segunda-feira, 19 de maio de 2014

Com Dia das Mães, vendas em SP saltam 26% na primeira quinzena de maio, aponta Balanço da ACSP

Crescimento foi verificado ante o mesmo período de abril; Balanço de 
Vendas da Associação Comercial de SP também mostra alta moderada 
de 2,4% em relação ao mesmo período de 2013   

Impulsionadas pelo Dia das Mães, as vendas no varejo da capital paulista 
saltaram, em média, 26,3% na primeira quinzena de maio ante o mesmo 
período de abril. É o que revela o Balanço de Vendas da Associação Comercial 
de São Paulo (ACSP).

"Essa alta é de caráter sazonal, já que o Dia das Mães é a segunda melhor 
data para o comércio, e está dentro da média dos últimos três anos, 
que ficou entre 20% e 30%", comenta Rogério Amato, presidente da 
ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo
 (Facesp).

Separadamente, as vendas à vista, medidas pelo ICH (Indicador de 
Movimento de Cheques), apresentaram melhor desempenho, com avanço de 
39,8% ante abril, puxado por presentes como roupas, itens de perfumaria
 e outros produtos de uso pessoal escolhidos para presentear as mães.

Já as vendas a prazo, que compõem o Indicador de Movimento do Comércio 
a Prazo (IMC), aumentaram 12,8% nos primeiros quinze dias de maio 
ante abril. A alta decorre das vendas de TVs para a Copa do Mundo, 
smartphones e eletrodomésticos que são tipicamente escolhidos como 
presentes para as mães.

Em relação à primeira quinzena do ano passado, o aumento das vendas 
foi moderado e ficou dentro das expectativas, com leve alta de 2,4%, 
em média. Separadamente, as vendas à vista e a prazo avançaram 2,6% 
e 2,2%, respectivamente. "Esse crescimento moderado se deve à atual 
conjuntura, caracterizada por juros altos, crédito em desaceleração, 
queda na confiança do consumidor e inflação dos alimentos", explica Amato.

Inadimplência continua em queda

Assim como nos meses anteriores, a tendência atual é de queda na 
inadimplência, segundo os dados do Balanço de Vendas da ACSP da primeira 
quinzena de maio. Chega-se a essa conclusão ao se constatar que os
 números do IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes) estão menores 
que os do IRC (Indicador de Recuperação de Crédito). O IRI mede a entrada
 de registro de consumidores inadimplentes. Já o IRC aponta os cancelamentos
 de dívidas.  
O IRI marcou leve alta de 1,7% ante abril e de 3% ante a primeira
 quinzena de maio de 2013. O IRC apontou altas expressivas de 9,7% e 
de 4,5% ante abril e ante 2013, respectivamente.
"Os dados indicam que prossegue a propensão à queda da inadimplência, 
como nos últimos meses. Esse cenário decorre da concessão de crédito 
mais rigorosa e à maior atenção do consumidor, que está mais 
cauteloso para adquirir produtos financiados", conclui o presidente da ACSP.    
Os dados do Balanço de Vendas da ACSP são feitos a partir de 
amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

Veja a tabela:
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