· Novos recordes para o volume de vendas, rendimentos e lucros no primeiro trimestre;
· Os rendimentos do Grupo cresceram de 14,7% para € 20,9 bilhões;
· Lucro antes do resultado financeiro foi 20,6% superior, com € 2,5 bilhões;
· O lucro antes dos impostos aumentou para cerca de € 2,3 bilhões;
· Margem de lucro antes do imposto de renda do segmento automotivo foi de 9,5%;
· As perspectivas de lucro para o ano atual foram confirmadas.
BMW Group continuou com um bom desempenho durante os primeiros três meses de 2015, com volume de vendas, rendimentos, lucro antes do resultado financeiro e lucro antes dos impostos conquistando novos recordes para o período do primeiro trimestre.
A receita do grupo cresceu significativamente, em 14,7%, chegando a € 20,92 bilhões (2014: € 18,23 bilhões). O lucro antes do resultado financeiro (EBIT) para o período de três meses cresceu de 20,6% para € 2,52 bilhões (2014: 2,09 bilhões), graças aos desempenhos sólidos dos segmentos Automotivo, de Motocicletas e de Serviços Financeiros. A margem de EBIT para o grupo foi de 12,1% (2014: 11,5%). O lucro antes de impostos (EBT) avançou em 5,1%, chegando em € 2,27 milhões (2014: 2,16 bilhões). O lucro líquido ficou em 1,51 milhão (2014: 1,46 milhão de euros), 4,0% à frente do primeiro trimestre do ano anterior.
O volume de vendas de automóveis do BMW Group cresceu 8,1%, para 526.669 unidades (2014: 487.024 unidades), estabelecendo assim um novo recorde para o período. “Nós tivemos um bom começo em 2015”, comentou Norbert Reithofer, Presidente do Conselho Administrativo da BMW AG, na quarta-feira, em Munique.
Segmento automotivo: A margem de EBIT na extremidade superior da meta
A receita do segmento automotivo aumentou 14,1% no primeiro trimestre, para € 18,90 bilhões (2014: € 16,56 bilhões), devido ao aumento no volume de vendas e alterações nas taxas fixas de câmbio. O EBIT subiu 13,5%, para € 1,80 milhão (2014: 1,56 milhão). Amargem de EBIT no segmento automotivo permaneceu inalterada em 9,5% e está, portanto, na metade superior da meta, que é entre 8 e 10%. O lucro antes de impostos, que totalizou € 1,63 milhão (2014: 1,64 milhão; -0,5%), ficou em um nível parecido com o do ano anterior. Os lucros foram pressionados por uma série de fatores, como perdas de justo valor reconhecidas em instrumentos derivados sobre mercadorias.
A marca BMW também registrou novos recordes no volume de vendas, com 451.576 unidades (2014: 428.259 unidades; + 5,4%) vendidas durante o primeiro trimestre. O crescimento no volume veio de inúmeros modelos, incluindo o BMW X5 e a Série 4, 5 e 6, cada um deles alcançou a pole position em seus segmentos relevantes.
O BMW Série 2 registrou um volume total de vendas de 27.930 unidades (2014: 2.608 unidades) no período de janeiro a março. As vendas do BMW Série 3 permaneceram a um nível elevado, com 107.283 unidades (2014: 116.671 unidades; -8,0%) vendidas durante o período. Como os modelos Cabrio e Coupé são agora parte do BMW Série 4, as vendas mais do que dobraram, para 36.545 unidades (2014: 17.709 unidades).
Os vários modelos da família BMW X também continuam muito desejados. As vendas do primeiro trimestre do BMW X4 totalizaram 13.925 unidades. O BMW X5 registrou um salto de 29,7% no volume de vendas, chegando a 40.242 unidades (2014: 31.025 unidades), enquanto o BMW X6 aumentou as vendas em 4,7% para 9.588 unidades (2014: 9.160 unidades). O BMW i permanece na estrada para o sucesso, com um total de 6.636 unidades (2014: 2.022 unidades; + 228,2%) vendidas no primeiro trimestre.
O MINI também registrou um novo recorde para as entregas aos clientes no primeiro trimestre, registrando um volume de vendas de 74.312 unidades (2014: 57.868 unidades), 28,4% acima do ano anterior. As vendas do MINI (3 e 5 portas) mais do que dobraram, chegando a 47.922 unidades (2014: 17.860 unidades).
No segmento de veículos ultraluxosos, a Rolls-Royce Motor Cars alcançou o segundo melhor desempenho em volume de vendas no primeiro trimestre de sua história, com 781 unidades entregues aos clientes (2014: 897 unidades; -12,9%), incluindo 310 unidades (2014: 305 unidades; + 1,6%) do Rolls-Royce Ghost.
Em linha com sua estratégia de uma distribuição equilibrada das vendas mundiais, o BMW Group registrou um crescimento no volume de vendas em todas as principais regiões de vendas.
Na Europa, as vendas de três marcas de automóveis do grupo aumentaram 9,6%, para 234.849 unidades (2014: 214.210 unidades). O volume de vendas foi 3,4% maior na Alemanha, com 64.610 unidades (2014: 62.502 unidades). O número de veículos vendidos no Reino Unido cresceu 15,1%, para 53.534 unidades (2014: 46.500 unidades).
Um total de 166.678 unidades (2014: 158.582 unidades; + 5,1%) foi vendido na Ásia, incluindo as vendas na China continental, que cresceram 6,4%, para 115.078 unidades (2014: 108.143 unidades).
Na região das Américas, o volume de vendas cresceu 9,9%, para 109.743 unidades (2014: 99.840 unidades), com um aumento significativo nas vendas nos EUA de 12,6% para 91.479 unidades (2014: 81.248 unidades).
Segmento de motocicletas registra novos recordes
O segmento de motocicletas continua com um bom desempenho. Os rendimentos do segmento para o período de três meses cresceram 20,1% para € 567 milhões (2014: € 472 milhões) apoiados por bons volumes de vendas e uma linha de modelos de alto valor. O EBIT cresceu 79,7% para € 115 milhões (2014: € 64 milhões), enquanto o lucro antes de impostos avançou 81,0%, para €114 milhões (2014: € 63 milhões). O volume de vendas subiu 9,2% para 31.370 unidades (2014: 28.719 unidades). Os valores relatados para os lucros e o volume de vendas representaram novos recordes para o primeiro trimestre. A tendência de alta nos negócios foi impulsionada ainda mais pelos novos modelos BMW R 1200 R, R 1200 RS, S 1000 RR, S 1000 XR e F 800 R, que têm estado nos showrooms desde março.
Mais um trimestre de sucesso para o BMW Group Serviços Financeiros
O segmento de serviços financeiros continuou com o bom desempenho durante o período de janeiro a março, registrando novos recordes no primeiro trimestre. Os rendimentos do segmento foram 23,9% maiores em € 6,06 bilhões (2014: € 4,90 bilhões), enquanto os lucros antes de impostos aumentaram 23,4% para € 559 milhões (2014: € 453 milhões). O resultado do segmento se beneficiou particularmente de evoluções favoráveis nas taxas de câmbio.
No total, 384.565 (2014: 348.072) novos contratos de financiamento e locação foram assinados durante o primeiro trimestre, 10,5% a mais que no ano anterior. O número de contratos de locação e financiamento aumentou 6,0% para um total de 4.419.817 contratos (2014: 4.170.318 contratos).
A força de trabalho aumentou
O tamanho da força de trabalho cresceu 5,5% em relação ao final do primeiro trimestre do ano anterior. No geral, o BMW Group tinha uma força de trabalho no mundo inteiro de 117.554 colaboradores no final do período de referência (31 de março de 2014: 111.378 colaboradores). O BMW Group continua a recrutar engenheiros e outros trabalhadores qualificados para manter o ritmo da crescente demanda por veículos do BMW Group, levar as inovações adiante e desenvolver novas tecnologias.
O BMW Group reafirma as metas para o ano inteiro
O BMW Group pode olhar para o resto do ano com confiança, graças a sua atraente variedade de modelos. As condições econômicas em algumas regiões, no entanto, continuam a apresentar desafios. A situação do mercado de automóveis russo, por exemplo, deve se manter difícil. O processo contínuo de normalização do mercado de automóveis chinês também deve continuar, resultando em um crescimento menos dinâmico.
O BMW Group prevê um aumento nos custos com pessoal ao longo do ano fiscal atual, bem como das despesas iniciais em andamento para um maior crescimento e novas tecnologias. O ambiente político e econômico também deverá permanecer volátil.
O BMW Group espera um impulso em 2015, por conta de sua atraente variedade de modelos, do lançamento de 15 novos modelos no mercado e revisões de modelos e também devido ao desenvolvimento positivo previsto para os mercados automotivos internacionais.
O BMW Group reafirma as suas metas para o ano inteiro. “Temos o objetivo de alcançar um crescimento sólido em 2015 e, consequentemente, novos recordes para o volume de vendas e lucros antes de impostos”, comentou Reithofer. O BMW Group também prevê que permanecerá como o fabricante líder mundial de veículos premium em 2015.
Os rendimentos do segmento automotivo deverão crescer significativamente devido ao aumento nos volumes de vendas e nos fatores de taxas de câmbio. A empresa já esperava um crescimento sólido dos rendimentos. A margem de EBIT em 2015 deverá se manter dentro da meta, entre 8 e 10%.
O BMW Group prevê que o segmento de motocicletas continuará com sua tendência de alta no ano atual, ajudado pelas contribuições positivas dos novos modelos lançados a tempo para o início da temporada de motociclismo. As vendas de motocicletas da BMW ao longo do ano como um todo deverão crescer de maneira sólida.
O segmento de serviços financeiros também deverá permanecer com um bom desempenho ao longo de 2015. Apesar do aumento dos requisitos de capital próprio ao redor do mundo, o BMW Group prevê um retorno sobre o patrimônio (ROE) alinhado com o nível do ano anterior (2014: 19,4%), mantendo-se assim à frente da meta de pelo menos 18%.
As previsões do BMW Group para o ano fiscal de 2015 se baseiam no pressuposto de que as condições políticas e econômicas permanecerão mais ou menos estáveis.
BMW Group – panorama geral
|
1º semestre
de 2015
|
1º semestre
de 2014*
|
Alteração
em %
| |
Volume de vendas
| ||||
Automotivo
|
unidades
|
526.669
|
487.024
|
8,1
|
Dos quais:
| ||||
BMW
|
unidades
|
451.576
|
428.259
|
5,4
|
MINI
|
unidades
|
74.312
|
57.868
|
28,4
|
Rolls-Royce
|
unidades
|
781
|
897
|
-12,9
|
Motocicletas
|
unidades
|
31.370
|
28.719
|
9,2
|
Força de trabalho1
|
117.554
|
111.378
|
5,5
| |
Rendimentos
|
Milhões de euros
|
20.917
|
18.235
|
14,7
|
Dos quais:
| ||||
Automotivo
|
Milhões de euros
|
18.893
|
16.559
|
14,1
|
Motocicletas
|
Milhões de euros
|
567
|
472
|
20,1
|
Serviços Financeiros
|
Milhões de euros
|
6.058
|
4.890
|
23,9
|
Outras entidades
|
Milhões de euros
|
2
|
2
|
-
|
Eliminações
|
Milhões de euros
|
-4.603
|
-3.688
|
-24,8
|
Lucros antes do resultado financeiro (EBIT)
|
Milhões de euros
|
2.521
|
2.090
|
20,6
|
Dos quais:
| ||||
Automotivo
|
Milhões de euros
|
1.794
|
1.580
|
13,5
|
Motocicletas
|
Milhões de euros
|
115
|
64
|
79,7
|
Serviços Financeiros
|
Milhões de euros
|
555
|
465
|
19,4
|
Outras entidades
|
Milhões de euros
|
40
|
10
|
-
|
Eliminações
|
Milhões de euros
|
17
|
-29
|
-
|
Lucros antes de impostos (EBT)
|
Milhões de euros
|
2.269
|
2.159
|
5,1
|
Dos quais:
| ||||
Automotivo
|
Milhões de euros
|
1.634
|
1.643
|
-0,5
|
Motocicletas
|
Milhões de euros
|
114
|
63
|
81,0
|
Serviços Financeiros
|
Milhões de euros
|
559
|
453
|
23,4
|
Outras entidades
|
Milhões de euros
|
-23
|
57
|
-
|
Eliminações
|
Milhões de euros
|
-15
|
-57
|
73,7
|
Imposto de rende
|
Milhões de euros
|
-753
|
-701
|
-7,4
|
Lucro líquido
|
Milhões de euros
|
1.516
|
1.458
|
4,0
|
Ganhos por ação2
|
euros
|
2,30/2,30
|
2,22/2,22
|
3,6/3,6
|
*Números do ano anterior parcialmente ajustados de acordo com a IAS 8
1 Os números excluem os contratos de trabalho inativos, funcionários no trabalho e em fases fora do trabalho com acordos de trabalho de meio período para pré-aposentadoria e escalões salariais mais baixos
2 Ganhos por ação ordinária/preferencial
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