terça-feira, 28 de abril de 2020

Daimler e Volvo se unem para produzir células de combustível em larga escala


·    Companhias líderes da indústria de veículos comerciais compartilham a visão de soluções de transporte sustentável
·    Sucesso comercial da tecnologia de células de combustível é essencial para o transporte livre de emissões de CO2
·    Joint venture 50/50 visa o desenvolvimento e produção de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações
Por compartilharem a visão "Green Deal" (Acordo Verde) de soluções de transporte sustentável e de uma Europa livre de emissões de carbono até 2050, duas companhias líderes da indústria de veículos comerciais – o Grupo Daimler e o Grupo Volvo – assinaram um acordo preliminar não vinculativo para a criação de uma nova joint venture. A intenção é desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações. A Daimler consolidará todas as suas atividades atuais dessa tecnologia na joint venture. E o Grupo Volvo irá adquirir 50% desta joint venture por aproximadamente 0,6 bilhões de Euros à vista e livre de dívidas.
 
“O transporte e a logística mantêm o mundo em movimento e essa necessidade continuará crescendo. Transporte verdadeiramente neutro quanto ao CO2 pode ser viabilizado com trens de força elétricos que utilizam energia proveniente de baterias ou por meio da conversão de hidrogênio em eletricidade. Para que os caminhões possam trabalhar com cargas pesadas em longas distâncias, as células de combustível são uma resposta importante e uma tecnologia na qual a Daimler já adquiriu know-how substancial nas últimas duas décadas, por meio da unidade Mercedes-Benz de células de combustível. Essa iniciativa conjunta com o Grupo Volvo é um marco de progresso para viabilizar a chegada de nossos caminhões e ônibus movidos por essa tecnologia nas estradas”, diz Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.
 
“A eletrificação do transporte rodoviário é um elemento chave para a viabilização do chamado Green Deal, uma Europa livre de emissões de carbono e, em última análise, um mundo livre de emissões. Usando o hidrogênio como meio de produção de eletricidade verde para mover os caminhões elétricos nas operações de transporte de longo percurso é uma parte importante do quebra-cabeça, além de ser um complemento para os veículos elétricos movidos por baterias e por combustíveis renováveis. Combinar o Grupo Volvo com a experiência da Daimler para acelerar o ritmo de desenvolvimento é algo muito bom, tanto para os clientes, quanto para a sociedade. Ao formar essa joint venture, demonstramos claramente que acreditamos em células de combustível de hidrogênio para veículos comerciais. Porém, para que essa visão se torne realidade, outras empresas e instituições também precisam apoiar e contribuir para esse desenvolvimento, no mínimo visando estabelecer a infraestrutura de combustível necessária”, afirma Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.
 
Os grupos Volvo e Daimler serão parceiros com participação 50/50 nessa joint venture, que funcionará como entidade independente e autônoma, com as duas Companhias continuando a ser concorrentes em todas as outras áreas de negócios. Juntando forças, é possível reduzir os custos de desenvolvimento para ambas e acelerar a introdução dos sistemas de células de combustível nos produtos usados para as aplicações de transporte pesado e de longa distância. No contexto da crise econômica atual, a colaboração se tornou ainda mais necessária, visando atingir os objetivos do "Green Deal" dentro de um prazo viável.
 
A meta comum é que ambas as Companhias produzam, em série, veículos pesados com células de combustível na segunda metade da década. Além disso, outros usos automotivos e não automotivos também fazem parte do escopo da nova joint venture.
 
Para viabilizar a joint venture, a Daimler está reunindo todas as atividades relativas a células de combustível do grupo inteiro em uma nova unidade específica na Daimler. Nesse contexto, inclui-se a alocação das operações da “Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH”, que tem ampla experiência no desenvolvimento desses sistemas e armazenamento de hidrogênio para várias aplicações de veículos. 
 
A joint venture incluirá as operações em Nabern/Alemanha (atualmente sede da Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH), com instalações de produção na Alemanha e no Canadá.
 
O contrato preliminar assinado não é vinculativo. Está previsto um acordo final por volta do terceiro trimestre e fechamento antes do final deste ano. Todas as transações em potencial estão sujeitas a análise e aprovação pelas autoridades competentes responsáveis.
 
Células de combustível e o hidrogênio como combustível
 
Uma célula de combustível de hidrogênio converte a energia química do combustível – neste caso, hidrogênio e oxigênio (do ar) – em eletricidade. Essa energia alimenta os motores elétricos que movem o veículo. 
 
Há duas maneiras principais de produzir o hidrogênio necessário. O chamado hidrogênio verde pode ser fabricado localmente na estação de gás, usando a eletricidade para converter água em hidrogênio. Além disso, está previsto que o hidrogênio azul será produzido a partir de gás natural, usando tecnologia de captação de carbono para criar um combustível neutro quanto ao carbono.
 

Audi em Casa: ação digital promove diálogos entre embaixadores da marca


      Alex Atala e Isabelle Drummond farão a estreia da ação e conversarão sobre empreendedorismo e impacto social
      Inovação, tecnologia, design, entretenimento, esporte, aventura e história da marca serão demais temas abordados
      Ação reforça campanhas #DeixeSeuCarroNaGaragem e #AudiJuntos em combate ao coronavírus e incentivo ao distanciamento social

São Paulo, 24 de abril de 2020 – A Audi do Brasil inicia na sexta-feira, 24, a ação digital Audi em Casa. Composta por uma série de quatro lives no Instagram e artigos no LinkedIn, a campanha promoverá entretenimento com conteúdo informativo para seguidores, clientes e fãs da marca nas mídias sociais. Os embaixadores da Audi serão os protagonistas dos diálogos que abordarão temas que já são de interesse dos clientes atuais e potenciais como sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e esporte.

 

As lives acontecerão todas as sextas-feiras, às 16h, no Instagram da Audi do Brasil (@audibr). As transmissões ao vivo contarão com a presença da dois participantes: um mediador, pelo Instagram da Audi do Brasil (@audibr), e um convidado, que participará por sua conta individual da mesma plataforma. Após a live, o convidado da semana publicará um artigo sobre o tema no LinkedIn da marca.

Os embaixadores da marca Alex Atala, como mediador, e Isabelle Drummond, como convidada, estrearão a campanha na sexta-feira, 24, para uma conversa sobre empreendedorismo e impacto social. Na mesma data, um artigo assinado por Isabelle Drummond será publicado no LinkedIn da Audi do Brasil.

Cláudio Rawicz, diretor de comunicação da Audi do Brasil, lembra que “no início da quarentena criamos a hashtag #DeixeSeuCarroNaGaragem, mas queríamos ter uma outra forma de manter a relação da marca com nossos clientes neste momento em que eles não estão acelerando seus Audi. Daí surgiu a ideia da iniciativa”.

O gerente de marketing da marca, Marcio Avolio, complementa: “ao promover conteúdo de qualidade, com assuntos relevantes ao público, poderemos levar entretenimento e reflexão durante o período de quarentena e também trabalhar na mudança que queremos para nossa sociedade”.

Na avaliação do embaixador e chef Alex Atala, a transformação da sociedade rumo a um pensamento mais sustentável não é recente. Ele acredita que essa transformação vem se estruturando desde antes dessa crise e ganhará ainda mais força com o cenário atual. O chef já vem promovendo, nos últimos anos, esta discussão em fóruns relacionados ao alimento e se sentiu honrado em poder ampliar este diálogo com a Isabelle por meio desta iniciativa da Audi.

Para a atriz, empreendedora e embaixadora Isabelle Drummond, convidada da primeira live, “neste momento, é ainda mais importante intensificarmos esse espaço de diálogo com o público. A saúde é o assunto do momento e devemos dar atenção a ela, mas também precisamos discutir o que queremos para o futuro da sociedade e do planeta. Conversar sobre sustentabilidade e ações que podem mudar o mundo é fundamental para sairmos do período de distanciamento com planos definidos rumo a atitudes mais sustentáveis”.

#DeixeSeuCarroNaGaragem e #AudiJuntos
Apenas alguns dias após a confirmação da transmissão sustentada do coronavírus e do início do distanciamento social no Brasil, a Audi do Brasil lançou a campanha digital #DeixeSeuCarroNaGaragem, com o objetivo de incentivar as pessoas a, se possível, ficarem em suas residências e saírem apenas quando necessário. Assim, as ruas também ficam livres para quem realmente precisa sair. Inúmeros clientes, fãs, colaboradores da marca e jornalistas aderiram à campanha e postaram fotos de seus carros na garagem.

A hashtag #AudiJuntos foi divulgada alguns dias depois, em conjunto com uma série de imagens das quatro argolas se distanciando, com o objetivo de fortalecer a mensagem do isolamento social.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Dicas para fazer pagamentos seguros Proteja suas informações pessoais e dados durante os pagamentos digitais

Cibercriminosos fingem ser organizações médicas, ONGs ou instituições financeiras para aplicar golpes
Conheça modalidades de fraude, além de dicas de segurança e prevenção da Visa
 
Embora seja provável que as fraudes existam desde os primórdios da civilização, elas nunca foram tão sofisticadas nem fizeram tanto uso de tecnologia quanto hoje. Foi-se o tempo em que recebíamos e-mails de desconhecidos pedindo para transferirmos um dinheiro para ajudá-los a resolver uma emergência. Hoje, os fraudadores se preparam e tentam conhecer suas vítimas o máximo possível antes de agir.
Muitas informações pessoais podem ser coletadas online nas redes sociais, em contas com senhas fracas que foram comprometidas ou compradas de hackers na dark web, o que permite que os criminosos saibam, por exemplo, quais lojas que você frequenta, o banco que você usa e os serviços que você assina.
Isso significa que quando você recebe uma ligação do seu banco, operadora de celular ou loja favorita pode, na verdade, estar falando com um criminoso. A maioria das instituições privadas e públicas não liga direto para o seu celular; portanto, só forneça informações pessoais ou financeiras se a ligação partiu de você.
Além disso, cibercriminosos estão se aproveitando do medo, da curiosidade e da boa-fé das pessoas durante a pandemia da COVID-19 se passando por organizações médicas e entidades sem fins lucrativos legítimas e roubar informações sensíveis. Os criminosos esperam qualquer descuido para tentar roubar informações pessoais e financeiras por meio de phishing, uma de suas táticas favoritas.
Você já deve ter ouvido falar de golpes de phishing por e-mail, mas esse não é o único caminho. Os criminosos também agem via telefone, mensagens de texto, sites e redes sociais. Por isso, é indicado ficar atento se receber e-mails de desconhecidos pedindo uma ajuda financeira para resolver uma emergência ou doações em favor de organizações médicas, entidades sem fins lucrativos ou instituições financeiras legítimas, pois os criminosos cibernéticos estão encontrando formas cada vez mais criativas de agir. Apesar disso, é possível se proteger de fraudes e a primeira linha de defesa é a informação.
“Não importa se as pessoas estão usando os meios de pagamento eletrônicos e digitais para pagar suas compras direto na loja ou via internet ou celular – a Visa continuará inovando na área de pagamentos para que mais pessoas tenham acesso a formas simples e práticas de pagar, colocando sempre a segurança como a maior prioridade", afirma Eduardo Pérez, chefe regional de risco da Visa para a América Latina e o Caribe. “Na Visa, trabalhamos diariamente para alcançar os mais altos níveis de segurança, atuando com instituições financeiras, empresas e governos para disponibilizar os melhores canais de pagamento”.
Veja a seguir algumas modalidades de fraude, além de dicas de segurança e prevenção da Visa.
Evite fraudes nos pagamentos digitais
Fraudes nos pagamentos digitais são relativamente raras e você pode agir proativamente para evitá-las.
Para evitar
  • Use seu cartão com chip no ponto de venda inserindo-o no terminal ou faça pagamentos por aproximação nos terminais compatíveis com essa tecnologia. Contate seu banco ou emissor, caso você não tenha um cartão com chip e/ou apto a fazer pagamentos por aproximação.
  • Compre somente em sites de estabelecimentos comerciais reconhecidos e acesse-os digitando o endereço em seu navegador de internet, em vez de clicar em links contidos em sites de terceiros ou recebidos por e-mail.
  • Inscreva-se no serviço de alerta do seu emissor para receber notificações de pagamento por mensagem de texto ou e-mail, em tempo real. Esses alertas permitem que você verifique pagamentos legítimos e contate o emissor rapidamente ao notar alguma transação não reconhecida.
  • Contate os estabelecimentos comerciais com os quais você mantém um relacionamento e tem pagamentos recorrentes habilitados – como aplicativos de transporte, jogos digitais e serviços de TV por assinatura e streaming de filmes e/ou músicas – e resolva as cobranças não reconhecidas diretamente com eles.
  • Contate seu emissor imediatamente se identificar transações em estabelecimentos comerciais desconhecidos.
Cuidado com a fraude cibernética
Na fraude cibernética, os criminosos usam um software malicioso para obter seus dados pessoais, números de conta e chaves pessoais na internet.
Para evitar
  • Nunca entre no site do seu banco usando links ou acessos rápidos contidos em mensagens ou e-mails supostamente enviados pela instituição.
  • Sempre digite o endereço do site do banco direto na busca.
  • Um banco jamais solicitará suas senhas ou informações financeiras por e-mail. Portanto, não responda a essas mensagens.
  • Não baixe anexos de remetentes desconhecidos. Pode ser vírus.
  • Evite usar computadores ou redes públicas para acessar o site do seu banco ou fazer transações.
Phishing – como lidar bem com seu e-mail
O roubo de identidade, conhecido como phishing, é uma modalidade de fraude via e-mail que tenta enganá-lo para descobrir os números dos seus cartões de crédito, documentos pessoais, contas bancárias e outras informações particulares. A maioria desses golpes começa com uma mensagem de e-mail com um link para um site falso, mas muito parecido com o original. Esse site falso usa logotipos e imagens da instituição que está tentando imitar ilegalmente e encaminha suas informações pessoais aos criminosos assim que você as insere.
Como combater o phishing
  • Desconfie de qualquer e-mail pedindo informações pessoais.
  • Não responda a essas mensagens, não clique em links e não insira informações em sites duvidosos.
  • Verifique a legitimidade do pedido de informações ligando para seu banco.
  • Denuncie mensagens de e-mails ou sites suspeitos à sua instituição financeira.
  • Fique esperto com telefonemas: criminosos podem ligar e se apresentar como sendo de entidades financeiras, comerciais e até filantrópicas. Cuidado, pode ser um golpe.
Dicas para não cair em golpes por telefone 
  • Uma instituição financeira nunca liga para o portador de cartão para pedir informações pessoais de suas contas. Nunca forneça informações, a menos que a ligação tenha partido de você. 
  • Cuidado com mensagens que dizem que você foi premiado em um concurso de que não participou.
  • Não se sinta obrigado a fornecer números de cartão por telefone.
  • Peça detalhes: se a pessoa não souber responder, é golpe.
  • Não peça um "número para retornar a chamada". Seja proativo, informando-se sobre a instituição que o contatou e procurando o número de telefone oficial da entidade.
  • Denuncie essas ligações suspeitas ao emissor do seu cartão ligando para o número informado na parte de trás do cartão.
VISHING – Não seja vítima de ligações enganosas 
Nesse tipo de fraude, os golpistas ligam para o consumidor e se apresentam como representantes de empresas de cartão, instituições financeiras, instituições de caridade ou empresas, informando que ele venceu um concurso ou promoção e instruindo-o a comparecer a determinado endereço com um documento de identidade e seu cartão de débito ou crédito para retirar o prêmio. Esses golpes são conhecidos como Vishing, pois combinam 'voz' e 'phishing'.
No Vishing, os criminosos usam um sistema de mensagens pré-gravadas ou uma pessoa que liga para pedir informações financeiras pessoais. Os golpistas também podem solicitar suas informações pessoais durante a chamada, ou até mesmo pedir para ligar para outro número e inserir os números de seu cartão de crédito, datas de validade, números de documentos pessoais e outras informações.
Você já recebeu uma ligação avisando que venceu um concurso, sem ter participado? Ou uma ligação pedindo para você ir até determinado endereço para retirar um prêmio que não tinha ideia de como ganhou? Você pode se tornar uma vítima de fraude ao fornecer informações financeiras e pessoais pelo telefone. Para que isso não aconteça, é importante saber identificar possíveis golpes e estar pronto para agir imediatamente.
Como combater o vishing
  • Se achar que foi contatado por um golpista, investigue quem ligou e evite aparecer no endereço indicado. Confira atentamente os extratos da sua conta e contate seu banco imediatamente se notar alguma transação suspeita.

VillaMix em Casa: live reunirá o projeto “Amigos” para um ato de solidariedade

VillaMix em Casa: live reunirá o projeto “Amigos” para um ato de solidariedade

Foto: Divulgação
Na próxima segunda-feira (20/04), o projeto VillaMix em Casa proporcionará o encontro dos artistas Zezé Di Camargo e Luciano, Leonardo e Chitãozinho e Xororó na live especial “Amigos” -  idealizada a partir da turnê memorável que percorre o Brasil desde julho do ano passado, encantando fãs da música sertaneja de todo país. Nesta transmissão, que na TV será exclusiva pelo Canal BIS, os artistas vão cantar os sucessos do projeto mobilizando a todos para um ato de compaixão e solidariedade.
-
Durante os shows, o público poderá realizar doações para o Hospital de Amor de Barretos, responsável por ser o maior centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo e também para o projeto “Amigos do Bem”, que desde 1993 trabalha para transformar vidas no sertão nordestino, a ação ajuda todos os meses mais de 75 mil pessoas com projetos de educação, trabalho, renda, água, moradia e saúde.
-
O ao vivo será às 20h, transmitido diretamente de São Paulo (SP) com os artistas pelo canal oficial no YouTube, aplicativo e rádio do VillaMix Festival. Vale ressaltar que a transmissão será ao vivo e a estrutura extremamente consciente para evitar a aglomeração dos profissionais presentes na produção da live, garantindo a segurança de todos os envolvidos nesta ação beneficente. As doações poderão ser realizadas durante toda transmissão por meio do PicPay, empresa parceira do VillaMix em Casa.

CRISE DO CORONAVÍRUS NÃO PREJUDICA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS, QUE OBTEVE AUMENTO DE 8,8% EM MARÇO

A AT&M Tecnologia, empresa responsável pela averbação do seguro de 90% do mercado de transporte de cargas, entre 26 mil transportadoras, seguradoras e embarcadores, registrou em março/2020, R$ 556 bilhões em movimentação de cargas no país, um aumento de 8,8% em relação a março do ano passado, quando foi contabilizado o valor de R$511 bilhões. O diretor de Operações, Thiago Marques, destaca que esse cenário reflete o aquecimento do setor de abastecimento.  “Mesmo com a pandemia do Coronavírus (COVID-19), os esforços da indústria, caminhoneiros e transportadoras colaboraram com esses dados positivos impulsionados pela demanda de  produtos de beleza, higiene e medicamentos com forte demanda dos setores do varejo (supermercados) e e-commerce. 
 
 
FEVEREIRO X MARÇO
Na comparação com fevereiro de 2020, que contabilizou R$ 531 bilhões em movimentação de cargas, o último mês de março também obteve desempenho positivo com aumento de 4,7% ao registrar R$ 556 bilhões. Thiago Marques relata que a crise sanitária, infelizmente deve trazer efeitos negativos para a economia brasileira no geral, mas o setor de transporte de cargas continua em crescimento devido a demandas especificas, principalmente do e-commerce, insumos gerais, abastecimento do varejo (supermercados) e até mesmo, transporte de equipamentos e medicamentos hospitalares entre os estados brasileiros, cenário que fez aumentar o “PIB do Transporte”, no último mês de março. Além disso, as famílias brasileiras compram mais produtos e alimentos para consumo em suas residências.
 
 
PRIMEIRO TRIMESTRE 2020
O primeiro trimestre de 2020 também obteve resultados positivos, apesar da recuperação lenta da economia nos últimos meses, que totalizou mais de R$1,6 trilhão em movimentação de cargas, um aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados 1,4 trilhão em movimentação de cargas em todo o país. Veja abaixo o desempenho dos últimos meses.
 
 
 
 
2020
Janeiro: R$ 541 bilhões
Fevereiro: R$ 531 bilhões
Março: R$ 556 bilhões
Total: R$1,6 trilhão
 
 
2019
Janeiro: R$ 469 bilhões
Fevereiro: R$ 488 bilhões
Março: R$ 511 bilhões
Total: R$1,4 trilhão
 
Fonte: AT&M Tecnologia, empresa líder no processo de averbação eletrônica de cargas com mais de 26 mil empresas, entre transportadoras, corretoras, seguradoras e embarcadores
 
 
 
Como funciona o processo de averbação para o transporte de cargas?
A transportadora emite o documento de Conhecimento de Transporte (CT-e) para cada carga solicitada (valores, destino e descrição da mercadoria). Essas informações são enviadas eletronicamente para o sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado, que responde com um protocolo para a liberação fiscal da mercadoria. Ao mesmo tempo, para que a carga atenda o seguro obrigatório de responsabilidade civil e também contra roubo, o emitente desse documento disponibiliza informações do CT-e para o sistema de averbação eletrônica AT&M que checa essas informações do transporte e da apólice do seguro e transmite à  seguradora responsável. A AT&M é o elo da tecnologia entre seguradoras, transportadoras, embarcadores e órgãos fiscais.