sexta-feira, 28 de outubro de 2016

“Através da Sombra”, de Walter Lima Jr, estreia em 10 de novembro, depois de correr o circuito de festivais

Laura (Virginia Cavendish) é contratada como professora de duas crianças órfãs por Afonso (Domingos Montagner), tio delas. As crianças vivem numa fazenda de café e é para lá que Laura se muda.
 
Elisa (Mel Maia), a sobrinha mais nova e doce, se apega rapidamente a Laura, enquanto seu irmão é enviado a um internato. Porém, nem tudo é tranquilo na vida no campo. Laura sente que as crianças estão sob a influência maligna de espíritos hostis que ali viveram, e se empenha em descobrir o que está por trás de todo esse mistério, sem perceber que ela mesma poderá estar envolvida numa trama diabólica.
 
Através da Sombra”, que estreia em 10 de novembro, é um suspense psicológico baseado no clássico da literatura fantástica mundial A Volta do Parafuso (1898), do escritor britânico Henry James,com adaptação e direção de Walter Lima Jr. e produção de Maria Dulce Saldanha e Virginia Cavendish.
 
O longa foi exibido no Festival do Rio, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, na Mostra de Cinema de Tiradentes, no Fantaspoa - Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2016, onde recebeu os prêmios de melhor roteiro e melhor atriz (Virginia Cavendish) e no FestAruanda (João Pessoa-PA), em que foi premiado nas categorias de melhor direção de fotografia e melhor atriz (Virginia Cavendish).
 
Produzido pela Cinelândia Produções em parceria com a Casa Forte Produções, “Através da Sombra” tem coprodução da Globo Filmes e do Telecine e é distribuído pela Europa Filmes. O filme traz Virginia Cavendish como a protagonista Laura e o elenco se completa com Domingos Montagner, Ana Lucia Torre, Isabel Gueron e as crianças Mel Maia e XandeValois.
 
O DIRETOR
Trabalhou na criação da Ci­nemateca do MAM e começou no cinema como assistente de direção em “Deus e o diabo na terra do sol”. Em 1965, lançou seu primeiro longa, “Menino de engenho”. Recebeu o Urso de Prata em Berlim 1969 por Brasil ano 2000. Nos anos 1970, dedicou-se à TV. Com “A lira do delírio” (1978), recebeu cinco prêmios no Festival de Brasília. Por “A ostra e o vento”, recebeu o prêmio CinemAvvenire no Festival de Veneza 1997.
 
Através da Sombra(Brasil, 100 min., 2015)
Direção: Walter Lima Jr
Direção de Fotografia:Pedro Farkas
Direção de Arte: Clovis Bueno
Montagem: Pedro Vinícius
Música Original:Lui Coimbra e Marcos Suzano
Desenho de Som:Diego Gat
Produção de Elenco:Cibele Santa Cruz
Figurino:Valeria Stefani
Maquiagem:Lucila Robirosa
Direção de Produção:Fernanda Polastri
Produtoras: Maria Dulce Saldanha e Virginia Cavendish
Produção Executiva:Gisela Camara e Maria Dulce Saldanha
Produção: Cinelândia Produções e Casa Forte Produções
Coprodução: Globo Filmes e Telecine
Distribuição: Europa Filmes
 
PRODUÇÃO
 
CINELÂNDIA PRODUÇÕES
A Cinelândia Produções foi fundada em 2002 no Rio de Janeiro por Maria Dulce Saldanha e Diego de La Texera.  Lançou no Brasil sua primeira produção “Meteoro”, longa-metragem escrito e dirigido por Diego de La Texera e produzido por Maria Dulce Saldanha, que participou de festivais internacionais como o Festival de San Sebastián, Chicago InternationalFilm Festival, Toulouse, Lleida, Santo Domingo (prêmio de melhor trilha sonora), Festival Internacional de Porto Rico (prêmio de melhor filme), 3° Rencontredu cinema de aventure de Manaus, HBO Latino de Nova York.
 
Em 2014, finalizou o curta de ficção “Beso de Bala” de Diego de La Texera, coproduzido com a nicaraguense LupeLupeProductions e, em 2015, realizou o documentário de curta-metragem “Na Cola do Sapateado, Viajando pelo Brasil”, escrito e dirigido por Maria Dulce Saldanha. Produziu também a trilha e o som do curta-metragem “O Bolo”, de Robert Guimarães.
 
No teatro, produziu o musical “Na Cola do Sapateado” de Tânia Nardini, em coprodução com a Catsapá Produções, que ficou um ano e meio em cartaz no Rio de Janeiro e segue atualmente em turnê nacional. O espetáculo já foi visto por mais de cem mil espectadores e está sendo adaptado para o cinema. Na literatura, lançou a novela “Sandino!” de Diego de La Texera, em janeiro de 2016.
 
CASA FORTE PRODUÇÕES
A Casa Forte Produções Artísticas foi criada em 2004 pela atriz e produtora Virginia Cavendish com o objetivo de realizar espetáculos teatrais e obras audiovisuais. Já produziu espetáculos adultos que circularam por diversos estados brasileiros, tendo grande sucesso de público e crítica. Entre eles, “Não Vamos Pagar!”, de Dario Fo, com direção de Inez Viana; “HeddaGabler”, de Henrik Ibsen, com direção de Walter Lima Jr; e “Comendo entre as Refeições”, de Donald Margulies, com direção de Walter Lima Jr. No cinema, “Através da Sombra”, de Walter Lima Jr., é sua primeira coprodução.
 
Antes de fundar a Casa Forte Produções, Virginia produziu dois espetáculos teatrais: “Lisbela e o Prisioneiro”, de Osman Lins, com direção de Guel Arraes, e “A Ver Estrelas”, com texto e direção de João Falcão.  Já no cinema, foi produtora associada do filme “Lisbela e o Prisioneiro”, de Osman Lins, com adaptação de Guel Arraes, Pedro Cardoso e Jorge Furtado.
 
 
COPRODUÇÃO
 
GLOBO FILMES
Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 160 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, incluindo comédias, infantis, romances, dramas e aventuras, apostando em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como 'Tropa de Elite 2', 'Se Eu Fosse Você 2', '2 Filhos de Francisco', ‘O Palhaço’, ‘Getúlio’, 'Carandiru', 'Nosso Lar' e 'Cidade de Deus' – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.
 
TELECINE
Há 24 anos, a Rede Telecine estreia na TV brasileira o melhor do cinema mundial, cada vez mais rápido. Joint-venture entre a Globosat e os quatro maiores estúdios de Hollywood – Paramount, MGM, Universal e Fox – também exibe com exclusividade as produções da Disney, além de sucessos do mercado independente.
 
Visando investir cada vez mais na produção cinematográfica nacional, a Rede Telecine lançou, em 2008, o Telecine Productions, selo de coprodução de títulos em parceria com grandes produtoras brasileiras. Além de estimular a criação de novos filmes e garantir sua exibição com exclusividade nos canais da Rede, em algumas produções, o Telecine exibe versões exclusivas. 
 
A Rede Telecine é líder absoluta entre os canais de filmes da TV por assinatura. Em 2014, pelo décimo ano consecutivo, exibiu o filme mais assistido na TV paga brasileira. Com o menor índice de repetição e os maiores e mais recentes longas do mercado brasileiro, o Telecine reúne as 10 maiores bilheterias do cinema em 2014. Nos últimos 20 anos, estreou com exclusividade 13 vencedores do Oscar de Melhor Filme.
 
 
DISTRIBUIÇÃO
 
EUROPA FILMES
Desde 1990 no mercado de distribuição, a Europa Filmes, empresa de Wilson Feitosa, garante um local de destaque entre as distribuidoras independentes ao levar ao público importantes obras do cinema nacional e internacional.
 
Títulos inesquecíveis e premiados como “O Paciente Inglês”, “O Pianista”, “Menina de Ouro”, “O Segredo de Brokeback Mountain”, “O Segredo de Seus Olhos” e “Quem Quer Ser Um Milionário?” ficam ao lado de grandes destaques do cinema nacional, como “Central do Brasil”, “Olga”, “O Invasor”, “Tainá”, “Os Normais”, “A Grande Família”, “Lula – O Filho do Brasil” e “Tropa de Elite 2”.
 
Dando continuidade ao trabalho relevante que sempre desenvolveu no Home Vídeo – com recordes de venda para títulos nacionais nesse formato –, a distribuidora investe em conteúdos e parcerias para novos formatos, como o Blu-Ray, VOD e mobile, para acompanhar as constantes mudanças do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário