Crescimento foi verificado ante o mesmo período de abril; Balanço de Vendas da Associação Comercial de SP também mostra alta moderada de 2,4% em relação ao mesmo período de 2013 Impulsionadas pelo Dia das Mães, as vendas no varejo da capital paulista saltaram, em média, 26,3% na primeira quinzena de maio ante o mesmo período de abril. É o que revela o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). "Essa alta é de caráter sazonal, já que o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, e está dentro da média dos últimos três anos, que ficou entre 20% e 30%", comenta Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Separadamente, as vendas à vista, medidas pelo ICH (Indicador de Movimento de Cheques), apresentaram melhor desempenho, com avanço de 39,8% ante abril, puxado por presentes como roupas, itens de perfumaria e outros produtos de uso pessoal escolhidos para presentear as mães. Já as vendas a prazo, que compõem o Indicador de Movimento do Comércio a Prazo (IMC), aumentaram 12,8% nos primeiros quinze dias de maio ante abril. A alta decorre das vendas de TVs para a Copa do Mundo, smartphones e eletrodomésticos que são tipicamente escolhidos como presentes para as mães. Em relação à primeira quinzena do ano passado, o aumento das vendas foi moderado e ficou dentro das expectativas, com leve alta de 2,4%, em média. Separadamente, as vendas à vista e a prazo avançaram 2,6% e 2,2%, respectivamente. "Esse crescimento moderado se deve à atual conjuntura, caracterizada por juros altos, crédito em desaceleração, queda na confiança do consumidor e inflação dos alimentos", explica Amato. Inadimplência continua em queda Assim como nos meses anteriores, a tendência atual é de queda na inadimplência, segundo os dados do Balanço de Vendas da ACSP da primeira quinzena de maio. Chega-se a essa conclusão ao se constatar que os números do IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes) estão menores que os do IRC (Indicador de Recuperação de Crédito). O IRI mede a entrada de registro de consumidores inadimplentes. Já o IRC aponta os cancelamentos de dívidas. O IRI marcou leve alta de 1,7% ante abril e de 3% ante a primeira quinzena de maio de 2013. O IRC apontou altas expressivas de 9,7% e de 4,5% ante abril e ante 2013, respectivamente. "Os dados indicam que prossegue a propensão à queda da inadimplência, como nos últimos meses. Esse cenário decorre da concessão de crédito mais rigorosa e à maior atenção do consumidor, que está mais cauteloso para adquirir produtos financiados", conclui o presidente da ACSP. Os dados do Balanço de Vendas da ACSP são feitos a partir de amostra fornecida pela Boa Vista Serviços. Veja a tabela: |
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Com Dia das Mães, vendas em SP saltam 26% na primeira quinzena de maio, aponta Balanço da ACSP
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