quinta-feira, 14 de agosto de 2014

VIII SALÃO NACIONAL E INTERNACIONAL DAS MOTOPEÇAS

Público qualificado: Salão das Motopeças é o único evento voltado exclusivamente para negócios no segmento de motopeças e acessórios.

Com 20 milhões de motocicletas na frota circulante do país e potenciais clientes para o mercado de reposição, 100 expositores confirmados e mais de 250 marcas representadas, o VIII Salão Nacional e Internacional das Motopeças, organizado e realizado pela ANFAMOTO (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças) acontece até 16 de agosto, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

O Salão das Motopeças reúne fabricantes, atacadistas, lojistas, representantes e entidades de classe que apresentam os principais lançamentos para este mercado. Por outro lado, um ponto forte que deve ser destacado é a qualidade do público visitante, composto apenas por profissionais do setor, vindos de diversas localidades brasileiras e do exterior. O objetivo é gerar integração, fomentar novos negócios, desenvolver parcerias estratégicas, buscar novos produtos e representar novas marcas, o que proporciona a ampliação da rede de relacionamento e criação de novas oportunidades.

Na última edição o público comprador ficou concentrado em (71,97%) da região Sudeste, seguido de (11,04%) do Nordeste, (9,73%) do Sul, (4,50%) do Norte e (2,79%) da região Centro Oeste. Outro número expressivo na edição passada foi o de compradores da América Latina que corresponderam a (73,68%) dos visitantes e que devem ser superados este ano.
Imagem inline 2



Os outros visitantes vieram da Ásia (15,79%), América do Norte (5,26%) e Europa (5,27%).

Imagem inline 3

CENÁRIO

“Com a aproximação dos fabricantes no Salão das Motopeças, esperamos aquecer o mercado de reposição em 20% pós-feira.”, ressalta Orlando Leone, presidente da ANFAMOTO e empresário do setor.

O panorama atual inclui dificuldades com o inquietante quadro político e econômico, a queda de vendas das motocicletas, alta carga tributária, juros altos e crises de diversas naturezas. “A esperança é de recuperarmos força e a confiança para retomarmos o crescimento de nossas empresas e o impulsionamento do segmento de motopeças que tem se mostrado muito valente apesar de tudo”,completa Orlando Leone.

Dois fatores atípicos, no meio deste ano, interferiram para o impacto negativo nos volumes de produção e vendas, tanto no atacado como no varejo: a realização da Copa do Mundo e a antecipação para o mês de junho das férias coletivas nas fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), habitualmente realizadas no mês de julho. A indústria de motocicletas produziu 905.117 mil unidades de janeiro a julho deste ano, correspondendo a uma queda de 5,2% sobre igual período de 2013, que havia atingido 954.618.

“A indústria é uma boa fonte arrecadadora para o governo, para devolver isso na forma de benefícios o governo teria que abrir um imenso espaço em seus cofres, reduzir a carga tributária, acabar com a guerra fiscal entre os estados, dar passos mais largos rumo a desoneração da indústria e uma ampla reforma política, bem como fazer amplos investimentos em uma série de projetos estagnados”, afirma o presidente da ANFAMOTO.

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) foram emplacadas 717.728 motocicletas no primeiro semestre deste ano, com uma queda de 4,08% em comparação com o mesmo período do ano passado (748.272).

Muito se fala em restrição ao crédito, essa situação é a ponta do iceberg. O mercado de motocicletas teve seu ‘boom’, a ponto inclusive de se tornar um fenômeno e de promover inclusive a readequação urbana e a adoção de medidas específicas. Tempos atrás a melhora na economia favoreceu a compra, fazendo com que outros consumidores adquirissem a motocicleta para utilizá-la como meio de trabalho. Esse mesmo ‘boom’ trouxe para o país as maiores montadoras, o mercado inflou, a concorrência acirrada se estabeleceu e acabou que a restrição pelas financeiras realmente se tornou uma realidade, pois ninguém quer ficar com a conta para pagar.


ANFAMOTO – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES E ATACADISTAS DE MOTOPEÇAS

ANFAMOTO perto dos seus 35 anos de existência, é referência no segmento de motopeças que, nesse período, contribui positivamente para o crescimento e representação do setor. Dessa maneira a entidade ganhou credibilidade e fortalecimento, algo que está em constante evolução.

ANFAMOTO tem se destacado por atuar além dos interesses dos associados, conciliar e proteger o segmento em qualquer situação que envolva o mercado de motopeças. A entidade é presidida pelo empresário Orlando Leone.

ANFAMOTO tem como objetivo: promover a aproximação das empresas associadas do setor de motopeças e de acessórios, para fins de estudos técnicos e defesa dos interesses econômicos ou profissionais dos membros, observando os princípios e diretrizes legais; coordenar e defender os interesses das empresas associadas do setor de motopeças e de acessórios do Brasil perante entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, com intenção de conciliar os interesses dos associados; representar as empresas associadas do setor de motopeças e acessórios perante outros organismos supranacionais ligados ao comércio exterior e prestar assistência às associadas nesta matéria; realizar pesquisas, levantamentos estatísticos e estudos setoriais de interesse do setor de motopeças e acessórios, dando-lhes adequada divulgação; manter relações com entidades congêneres, nacionais e internacionais, estimular e orientar o contato entre os empresários dos setores por elas abrangidos; colaborar com Federações e demais entidades como órgãos técnicos e consultivos nos estudos e solução dos problemas que se relacionem com o setor de motopeças.

Devido ao excelente trabalho realizado nos últimos meses a ANFAMOTO recebeu 11 novas empresas filiadas e com os excelentes resultados a expectativa é que os novos filiados cresçam para que possamos acompanhar a demanda do mercado.



Ações programadas para o 2º semestre e início de 2015
*      Criação das regionais ANFAMOTO
*      ANFAQUAL – Programa de Qualidade ANFAMOTO
*      Publicação da Norma Brasileira de coroa, corrente e pinhão + certificação
*      Comitê Nacional de Dirigentes Lojistas
*      Convênio com o Banco do Povo Paulista
*      2015 - Salão Itinerante em Fortaleza.

SERVIÇO:  VIII Salão Nacional e Internacional das Motopeças
Data: de 13 a 16 de agosto 2014 (Quarta – Sábado)
Horários: dias 13, 14 e 15 – das 15h às 21h30 (entrada até as 21h)
    16 de agosto - das 15h às 20h30 (entrada até as 20h)
Local: Expo Center Norte – Centro de Exposições e Convenções - Pavilhão Amarelo
Endereço: Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Evento restrito aos profissionais do setor com CNPJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário