sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Comissão Europeia de Turismo anuncia os vencedores da 27ª Edição do Concurso Europa de Jornalismo

Oito profissionais ganharam viagens para Mônaco e Flandres, na Bélgica

 A Comissão Europeia de Turismo realizou no Dia Mundial do Turismo, ontem, o coquetel de premiação da 27ª edição do Concurso Europa de Jornalismo. Os apresentadores de TV Cristian Dimitrius e Karina Oliani foram mestres de cerimônias do evento, que contou com a presença de jornalistas, blogueiros e profissionais de setor. Este ano, os vencedores ganharam viagens para Mônaco e Flandres, Bélgica.

“É um orgulho saber que a participação excedeu as nossas expectativas o que mostra que estamos no caminho certo”, diz o presidente da Comissão Europeia de Turismo Bernardo Cardoso.  Neste ano foram quase 250 inscritos.

O melhor trabalho online foi para Silvia Reali, do site Catraca Livre, com a reportagem Évora, a viagem que veio do céu. Para ela, o concurso valoriza todos os profissionais, como videomarkers, fotógrafos, blogueiros e ainda incentiva novos talentos. “Fiquei muito feliz. O interessante é que não íamos para Évora. Fizemos o trajeto para cinco cidades portuguesas que tinham o mesmo nome de outras cidades do Pará”, explica Silvia sobre a reportagem que ganhou a premiação.  A autora ficou encantada com o lugar que foi imortalizado por um poema da escritora portuguesa Florbela Espanca.

Houve um fato inédito nesta edição: pai e filha, jornalistas de veículos diferentes, foram vencedores em categorias distintas. Carolina Maia, da Revista Viajar pelo Mundo, ganhou pela categoria país anfitrião com o texto “Bélgica – um destino para se descobrir: “Foi uma dupla emoção. Eu me inspirei a fazer jornalismo por causa do meu pai”. O jornalista Roberto Maia com a reportagem “Mercados de Natal”, da Revista Qual Viagem, disse que é a primeira vez que se inscreveu na premiação. “Nos outros anos eu sempre perdia o prazo. Neste ano, a Carolina ficou me cobrando para me inscrever”, acrescenta que ficou emocionado por sua filha.

Além da viagem para Mônaco e Flandres, norte da Bélgica, os vencedores poderão optar em experimentar o Programa Stopover da TAP – onde os passageiros com destino final para a Europa ou África –  são convidados a desfrutar dos encantos de Lisboa ou Porto por até três dias.


Categoria de melhor matéria de jornal
Jornalista: Felipe Arruda Mortara
Veículo: Estadão
Matéria: O caminho de cada um

Categoria de melhor matéria de revista
Jornalista: Denise Bobadilha
Veículo: Viaje Mais Luxo
Matéria: Lisboa em alto nível

Categoria de melhor matéria online
Jornalista: Silvia Reali
Veículo: Catraca Livre
Matéria: Évora, a viagem que veio do céu

Categoria de melhor matéria sobre os países anfitriões
Jornalista: Carolina Maia
Veículo: Viajar pelo Mundo
Matéria: Bélgica – um destino para se descobrir

Categoria de melhor matéria sobre Europa
Jornalista: Roberto Maia
Veículo: Revista Qual Viagem
Matéria: Mercados de Natal

Categoria de melhor trabalho fotográfico
Jornalista: Lamberto Scipioni
Veículo: Revista Oásis
Matéria: Mozart checo. Na Boêmia, de corpo e alma.

Categoria de melhor trabalho videográfico
Jornalista: Rosana Castro
Veículo: Jornal Record
Matéria: Nos Trilhos dos Alpes

Categoria de Prêmio Revelação
Jornalista: Anna Laura Wolff
Veículo: Carpe Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário