Ainda vista como tabu e relacionada a acidentes, a motocicleta mostra-se como boa solução para diversos problemas de locomobilidade e preservação do meio ambiente
No dia 18 de setembro teve início a Semana Nacional do Trânsito, período reservado a debates sobre temas que envolvem mobilidade urbana e alternativas para a solução dos problemas relacionados ao assunto.
A ANFAMOTO convida seus associados e leitores a refletir sobre a situação atual da locomoção nas grandes capitais brasileiras, a partir da apresentação de alguns fatos importantes.
O Contran - Conselho Nacional de Trânsito - aprovou o tema da Semana Nacional de Trânsito do ano de 2014: ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre’.
O objetivo é conscientizar a população em torno dos valores que regem a atual condição de deslocamento nos grandes centros urbanos, bem como considerar a necessidade de um debate em torno da legislação, levando em conta questões essenciais como o transporte sustentável, seguro e acessível, observando a circulação de pedestres, já que a estrutura viária no país prioriza o deslocamento dos veículos automotores.
Destaca-se, portanto, o importante papel da motocicleta, ainda vista como tabu e relacionada a acidentes. A frota de veículos cresceu assustadoramente nos últimos anos, enquanto as vias públicas não acompanharam este crescimento. É neste cenário que a motocicleta assume um a função estratégica, já que além de ocupar pouco espaço, ainda traz agilidade, economia e um número muito menor de poluentes que os carros. Se não fossem as motocicletas, provavelmente, São Paulo, a maior cidade do país, estaria intransitável.
“Trabalhamos visando o interesse comum a fim de resolver questões que afetam diretamente o nosso setor, mas também a cadeia produtiva como um todo. Buscamos parcerias com outras entidades e com o governo para que possamos reivindicar por novas soluções, propor alternativas e inserir a motocicleta, meio de transporte de suma importância nos dias atuais, em patamares mais justos, rompendo as barreiras do preconceito em relação à segurança e mobilidade urbana”,analisou Orlando Leone, presidente da ANFAMOTO.
A ANFAMOTO adota a responsabilidade de lutar por melhorias nas condições de segurança, trabalho e regulamentação da motocicleta no Brasil, através de suas estratégias junto aos órgãos governamentais e sua maciça atuação no segmento.
No âmbito da segurança no trânsito, a entidade se mostra favorável às medidas estimuladoras, como a redução ou isenção de impostos aos fabricantes de equipamentos de proteção e segurança, e de iniciativas e ações de prevenção aos acidentes, ao invés da concessão do adicional de periculosidade, aprovado no Projeto de Lei do Senador Marcelo Crivela, e que afasta a responsabilidade dos órgãos governamentais, obrigando patrões a arcarem com a responsabilidade, o que inibe, ainda mais, as contratações formais por meio da CLT, situação bastante recorrente atualmente no país e que se mostra bastante prejudicial no setor de transportes e serviços envolvendo as motocicletas.
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