilda
15 – Índio quer apito - Haroldo Lobo/Milton de Oliveira
16 – Marcha da cueca - Carlos Mendes/Celso Teixeira/Livardo Alves da Costa
17 – Vassourinhas - Vassourinhas/Batista Ramos/Mathias da Rocha
18 – Mulata yê yê yê – João Roberto Kelly
19 – Sassaricando - Candeias Jota Jr./Luiz Antônio/Castelo/Mario Gusmão Antunes
20 – Show das poderosas – Anitta
TITULARES COM MAIOR RENDIMENTO NO CARNAVAL DE 2014
Neste ranking foram consideradas as execuções públicas musicais em clubes, casas de diversão, coretos, bailes carnavalescos e eventos de rua (exceto shows).
1 - João Roberto Kelly
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2 - Braguinha
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3 - Lamartine Babo
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4 - Haroldo Lobo
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5 - Joubert de Carvalho
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6 - André Filho
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7 - Jorge Ben Jor
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8 - Castelo
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9 - Filipe Escandurras
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10 - Magno Santanna
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11 - Vassourinhas
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12 - Anitta
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13 - Milton de Oliveira
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14 - Vicente Paiva
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15 - Antônio Almeida
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16 - Tim Maia
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17 - Jararaca
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18 - Roberto Faissal
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19 - Carlinhos Brown
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20 - Marcelo Aipim
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OBRAS MUSICAIS MAIS EXECUTADAS EM SHOWS NO CARNAVAL DE 2014
Neste ranking foram consideradas as execuções públicas musicais em shows de Carnaval.
1 – Lepo lepo - Magno Santanna/Filipe Escandurras
2 – Vai no cavalim - Big Big/Samy Coelho
3 – País tropical - Jorge Ben Jor
4 – Praieiro – Manno Góes
5 – Dançando - Márcio Victor/Tierry Coringa/Filipe Escandurras
6 – Eva - Katamar/Umto/Ficarelli
7 – Largadinho - Duller/Fabio Alcântara/Samir
8 – Ziriguidum - Gileno Gomes/Silvestre Mendez Lopez/Gilmar Gomes
9 – Amor de chocolate – Naldo Benny
10 – Tempo de alegria - Gigi/Magno Santanna/Filipe Escandurras
11 – Fui fiel - Fábio O'Brian/Pablo/Magno Santanna/Filipe Escandurras
12 – Arerê - Alaim Tavares/Gilson Babilônia
13 – Show das poderosas – Anitta
14 – Não quero dinheiro – Tim Maia
15 – Na base do beijo - Alaim Tavares/Rita Mendes
16 – 100% você - Alexandre Peixe/Beto Garrido
17 – Cabeleira do Zezé - João Roberto Kelly/Roberto Faissal
18 – Mamãe eu quero - Jararaca/Vicente Paiva
19 – Parara (I’m soul good) - Tomate/Diego Nascimento
20 – Piradinha - Gabriel Valim/Alex Ferrari
TITULARES COM MAIOR RENDIMENTO EM SHOWS NO CARNAVAL DE 2014
Neste ranking foram consideradas as execuções públicas musicais em shows de Carnaval.
1 - Carlinhos Brown
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2 - Durval Lelys
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3 - Filipe Escandurras
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4 – Magno Santanna
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5 - Bell Marques
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6 - Alexandre Peixe
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7 - Manno Góes
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8 - Jorge Ben Jor
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9 - Beto Garrido
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10 - Alaim Tavares
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11 - Saulo Fernandes
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12 - Tim Maia
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13 - Thiaguinho
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14 - Vadinho
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15 - Márcio Victor
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16 - Gigi
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17 - Dilson Marimba
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18 - Diego Nicolau
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