Entre 11 e 13 de junho, maior evento da indústria cervejeira apresentou as últimas tendências para o mercado e promoveu networking e negócios fechados
Edição bienal de 2024 aponta crescimento de inscrições para o 18º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira em 30% com relação aos inscritos em 2022
Corredores cheios, negócios fechados e o lançamento das principais tecnologias e tendências do mercado cervejeiro resumem o Pavilhão 5 do São Paulo Expo, entre os dias 11 e 13 de junho, como palco para mais de 8.500 pessoas acompanharem as atrações da 17ª edição da Brasil Brau. O principal encontro profissional do setor de cerveja na América Latina chegou ao fim com R$ 160 milhões em negócios gerados, 106 expositores e 150 marcas expostas. O número de visitantes também superou a expectativa da organização, registrando crescimento em relação a 2022, além do aumento da taxa de renovação em 85% para a próxima edição.
A 18ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira (CBCTEC) também ganhou aumento de 42% em relação ao número de inscritos do evento em 2022, totalizando 350 congressistas. O Congresso repetiu a parceria com o Instituto da Cerveja (ICB), escola de capacitação cervejeira responsável por formar mais de 15 mil alunos em todo o país. Com a curadoria da grade de palestras feita por Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta em conjunto com a Brasil Brau, debates jogaram luz às novidades, desafios, técnicas e tendências do setor cervejeiro.
“A Brasil Brau 2024 atingiu todas as nossas expectativas, mantendo-se como uma plataforma fundamental de conteúdos, geração de negócios, além de ser um evento consolidado e tradicional, considerado o maior da indústria da América Latina. Tivemos a apresentação de novos equipamentos, empresas importantes presentes, novas tecnologias e insumos, reunindo profissionais de renome dos maiores players do mercado nacional internacional”, revelou Gabriel Pulcino, gerente da GL events e organizador do evento.
Para Gilberto Tarantino, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), “A Brasil Brau é tão importante que deveria ser realizada todos os anos. É a feira profissional do nosso mercado, oportunidade para quem trabalha setor cervejeiro se encontrar. Este ano, apresentamos nossas sugestões para a reforma tributária e a campanha em apoio às cervejarias gaúchas prejudicadas pelas enchentes”, revela.
Patrocínios e apoios rumo ao fortalecimento das cervejarias
No âmbito de patrocínios e apoios, a Brasil Brau 2024 contou com diversas marcas importantes. A internacional e patrocinadora oficial da edição Fermentis By Lesaffre, líder global no fornecimento de fermentos para a indústria.
“Participamos de outras edições, inclusive sendo patrocinadores. Estivemos presentes no evento com estande, e com profissionais de outras regiões das Américas (Argentina, USA e Canadá), promovendo nossos produtos, lançamentos e realizando muito networking com o público e clientes”, avaliou Flavio Falqueiro, Regional Sales Manager Brazil da Fermentis. E acrescenta: “Podemos ver que a cadeia cervejeira realmente se reúne na Brasil Brau. Esperamos estar juntos nos próximos anos, trazendo tendência, inovação e apreendendo com o mercado”.
Os apoiadores de mídia foram Engarrafador Moderno, Revista da Cerveja, Bolachas para Chopp, Remembeer e Science of Beer – o Mercure Hotel foi o hotel oficial. A Remembeer, do empreendedor e fundador Jean Moro, esteve presente com estande, lançando o quiosque elétrico Remembeer Smart, com autoatendimento elétrico e autonomia de trabalho de seis horas.
“Estamos extremamente animados pela participação da Remembeer na edição 2024 da Brasil Brau. Como apoiadores oficiais do evento, reafirmamos nosso compromisso com a relevância e inovação no setor cervejeiro. E nesta edição, além de apresentarmos novidades emocionantes, também tivemos a oportunidade de fechar importantes negócios e homologar novos fornecedores”, revela Jean.
Para Jean, as parcerias serão fundamentais para dar suporte e aprimorar as operações das unidades Remembeer. A Brasil Brau 2024 é, sem dúvida, um marco para todos nós do setor. Estamos orgulhosos de fazer parte desta jornada de crescimento e evolução”, finaliza.
Crescimento do consumo, novos projetos e tecnologias
Para os expositores da feira, o saldo também foi positivo. “O mercado vem numa crescente de consumo, de novos projetos e tecnologias. Os que estavam parados devido à pandemia e pelo momento de transição de Governo, a partir de agora estão sendo retomados. A Brasil Brau trouxe a presença de pessoas muito importantes, grandes empresas, com um balanço muito positivo com os chamados tomadores de decisão. Ficamos muito felizes em participar e esperamos marcar presença na próxima edição”, compartilhou Volmir Roberto Gava, CEO da EGISA.
Jeferson Caus, superintendente de negócios da Agrária, conta que atualmente a empresa é o maior player fornecedor de insumo para o mercado cervejeiro no Brasil. “O evento é de extrema importância e a grande novidade são as cervejas zero álcool, sem álcool, com vitaminas, que possuem maior índice de saudabilidade. Também estamos trazendo variedades novas de lúpulos e fermentos”. E acrescenta: “Para nós da Agrária, a participação na Brasil Brau foi bem positiva”.
Para a Prozyn, especializada na aplicação de enzimas e bioingredientes para diversos segmentos, a participação na Brasil Brau é uma prioridade, pois estão no principal evento do setor e conseguem encontrar todos seus clientes. “Nosso estande é referência, gerando ponto de encontro. E falando sobre tendências, esse ano o ponto alto foi a cerveja zero álcool, nos sabores de goiaba e jabuticaba, low carb e sem glúten. Essas cervejas foram produzidas em nossa planta piloto de desenvolvimento e, associado a elas, aplicamos nossas soluções com destaque para o Clearmax L, além do Attenumax e Protezyn EX Super”, explica Leonardo Pinheiro, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Prozyn.
Brasil Brau 2024: inteligência artificial e cervejas artesanais low
Entre as novidades, produtos, serviços e tecnologias apontaram buscas e tendências para o futuro do mercado. A cerveja artesanal zero álcool e sem glúten foram destaques entre alguns dos lançamentos dos expositores, além de práticas envolvendo a sustentabilidade e a experiência do consumidor.
Outro assunto que desponta é a inteligência artificial, com grandes inovações relacionadas a softwares de gestão, melhores soluções, novos sistemas, como por exemplo, para envase isoeletrônico, oferecendo confiabilidade e tecnologia avançada para bebidas carbonatadas.
Com o objetivo de trazer uma série de seminários sobre as novidades da produção de lúpulo nos EUA, a Associação de Produtores de Lúpulos dos Estados Unidos (USAHops) – com representação no Brasil no escritório da AVIAREPS Brasil – também ganhou destaque na Brasil Brau.
Congresso apresenta Anuário da Cerveja 2024 e conteúdos exclusivos
Além das novidades apresentadas pelos expositores, a edição de 2024 apostou na disseminação de conteúdo como um forte pilar. O 18º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira (CBCTEC) apresentou em primeira mão o Anuário da Cerveja 2024, realizado pelos representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA): Eduardo Marcusso, Geógrafo do MAPA e da Câmara Setorial da Cerveja, e Vitor Oliveira, Coordenador Geral de Vinhos e Bebidas do MAPA.
Segundo o levantamento, em 2023, a produção nacional de cerveja já passou de 15 bilhões de litros, e o número de cervejarias abertas no Brasil alcançou um recorde histórico de 1.847 unidades, representando um crescimento de quase 7% em relação ao ano anterior. Há pelo menos uma cervejaria em 771 municípios brasileiros, com maior concentração na região Sudeste. São Paulo é o estado com maior número de cervejarias registradas, seguido pelo Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Os convidados especiais abordaram questões de cunho técnico e com relação ao crescimento do mercado cervejeiro, principalmente o artesanal. A Biersommelière Kathia Zanatta e a chef Renata Arassiro, por exemplo, se juntaram para uma aula-show de harmonização de cervejas com chocolate.
“A harmonização está profundamente ligada à memória afetiva e depende de fatores culturais, refletindo em diversos aspectos. Um elemento essencial para uma boa harmonização é o equilíbrio entre contraste, forças, semelhanças e complementação, garantindo que um sabor não sobreponha o outro. No caso de doces, a melhor abordagem é a complementação”, explica Kathia.
Muitas palestras tiveram relevância e grande aderência dos congressistas, como: “Estratégias de Sucesso na Elaboração de Cerveja: Lições do Mercado Americano Pós-Covid”, com Steve Parr, Diretor de Relações Internacionais da Brewers Association; “Desafios e Oportunidades do Mercado de Cerveja Artesanal”, com Gilberto Tarantino, Luiza Tolosa, Junior Bottura e Raul Schuchovsky e Gabriel Pulcino como moderador; “Hocus Pocus: A Jornada da Cervejaria Artesanal que Conquistou seu Espaço”, com Pedro Butelli, Diretor Criativo da Hocus Pocus; High Gravity: Performance e Qualidade Caminhando Juntos”, com Rozilene Sá, Especialista de Tecnologia Cervejeira · The HEINEKEN Company“, Tendências e o Futuro da Tecnologia Cervejeira”, com Martin Zarnkow, da Technical University Munich – Weihenstephan, entre diversos outros temas.
Brewer Lounge: palestras gratuitas e inovadoras
O Brewer Lounge, espaço dedicado à exposição de conteúdo gratuito para o público da 17ª edição da Brasil Brau, foi considerado o coração pulsante do encontro. Nomes referências do setor cervejeiro estiveram presentes, abordando temas fundamentais do atual universo da cerveja, como sustentabilidade, competitividade e precificação, diversidade, inclusão, além do crescimento e aumento de consumidores das cervejas low carb, zero álcool e sem glúten.
Durante o evento, a Gerente Consumer Science do Centro de Inovação e Tecnologia da Ambev, Andressa Azevedo, assim como os mestres-cervejeiros Alexandre Esber e Luis Roberto Craveiro, discutiram sobre as oportunidades que o mercado aponta ao focar em bebidas de baixo ou zero teor alcóolico, sem glúten e com menos calorias.
A importância de ESG na construção de negócios e futuros sustentáveis com Ian Nunjara, Diretor Associado de ESG e Real Gov na MSD (Merck, Sharp & Dohme), e “Cerveja não é pecado: Reforma Tributária e Ações da Abracerva”, com Gilberto Tarantino, Presidente da Camara Setorial da Cerveja no Ministerio da Agricultura e Presidente da Abracerva, e Marcos André de Moraes, Advogado e Especialista em Direito Tributário, chamaram atenção do público.
Cervejas premiadas e rede solidária em prol do Rio Grande do Sul
O evento também abraçou a divulgação dos melhores rótulos da 4ª Edição da Copa Cerveja Brasil, concurso itinerante da Abracerva, sem fins lucrativos, realizado pela entidade nas cinco regiões do país. Todas as medalhistas regionais serão novamente avaliadas em uma final nacional do concurso.
Recebeu a medalha de ouro Best of Show, como a melhor cerveja de todas as categorias, a Amburana Dream Lager, da cervejaria LBS, de Linhares (ES). A cerveja é resultado de um blend com uma Dark Lager curtida dois anos em um barril de amburana. As medalhas de prata e bronze Best of Show ficaram com criações da cervejaria Marés, de Americana, no interior de São Paulo. A American Pilsner Tripulante levou a prata enquanto a Carranca Goiaba e Framboesa, uma cerveja estilo Catharina Sour, levou o bronze Best of Show da Etapa Sudeste.
A Abracerva, com o apoio da Rede Craft e da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), também apresentou a plataforma digital solidária, Juntos Pela Cerveja Gaúcha. Idealizada para operar como centralizadora de arrecadação de fundos para a reconstrução das cervejarias que foram severamente afetadas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. O site surge para contribuir no processo de reestruturação das empresas, preservação de empregos e fortalecimento da cadeia produtiva no estado.
GL events Exhibitions:
A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 60 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – concepção, realização de eventos, produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação e atualmente conta com uma agenda intensa e consistente com mais de 3.700 eventos por ano. O grupo realiza 315 festivais e feiras proprietários. Listada na Eurolist Euronext Compartment B (Bolsa de Valores de Paris), a GL events já investiu mais de R$ 1,3 bilhão no Brasil desde 2006, além do plano de investimentos no Distrito Anhembi, superior a R$ 1,5 bilhão até 2026.
Patrocinadores do evento:
Este ano, a maior feira do setor cervejeiro terá a Fermentis como patrocinadora oficial da Brasil Brau. A curadoria para o CBCTEC é o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) que também contará com o apoio da Abracerva. O Mercure Hotel é o hotel oficial do evento e os apoiadores de mídia são: Engarrafador Moderno, Revista da Cerveja, Bolachas para Chopp, Remembeer e Science of Beer.
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