sábado, 24 de dezembro de 2016

ABB Brasil desenvolve tecnologia pioneira e sustentável para maior mina de ferro do mundo

Soluções digitais feitas com exclusividade pela empresa no Brasil permitem reduzir o valor da produção do minério de ferro na única planta existente no mundo sem transporte de caminhões.
A ABB, líder global em tecnologias de energia e automação, desenvolveu soluções digitais personalizadas para o Ferro Carajás S11D, maior projeto de minério de ferro da história da Vale, que será completamente automatizado. As soluções da ABB incluem serviços exclusivos de eletrificação e automação da planta, área que envolve a mina de exploração e a usina de beneficiamento, além das instalações de apoio. Com ferramentas de alta tecnologia, a planta opera com alta produtividade, diminuindo o custo de produção do minério de ferro.
O complexo de mineração em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, será inaugurado em 15 de dezembro.  Além da automação, o fornecimento de energia também é feito pela ABB, por meio de duas subestações de alta tensão 230-34,5kV com potência que poderia iluminar 1.242.000 residências, que equivale a quatro cidades como Guarulhos em número de habitantes. Dessa maneira, há redução do tempo de implantação do empreendimento. As inovações para o S11D possibilitam que a manutenção dos equipamentos seja feita em tempo real.
O centro de expertise da ABB Brasil desenvolveu uma solução exclusiva que gerencia de forma remota e inteligente todos os ativos da planta em tempo real. Um exemplo é o AssetVista, desenvolvido pela empresa no país. A solução é capaz de delinear uma estratégia assertiva e eficiente de manutenção e serviços. Por meio do mapeamento imediato de dados relevantes e com uma interface de fácil utilização, é possível gerar relatórios detalhados para a tomada de decisão.
Outro importante diferencial do projeto é o sistema truckless, que utiliza 37 quilômetros de correias transportadoras para movimentar todo o minério na mina, ao invés de 100 caminhões fora-de-estrada que seriam necessários para realizar esta tarefa em uma planta convencional. A substituição dos caminhões pelas correias transportadoras permitirá a redução de 77% do consumo de combustível. Esses dados se referem à operação total da planta (3 linhas de produção) e no período de 1 ano.

Sobre a ABB - A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder pioneira de tecnologia em produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, servindo clientes industriais, concessionárias, transporte e infraestrutura de forma global. Por mais de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de aparelhos conectados por meio de sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle através de todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. Com um patrimônio de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. www.abb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário