Pioneiro no Brasil, espaço com certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design) categoria Ouro combina sustentabilidade, espaços verdes e flexíveis com inovação e mais integração para funcionários
Com foco no bem estar de seus funcionários, a Boehringer Ingelheim inaugura o espaço ampliado de suas instalações buscando oferecer mais conforto, integração e áreas multifuncionais. As ações de melhoria foram realizadas no escritório da empresa em São Paulo, referência no uso de conceitos voltados à sustentabilidade e melhor aproveitamento dos recursos.
O novo ambiente foi desenvolvido em parceria com o escritório Moema Wertheimer Arquitetura e possui quatro novos espaços para reuniões. Foram incluídas ainda outras quatro estações para conference call, além de espaços multiuso, que podem ser adequados para reuniões maiores ou treinamentos. A nova área replica a fórmula inovadora de êxito que consiste em espaços verdes distribuídos pelo ambiente de trabalho, um escritório aberto, sem divisões de baias ou lugares marcados, menos paredes e flexibilidade, proporcionando assim maior integração entre os funcionários. A obra foi executada em tempo recorde – 35 dias – pelo Grupo Lock Engenharia.
Com o surgimento de novas necessidades, a companhia entendeu que era o momento de reestruturar e ampliar o escritório, oferecendo espaços flexíveis para propiciar aos colaboradores a integração durante o trabalho. O ambiente influencia diretamente no conforto e na produtividade dos funcionários, que desde 2009 incluem em suas rotinas o home office uma vez por semana, a mobilidade e as facilidades de um escritório open office.
O projeto de ampliação do escritório verde possui dois diferenciais importantes para o bem estar dos colaboradores: a proposta de mais espaços abertos e iluminados naturalmente e o jardim vertical. Reproduzindo a mandala da Semente da Vida, o jardim desenvolvido em parceria com a Grün Urbanismo Verde possui um sistema exclusivo no Brasil de plantas que ajudam a absorção de CO2, contribuindo para purificação do ar e o controle da temperatura do ambiente.
Sobre a Mandala da Semente da Vida
Derivada do idioma sânscrito, a palavra mandala significa um símbolo holístico que representa totalidade, integração, equilíbrio, harmonia e concentração de energia. Se inserida no cotidiano, a mandala pode auxiliar na capacidade de atenção e de concentração, a receptividade e a criatividade, entre outros benefícios.
A simbologia da Semente da Vida reflete a criação e a fertilidade por meio das diversas etapas do desenvolvimento, desde o surgimento da semente até a formação da árvore, de onde nascerão as novas sementes, retomando assim o ciclo natural da natureza. Ela evidencia os sete estágios, passos e dias de criação do universo com uma figura geométrica formada por sete círculos dispostos segundo uma simetria hexagonal, formando um padrão composto por círculos e lentes, e que serve como componente básico estrutural da Flor da Vida.
Escritórios verdes deixam funcionários mais felizes
Estudos sugerem que pessoas que trabalham escritórios verdes, cercadas por plantas, são mais satisfeitas. De acordo com levantamento britânico publicado na revista Journal of Experimental Psychology, a inclusão de plantas em um escritório pode aumentar a retenção de memória em 20% e a produtividade dos funcionários em 15%. Os pesquisadores compararam o rendimento de pessoas em escritórios convencionais e escritórios verdes no Reino Unido e na Holanda. Eles descobriram que os funcionários do escritório verde relataram aumento da satisfação no local de trabalho, melhor concentração e melhor qualidade do ar. Os resultados do experimento sugerem que a presença das plantas contribui para que as pessoas estejam mais envolvidas com o trabalho fisicamente, cognitivamente e emocionalmente.
Fornecedores envolvidos na ampliação
Moema Wertheimer Arquitetura – projeto
Grupo Lock Engenharia – execução da obra
Grün Urbanismo Verde – jardim vertical
Nenhum comentário:
Postar um comentário