segunda-feira, 23 de abril de 2018

ABB divulga resultado global do primeiro trimestre de 2018


  • Pedidos totais +6%1; acima em todas as divisões
  • Pedidos de Base + 5%; acima em todas as regiões
  • Receitas + 1%; impactadas por abertura inferior da carteira de pedidos
  • Relação book-to-bill2 em x 1,13x
  • Margem2 EBITA operacional até 20bps para 12,3%
  • Lucro líquido $ 572 milhões; se excluindo o ganho sobre a alienação de cabos em 2017
  • Fluxo de caixa das atividades operacionais - $ 518 milhões; entrega sólida de caixa esperada para o ano inteiro

"Começamos 2018 com crescimento de pedidos em todas as divisões, melhoria das receitas e resultados operacionais. A integração da B&R está bem encaminhada e estamos preparando cuidadosamente o fechamento e subsequente integração da GE Industrial Solutions, que esperamos que aconteça no 2º trimestre de 2018,"disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer.
"Estamos continuando a investir nas vendas, P&D e em nosso principal portfólio de soluções digitais, ABB Ability. Com a nossa ABB simplificada e reforçada e o ano de transição 2017 para trás, firmemente temos nosso foco em nossos clientes e na execução implacável," acrescentou.
Perspectiva de curto prazo
Os sinais macroeconômicos estão tendendo positivamente na Europa e nos  Estados Unidos, com expectativa de crescimento que deverá continuar na China. O mercado global em geral está de volta ao crescimento, enquanto ainda impactado por incertezas em várias partes do mundo. Os preços do petróleo e os efeitos da conversão cambial deverão continuar influenciando os resultados da empresa.
Resultados do Grupo no 1º Trimestre de 2018
Pedidos
Os pedidos totais cresceram 6% (16% em dólares americanos), em todas as divisões no primeiro trimestre em comparação com um ano atrás. Os pedidos de base (pedidos de base são classificados como encomendas abaixo de $ 15 milhões) cresceram 5% (15% em dólares americanos), refletindo crescimento em todas as regiões. As grandes encomendas representaram 10% dos pedidos totais - mesmo nível do ano passado.
A variação em dólar e taxas de câmbio versus o período do ano anterior resultaram em um impacto positivo de conversão de 7% nos pedidos relacionados. As alterações no portfólio de negócios, relacionadas com a aquisição da B&R, compensadas por desinvestimentos feitos em 2017, tiveram um impacto líquido positivo de 3% no total de pedidos relatados. A relação book-to-bill foi de 1,13x, em comparação com 1,07x no primeiro trimestre de 2017.
O total de ordens de serviços cresceu 8% (15% em dólares americanos), o que representa 19% do total de pedidos.
Visão geral do Mercado
Os padrões de demanda regional foram principalmente positivos no primeiro trimestre:
  • Na Europa, os pedidos de beneficiaram de encomendas ferroviárias, especialidades de navios e de indústrias de processo. O total de encomendas na Europa foi 3% menor (15% maior em dólares americanos), com crescimento na Suíça, Noruega, Espanha e Alemanha compensado por declínios na França, Reino Unido, Finlândia e Suécia. Os pedidos de Base cresceram 2% (21% em dólares americanos).
  • Nas Américas os pedidos totais ficaram  estáveis (1% maiores em dólares americanos), impulsionados pelo aumento da demanda das indústrias em  geral e alguma melhora em indústrias de processo. Os pedidos totais nos Estados Unidos ficaram firmes e os do Brasil cresceram, enquanto a atividade de encomendas no Canadá e no México ficou mais abafada. Os pedidos de base aumentaram 1% (3% em dólares americanos).
  • Na Ásia, Oriente Médio e África (AMEA) os pedidos totais aumentaram 20% (30% em dólares americanos). Os pedidos de base cresceram 12% (19% em dólares americanos). Tanto os pedidos de base como as grandes encomendas desenvolveram-se positivamente na China, Índia e Emirados Árabes Unidos.
Nos segmentos dos clientes-chave da ABB, observaram-se as seguintes tendências:
  • As concessionárias de serviços continuaram a investir na integração e automação da grade, e produtos de alta tensão, particularmente na região da AMEA.
  • Na indústria, a ABB viu uma constante demanda por produtos de ciclo mais curto e robótica, e ganhou tração com produtos de redes de energia tais como transformadores. As indústrias de processo, incluindo petróleo e gás, e mineração, melhoraram, com maior demanda por produtos apoiados pelo panorama atual do preço das commodities. Os pedidos de grandes projetos em processo permaneceram moderados. Um foco contínuo em setores selecionados como alimentos e bebidas, automotivo e 3C (computadores, comunicações e eletrônica de consumo), provou ser benéfico para o impulso dos pedidos, particularmente em soluções de robótica.
  • A demanda de transporte e infraestrutura foi sólida, com boas encomendas recebidas para eletrificação ferroviária. Os investimentos seletivos foram feitos pelos clientes de especialidade naval. A demanda para a construção de soluções de automação permaneceu saudável, apoiada por uma série de lançamentos de produtos inovadores. Os pedidos de centros de dados e de carregamento elétrico de veículos continuam sendo fortes.
Receitas
As receitas cresceram 1% (10% em dólares dos EUA) de ano para ano. Nas divisões de Robotics and Motion e Electrification Products, as receitas foram bem suportadas pelo sólido crescimento continuado dos pedidos. Isto foi limitado por receitas constantes em Industrial Automation e receitas menores em Power Grids, devido à carteira de pedidos menor, no final de 2017, nestas divisões.
A receita de serviços foi 8% maior (15% em dólares americanos) e representou 18% da receita total, em comparação com 18% há um ano.
A variação em dólares americanos e taxas de câmbio versus o período do ano anterior resultou em um impacto positivo de conversão sobre as receitas declaradas de 7%. As alterações na carteira de negócios relacionados com as aquisições da B&R e os desinvestimentos em 2017 tiveram um efeito líquido positivo de 2% na receita total relatada.
EBITA Operacional
O EBITA operacional foi de $ 1,060 bilhão, 4% mais elevado em moeda local (12% em dólares americanos). O EBITA operacional foi apoiado pela economia líquida e volume e mix positivo, parcialmente compensado pelos preços das commodities. A ABB continuou a reinvestir as economias em crescimento ao longo do trimestre. A margem EBITA operacional relatada para o trimestre melhorou para 12,3% - uma expansão de 20 pontos base em relação ao período do ano anterior.
Lucro líquido, lucro básico e operacional por ação
O lucro líquido foi de $ 572 milhões, 21% menor em dólares americanos. Excluindo os itens não-operacionais, que, no primeiro trimestre de 2017, incluíram um ganho da alienação do negócio de cabos, o lucro líquido operacional22 da ABB foi de $ 669 milhões, um aumento de 10% em dólares americanos. Os resultados básicos por ação de $ 0,27 foram 21% menores em comparação com os do primeiro trimestre de 2017. O lucro operacional por ação de $ 0,31 foi 11% maior e 6% maior em termos de moeda constante5.
Fluxo de caixa das atividades operacionais
O fluxo de caixa das atividades operacionais foi de - $ 518 milhões, em comparação com US $ 509 milhões no período do ano anterior. O resultado mais baixo em relação a um ano atrás foi impulsionado principalmente pela temporização dos pagamentos de incentivo de funcionários, que, em 2017, foram pagos no segundo trimestre, a temporização dos fluxos de caixa para projetos de grande porte, contas a pagar e contas a receber, bem como o calendário de pagamento de impostos. A ABB espera um forte fluxo de caixa das atividades operacionais no segundo trimestre e sólida entrega de caixa para o ano inteiro.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 130 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial com duas proposições de valor claro: transportar energia desde qualquer central para qualquer tomada e automatizar indústrias desde a gestão de recursos naturais até à entrega do produto final. Como patrocinadora oficial da fórmula E, a competição internacional de automobilismo FIA totalmente elétrica, a ABB está a desafiar os limites da mobilidade elétrica contribuindo para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 empregados. www.abb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário