sexta-feira, 11 de julho de 2014

4ª EDIÇÃO DO FESTIVAL SACI AGITA BH EM JULHO

Capital mineira recebe o festival mais divertido do Brasil com curadoria focada no público infantil e programação diversa.
Festival SACI - Sociabilização, Arte e Cultura na Infância - desembarca mais uma vez em julho na capital mineira e promete entreter a garotada com oficinas, palestras, espetáculos musicais e uma mostra de cinema. O evento é realizado numa parceria entre a Joaquina Cultura (Mônica Simões), Mercado Moderno (Keyla Monadjemi), Malab Produções (Aluizer Malab), e conta com patrocínio da Gerdau e da Oi e apoio do MMGerdau Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, Oi Futuro e Bebê Básico. O projeto tem o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

A grande novidade da 4ª edição do SACI é a sua realização em duas etapas, por uma parceria com a Gerdau: a primeira será em julho, com diversas atrações em BH e participação no Festival de Inverno de Ouro Branco com show de Tiê e Trio Amaranto, além de oficina de música e dança com a Meia Ponta Cia de Dança; e a segunda, na Semana das Crianças, em outubro, quando o SACI vai colocar o pé na estrada e partir para o interior do estado, desembarcando em Ouro Branco, Moeda e Miguel Burnier, apoiando a distribuição da cultura pelo Estado. A programação de outubro será disponibilizada em breve.

A primeira etapa do evento acontecerá no Oi Futuro e no MMGerdau, espaço integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Entre as atrações do SACI estão em destaque o espetáculo musical "A menina Edith e a velha sentada", com direção e texto do ator, diretor e produtor Lázaro Ramos; e o show da cantora Tiê, além da palestra "Filhos, doce tsunami" , da pediatra Simonete Torres Aguiar.

O Festival conta ainda com uma Mostra de Cinema, com títulos nacionais e internacionais, que apresenta uma programação que descortina o cinema de arte para a infância. Também fazem parte da grade de programação oficinas com o grupo vocal Amaranto e uma oficina lúdica de culinária com Agnes Farkasvolgyi.

"Acho que vamos entrar no melhor ano do Saci! O evento está cada vez mais consolidado na agenda cultural de BH e o público espera ansioso pela sua chegada. O foco continua sendo o mesmo: a realização de um evento multidisciplinar que incentive a arte e a cultura desde cedo, para que, irrigando as cabecinhas dos que serão os donosdeste país 'amanhã', formemos divertidamente um público crítico, consciente e inteligente", conta Mônica Simões, que idealizou o Saci com os produtores Keyla Monadjemi e Aluizer Malab.

Outra novidade do SACI é que o MMGerdau - Museu das Minas e do Metal abrigará ao longo de um ano uma oficina por mês dedicada exclusivamente às crianças, entre elas a oficina de Massinha com o artista plástico Marcelo Xavier, que abre a programação em Julho.

O SACI integra diferentes linguagens em um mesmo evento com foco artístico-cultural totalmente destinado à infância. Apesar de dedicado ao público mirim, o festival não impede que os adultos também participem e fiquem por dentro do mundo da garotada. "Continua sendo um grande desafio encontrar em nosso país uma produção artística de qualidade voltada para o público infantil. Nosso objetivo é oferecer uma programação boa o suficiente para fomentar interpretações sobre a arte nesses pequenos. E, é claro, será sempre muito bem vinda - e essencial - a participação dos pais e adultos nessas atividades, uma vez que são eles que darão continuidade ao estímulo do pensamento artístico-cultural dessa garotada", contam os organizadores do SACI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário