sábado, 16 de maio de 2015

O BMW Group começa bem o ano de 2015


·         Novos recordes para o volume de vendas, rendimentos e lucros no primeiro trimestre;
·         Os rendimentos do Grupo cresceram de 14,7% para € 20,9 bilhões;
·         Lucro antes do resultado financeiro foi 20,6% superior, com € 2,5 bilhões;
·         O lucro antes dos impostos aumentou para cerca de € 2,3 bilhões;
·         Margem de lucro antes do imposto de renda do segmento automotivo foi de 9,5%;
·         As perspectivas de lucro para o ano atual foram confirmadas.

BMW Group continuou com um bom desempenho durante os primeiros três meses de 2015, com volume de vendas, rendimentos, lucro antes do resultado financeiro e lucro antes dos impostos conquistando novos recordes para o período do primeiro trimestre.

A receita do grupo cresceu significativamente, em 14,7%, chegando a € 20,92 bilhões (2014: € 18,23 bilhões). O lucro antes do resultado financeiro (EBIT) para o período de três meses cresceu de 20,6% para € 2,52 bilhões (2014: 2,09 bilhões), graças aos desempenhos sólidos dos segmentos Automotivo, de Motocicletas e de Serviços Financeiros. A margem de EBIT para o grupo foi de 12,1% (2014: 11,5%). O lucro antes de impostos (EBT) avançou em 5,1%, chegando em € 2,27 milhões (2014: 2,16 bilhões). O lucro líquido ficou em 1,51 milhão (2014: 1,46 milhão de euros), 4,0% à frente do primeiro trimestre do ano anterior.

volume de vendas de automóveis do BMW Group cresceu 8,1%, para 526.669 unidades (2014: 487.024 unidades), estabelecendo assim um novo recorde para o período. “Nós tivemos um bom começo em 2015”, comentou Norbert Reithofer, Presidente do Conselho Administrativo da BMW AG, na quarta-feira, em Munique.

Segmento automotivo: A margem de EBIT na extremidade superior da meta
receita do segmento automotivo aumentou 14,1% no primeiro trimestre, para € 18,90 bilhões (2014: € 16,56 bilhões), devido ao aumento no volume de vendas e alterações nas taxas fixas de câmbio. O EBIT subiu 13,5%, para € 1,80 milhão (2014: 1,56 milhão). Amargem de EBIT no segmento automotivo permaneceu inalterada em 9,5% e está, portanto, na metade superior da meta, que é entre 8 e 10%. O lucro antes de impostos, que totalizou € 1,63 milhão (2014: 1,64 milhão; -0,5%), ficou em um nível parecido com o do ano anterior. Os lucros foram pressionados por uma série de fatores, como perdas de justo valor reconhecidas em instrumentos derivados sobre mercadorias.

A marca BMW também registrou novos recordes no volume de vendas, com 451.576 unidades (2014: 428.259 unidades; + 5,4%) vendidas durante o primeiro trimestre. O crescimento no volume veio de inúmeros modelos, incluindo o BMW X5 e a Série 4, 5 e 6, cada um deles alcançou a pole position em seus segmentos relevantes.

BMW Série 2 registrou um volume total de vendas de 27.930 unidades (2014: 2.608 unidades) no período de janeiro a março. As vendas do BMW Série 3 permaneceram a um nível elevado, com 107.283 unidades (2014: 116.671 unidades; -8,0%) vendidas durante o período. Como os modelos Cabrio e Coupé são agora parte do BMW Série 4, as vendas mais do que dobraram, para 36.545 unidades (2014: 17.709 unidades).

Os vários modelos da família BMW X também continuam muito desejados. As vendas do primeiro trimestre do BMW X4 totalizaram 13.925 unidades. O BMW X5 registrou um salto de 29,7% no volume de vendas, chegando a 40.242 unidades (2014: 31.025 unidades), enquanto o BMW X6 aumentou as vendas em 4,7% para 9.588 unidades (2014: 9.160 unidades). O BMW i permanece na estrada para o sucesso, com um total de 6.636 unidades (2014: 2.022 unidades; + 228,2%) vendidas no primeiro trimestre.

MINI também registrou um novo recorde para as entregas aos clientes no primeiro trimestre, registrando um volume de vendas de 74.312 unidades (2014: 57.868 unidades), 28,4% acima do ano anterior. As vendas do MINI (3 e 5 portas) mais do que dobraram, chegando a 47.922 unidades (2014: 17.860 unidades).

No segmento de veículos ultraluxosos, a Rolls-Royce Motor Cars alcançou o segundo melhor desempenho em volume de vendas no primeiro trimestre de sua história, com 781 unidades entregues aos clientes (2014: 897 unidades; -12,9%), incluindo 310 unidades (2014: 305 unidades; + 1,6%) do Rolls-Royce Ghost.

Em linha com sua estratégia de uma distribuição equilibrada das vendas mundiais, o BMW Group registrou um crescimento no volume de vendas em todas as principais regiões de vendas.

Na Europa, as vendas de três marcas de automóveis do grupo aumentaram 9,6%, para 234.849 unidades (2014: 214.210 unidades). O volume de vendas foi 3,4% maior na Alemanha, com 64.610 unidades (2014: 62.502 unidades). O número de veículos vendidos no Reino Unido cresceu 15,1%, para 53.534 unidades (2014: 46.500 unidades).

Um total de 166.678 unidades (2014: 158.582 unidades; + 5,1%) foi vendido na Ásia, incluindo as vendas na China continental, que cresceram 6,4%, para 115.078 unidades (2014: 108.143 unidades).

Na região das Américas, o volume de vendas cresceu 9,9%, para 109.743 unidades (2014: 99.840 unidades), com um aumento significativo nas vendas nos EUA de 12,6% para 91.479 unidades (2014: 81.248 unidades).

Segmento de motocicletas registra novos recordes
O segmento de motocicletas continua com um bom desempenho. Os rendimentos do segmento para o período de três meses cresceram 20,1% para € 567 milhões (2014: € 472 milhões) apoiados por bons volumes de vendas e uma linha de modelos de alto valor. O EBIT cresceu 79,7% para € 115 milhões (2014: € 64 milhões), enquanto o lucro antes de impostos avançou 81,0%, para 114 milhões (2014: € 63 milhões). O volume de vendas subiu 9,2% para 31.370 unidades (2014: 28.719 unidades). Os valores relatados para os lucros e o volume de vendas representaram novos recordes para o primeiro trimestre. A tendência de alta nos negócios foi impulsionada ainda mais pelos novos modelos BMW R 1200 R, R 1200 RS, S 1000 RR, S 1000 XR e F 800 R, que têm estado nos showrooms desde março.

Mais um trimestre de sucesso para o BMW Group Serviços Financeiros
O segmento de serviços financeiros continuou com o bom desempenho durante o período de janeiro a março, registrando novos recordes no primeiro trimestre. Os rendimentos do segmento foram 23,9% maiores em € 6,06 bilhões (2014: € 4,90 bilhões), enquanto os lucros antes de impostos aumentaram 23,4% para € 559 milhões (2014: € 453 milhões). O resultado do segmento se beneficiou particularmente de evoluções favoráveis nas taxas de câmbio.

No total, 384.565 (2014: 348.072) novos contratos de financiamento e locação foram assinados durante o primeiro trimestre, 10,5% a mais que no ano anterior. O número de contratos de locação e financiamento aumentou 6,0% para um total de 4.419.817 contratos (2014: 4.170.318 contratos).

A força de trabalho aumentou
O tamanho da força de trabalho cresceu 5,5% em relação ao final do primeiro trimestre do ano anterior. No geral, o BMW Group tinha uma força de trabalho no mundo inteiro de 117.554 colaboradores no final do período de referência (31 de março de 2014: 111.378 colaboradores). O BMW Group continua a recrutar engenheiros e outros trabalhadores qualificados para manter o ritmo da crescente demanda por veículos do BMW Group, levar as inovações adiante e desenvolver novas tecnologias.

O BMW Group reafirma as metas para o ano inteiro
O BMW Group pode olhar para o resto do ano com confiança, graças a sua atraente variedade de modelos. As condições econômicas em algumas regiões, no entanto, continuam a apresentar desafios. A situação do mercado de automóveis russo, por exemplo, deve se manter difícil. O processo contínuo de normalização do mercado de automóveis chinês também deve continuar, resultando em um crescimento menos dinâmico.

O BMW Group prevê um aumento nos custos com pessoal ao longo do ano fiscal atual, bem como das despesas iniciais em andamento para um maior crescimento e novas tecnologias. O ambiente político e econômico também deverá permanecer volátil.

O BMW Group espera um impulso em 2015, por conta de sua atraente variedade de modelos, do lançamento de 15 novos modelos no mercado e revisões de modelos e também devido ao desenvolvimento positivo previsto para os mercados automotivos internacionais.

O BMW Group reafirma as suas metas para o ano inteiro. “Temos o objetivo de alcançar um crescimento sólido em 2015 e, consequentemente, novos recordes para o volume de vendas e lucros antes de impostos”, comentou Reithofer. O BMW Group também prevê que permanecerá como o fabricante líder mundial de veículos premium em 2015.

Os rendimentos do segmento automotivo deverão crescer significativamente devido ao aumento nos volumes de vendas e nos fatores de taxas de câmbio. A empresa já esperava um crescimento sólido dos rendimentos. A margem de EBIT em 2015 deverá se manter dentro da meta, entre 8 e 10%.

O BMW Group prevê que o segmento de motocicletas continuará com sua tendência de alta no ano atual, ajudado pelas contribuições positivas dos novos modelos lançados a tempo para o início da temporada de motociclismo. As vendas de motocicletas da BMW ao longo do ano como um todo deverão crescer de maneira sólida.

segmento de serviços financeiros também deverá permanecer com um bom desempenho ao longo de 2015. Apesar do aumento dos requisitos de capital próprio ao redor do mundo, o BMW Group prevê um retorno sobre o patrimônio (ROE) alinhado com o nível do ano anterior (2014: 19,4%), mantendo-se assim à frente da meta de pelo menos 18%.

As previsões do BMW Group para o ano fiscal de 2015 se baseiam no pressuposto de que as condições políticas e econômicas permanecerão mais ou menos estáveis.


BMW Group – panorama geral
1º semestre
de 2015
1º semestre
de 2014*
Alteração
em %
Volume de vendas




Automotivo
unidades
526.669
487.024
8,1
Dos quais:




BMW
unidades
451.576
428.259
5,4
MINI
unidades
74.312
57.868
28,4
Rolls-Royce
unidades
781
897
-12,9
Motocicletas
unidades
31.370
28.719
9,2
Força de trabalho1

117.554
111.378
5,5
Rendimentos
Milhões de euros
20.917
18.235
14,7
Dos quais:




Automotivo
Milhões de euros
18.893
16.559
14,1
Motocicletas
Milhões de euros
567
472
20,1
Serviços Financeiros
Milhões de euros
6.058
4.890
23,9
Outras entidades
Milhões de euros
2
2
-
Eliminações
Milhões de euros
-4.603
-3.688
-24,8
Lucros antes do resultado financeiro (EBIT)
Milhões de euros
2.521
2.090
20,6
Dos quais:




Automotivo
Milhões de euros
1.794
1.580
13,5
Motocicletas
Milhões de euros
115
64
79,7
Serviços Financeiros
Milhões de euros
555
465
19,4
Outras entidades
Milhões de euros
40
10
-
Eliminações
Milhões de euros
17
-29
-
Lucros antes de impostos (EBT)
Milhões de euros
2.269
2.159
5,1
Dos quais:




Automotivo
Milhões de euros
1.634
1.643
-0,5
Motocicletas
Milhões de euros
114
63
81,0
Serviços Financeiros
Milhões de euros
559
453
23,4
Outras entidades
Milhões de euros
-23
57
-
Eliminações
Milhões de euros
-15
-57
73,7
Imposto de rende
Milhões de euros
-753
-701
-7,4
Lucro líquido
Milhões de euros
1.516
1.458
4,0
Ganhos por ação2
euros
2,30/2,30
2,22/2,22
3,6/3,6
*Números do ano anterior parcialmente ajustados de acordo com a IAS 8
1 Os números excluem os contratos de trabalho inativos, funcionários no trabalho e em fases fora do trabalho com acordos de trabalho de meio período para pré-aposentadoria e escalões salariais mais baixos
2 Ganhos por ação ordinária/preferencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário