quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

ZF marca presença na Fórmula E com Lucas di Grassi na equipe ABT Cupra

 


  • Conjunto propulsor elétrico composto por motor, transmissão e inversor dos carros da ABT Cupra são da ZF e chegam a 320 km/hora
  • Lucas Di Grassi, brasileiro, é o piloto de maior sucesso na ABB FIA Formula E World Championship e integra equipe ABT Cupra na décima temporada da competição
  • Brasil sediará pela segunda vez uma corrida na categoria de carros elétricos, no dia 16 de março, em São Paulo, utilizando o Sambódromo do Anhembi e seus arredores como circuito de rua

A ZF é parceira oficial de powertrain da equipe ABT Cupra na Fórmula E, que tem o piloto Lucas Di Grassi integrando a equipe na temporada 2024.  O piloto da ABT é considerado o de maior sucesso da competição, desde o início em 2014. Além de ser o piloto a vencer a primeira corrida da história da Fórmula E, Di Grassi soma um título, dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares, além de ser o recordista de pódios (40). Ele também conquistou mais pontos do que qualquer outro piloto da categoria, totalizando 1.041. 

O retorno de Di Grassi à ABT, (sua primeira equipe na categoria) marcou o momento em que a equipe completou 100 corridas na Fórmula E, durante a primeira etapa de 2024, no México. O objetivo na temporada é de elevar ao máximo o nível competitivo do time e acelerar o desenvolvimento do carro da equipe.  O carro de Lucas di Grassi possui um conjunto propulsor elétrico composto por um motor, um inversor e uma transmissão da ZF. 

Refinamento técnico constante

A ZF e a ABT Cupra compartilham o objetivo de demonstrar que eletrificação e desempenho são a combinação perfeita. Competindo em circuitos de rua em alguns dos destinos mais emblemáticos do mundo, a Fórmula E impulsiona a sustentabilidade para carros de corrida que representam as mais recentes tecnologias em desempenho e eficiência.

As áreas de aplicações de automobilismo, aplicações de produção de pequenos volumes, engenharia, consultoria e testes da ZF são coordenadas pela ZF Race Engineering. As competições de alta performance como a ABB FIA Formula E World Championship trazem à ZF a oportunidade de testar a tecnologia de produção futura, sob as condições extremas das pistas de corrida. 

Misturando alta velocidade com mínimos ruídos e zero emissões, a presença da ZF na Fórmula E vem trazendo refinamentos técnicos ano a ano, especialmente em termos de peso e eficiência.

Potência e sustentabilidade

O carro de corrida elétrico Gen3 pode atingir 0-60 mph (100 km/h) em menos de três segundos, velocidade máxima de 200 mph (320 km/h) graças ao seu motor elétrico que fornece cerca de 350 kw (470 bhp) com o dobro da eficiência de um motor de combustão interna equivalente.

O veículo é mais leve e mais eficiente que sua geração anterior, com um peso máximo de 840 kg e uma recuperação máxima de 600 kW. Isso trouxe um impacto direto no trem de força.  A equipe de desenvolvimento implementou um processador que oferece maior potencial de otimização de desempenho, principalmente na área de controle de software. 

Outros objetivos de desenvolvimento incluíram a redução de peso e um novo revestimento para a transmissão da ZF, que já é considerada uma das mais eficientes da área. O motor elétrico também contribui para melhorar o sistema geral com uma velocidade máxima mais elevada e uma vantagem simultânea de peso. 

O calendário terá um total de 16 provas em 10 locais.

Confira:

Etapa

Local

Data(s)

1

Cidade do México, México**

13 de janeiro

2 e 3

Diriyah, Arábia Saudita**

26-27 de janeiro

4

São Paulo, Brasil

16 de março

5

Tóquio, Japão

30 de março

6 e 7

Misano, Itália

13-14 de abril

8

Mônaco

27 de abril

09 e 10

Berlim, Alemanha

11-12 de maio

11 e 12

Xangai, China

25-26 de maio

13 e 14

Portland, Estados Unidos

29-30 de junho

15 e 16

Londres, Reino Unido

20-21 de julho

Imagens:

Imagem.3 - Formula E.jpg

Legenda: Lucas Di Grassi. 

Imagem.1 - Formula E.jpg

Imagem.2 - Formula E.jpg

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário