quinta-feira, 28 de maio de 2015

LAN reforça operação regional na América do Sul e doméstica no Chile para as partidas da Copa América

Companhia oferecerá voos fretados e voos adicionais em países como Uruguai, Argentina e Peru e
dobrará a oferta de voos em rotas que ligam Santiago a cidades como La Serena e Temuco 
Com o objetivo de facilitar as viagens dos torcedores durante a Copa América, a LAN – que junto com a TAM é uma das Companhias Aéreas Oficiais do torneio – disponibilizará mais voos para passageiros com origem tanto na América do Sul quanto dentro do próprio Chile.
 
Entre os dias 11 de junho e 4 de julho, a companhia oferecerá mais de 761 voos internacionais para o Chile, além de mais de 1.270 voos domésticos, garantindo aos seus passageiros a mais completa opção de itinerário até as diversas cidades-sede.
 
A companhia terá voos internacionais especiais sem escala para La Serena e Temuco durante o torneio, sendo dois na rota Montevideo-La Serena-Montevideo, dois na rota Buenos Aires-La Serena-Buenos Aires e um na rota Lima-Temuco-Lima. As frequências adicionais fazem parte do plano de reforço que contempla mais de 20 aviões fretados regionais e outros 20 adicionais dentro do Chile.  
 
No país-sede, a companhia irá até dobrar a oferta de voos entre Santiago e algumas cidades-sede. A LAN passará a oferecer em La Serena 4 voos em horários normais e até 8 em período de pico. Em Temuco, a companhia aumentará a oferta de 3 voos diários, em média, para até 9 voos. Em Concepción, a companhia oferecerá até 10 voos diários no período de pico e, em Antofagasta, 15 voos.
 
Além disso, LANTOURS e TAM VIAGENS comercializaram mais de 3 mil pacotes turísticos para as diversas cidades-sede da Copa América. Já tiveram início as vendas de pacotes Copa América para as partidas de semifinal e final do torneio, que inclui traslados, 2 noites de estadia e ingressos para os jogos.
 
Com relação ao perfil de passageiro da Copa América, as atrações turísticas mais disputadas pelos estrangeiros que comparecerão ao evento esportivo são o Valle del Elqui, Vinhedos e Centros de Ski em Santiago e Valparaíso.
 
LAN e TAM em números:
  • A indústria aeronáutica projeta um fluxo de cerca de 30 mil viajantes estrangeiros no Chile.  LAN e TAM esperam transportar mais da metade desses passageiros.
  • Total de 20 voos fretados: regionais e dentro do Chile
  • 20 voos adicionais dentro do Chile
  • Mais de 761 voos internacionais durante o período da Copa América
  • Mais de 1.271 voos dentro do Chile durante o período da Copa América nas regiões-sede
  • Entre 11 de junho e 4 de julho, serão operadas um total de 61 aeronaves
  • Mais de 3 mil pacotes turísticos vendidos pela LANTOURS e TAM VIAGENS para a Copa América

Samsung apresenta Galaxy Tab Active

Produto é o primeiro tablet da marca desenvolvido para o ambiente de negócios com todas as funcionalidades profissionais e segurança aprimorada

A Samsung anuncia a chegada ao Brasil do primeiro tablet da marca criado especificamente para empresas – o Galaxy Tab Active. Com design elegante e ao mesmo tempo robusto, o equipamento é ideal para os profissionais assumirem as atuais demandas dos ambientes de negócios. Com o lançamento, a Samsung leva para o mercado corporativo pioneirismo e inovação inspirados nas pessoas.

"Com o mundo corporativo cada vez mais desafiador, as empresas precisam de ferramentas e soluções tecnológicas que entreguem agilidade e segurança para aumentar sua produtividade e crescimento”, diz Fernando Sentomo, Diretor de B2B da área de Mobile da Samsung Brasil. “Com esse lançamento, a Samsung mostra que está preparada para levar seu poder de inovação e alto nível de qualidade, já reconhecidos pelos consumidores finais, para o mercado corporativo”.

Com o objetivo de entender as necessidades móveis dos líderes de negócios, a Samsung participou de uma série de workshops de grupos consultivos, com empresas da Fortune 500, de diversos mercados verticais como varejo, logística e transporte. A combinação dos resultados desta pesquisa com a própria visão de mercado da Samsung levou à criação do Galaxy Tab Active, o primeiro tablet inspirado na visão dos profissionais.

Sem limitações, maior produtividade 

Os recursos do Galaxy Tab Active oferecem funcionalidades completas para os negócios com base em desempenho, durabilidade e proteção, permitindo que os profissionais trabalhem sem limitações dentro e fora do escritório. O equipamento está pronto para enfrentar os ambientes de trabalho mais extremos, e seu design leve, elegante, sofisticado e robusto, juntamente com a bateria substituível, permite que os usuários trabalhem de forma eficiente, onde e quando precisarem.

Os exemplos a seguir oferecem uma compreensão de como o Galaxy Tab Active é a ferramenta ideal para os usuários que necessitam de desempenho e durabilidade:

·         O Galaxy Tab Active possui proteção antichoque, resistindo a uma queda de 1,2 metro com a capa de proteção, e é resistente a água e poeira com a certificação IP67. Os agentes de campo de todas as áreas, como representantes de vendas de automóveis de varejo, poderão agora levar o seu dispositivo móvel para condições adversas, sem precisar se preocupar com a exposição ao calor, frio, poeira ou água;

·         A câmera de 3.1MP Auto Focus pode facilmente ler códigos de barras e a tecnologia NFC do Galaxy Tab Active economiza tempo em comunicações e gestão de processos de trabalho, essencial para a produtividade de profissionais como gerentes de transporte e logística;

·         A “C-Pen”, localizada na parte superior da cobertura de proteção do Galaxy Tab Active, serve para que os profissionais que usam luvas tenham uma opção de entrada alternativa;

·         Para aqueles profissionais constantemente em campo, como os trabalhadores de serviços públicos, o uso quase contínuo é apoiado por uma vida útil de bateria de até 10 horas de duração. No entanto, a bateria removível permite uma troca rápida e fácil para uma bateria nova, quando necessário, que permite o funcionamento sem interrupções.
O Galaxy Tab Active é compatível com o Samsung KNOX, plataforma de segurança móvel da Samsung que mantém os aplicativos e dados seguros.

Disponibilidade

O Samsung Galaxy Tab Active tem conectividade Wi-Fi e LTE e armazenamento de 16GB + MicroSD (até 64GB).

O dispositivo está disponível na cor titânio, vem com a capa de proteção e a C-Pen, e o preço sugerido é de R$ 2.199,00.

Especificações de produto Galaxy Tab Active

Categoria
Especificações
Rede
LTE: 800/850/900/1800/2100/2600
3G: 850/900/1900/2100
2G: 850/900/1800/1900
Processador
1.2 GHz Quad-Core Processor
Tela
8” WXGA (1280x800) TFT LCD
Sistema Operacional
Android KitKat (4.4)
Câmera / Flash
3.1MP Auto Focus (Câmera traseira) com Flash + 1.2MP (Câmera frontal)
Vídeo
MP4, 3GP, WMV, ASF, AVI, FLV, MKV, WEBM
Gravação: HD (1280x720) @ 30fps
Reprodução: FHD (1920x1080) @ 30fps
Áudio
MP3, M4A, 3GA, AAC, OGG, WAV, WMA, FLAC
Serviços Móveis Google
Chrome, Drive, Gmail, Google, Google Settings, Google+, Hangouts, Maps, Photos, Play Books, Play Games, Play Movies & TV, Play Music, Play NewsStand, Play Store, Voice Search, YouTube
Conectividade
USB 2.0 de alta velocidade, BT 4.0 BLE, WiFi 802.11 a/b/g/n, NFC
GPS
GPS, GLONASS
Memória
1.5GB LPDDR3 + 16GB de memória interna 
MicroSD até 64GB
Dimensão / Peso
126.2 x 213.1 x 9.75mm / 393g
Bateria
 4,450mAh (Substituível)


Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
A Samsung Electronics inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras, redefinindo os mundos das TVs, smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede e semicondutores e soluções LED. Nós também lideramos o espaço da “Internet das Coisas” por meio de nossas iniciativas de Casa Inteligente e Saúde, entre outras. Empregamos 307 mil pessoas em 84 países com vendas anuais de US$196 bilhões. Para saber mais, visite o nosso site oficial http://www.samsung.com e nosso blog oficial global.samsungtomorrow.com

Pesquisa mostra funcionários das empresas ignorando riscos cibernéticos já conhecidos, surfando em conteúdo adulto e fazendo download de aplicativos sem aprovação

Estudo global destaca contradição entre a conscientização dos funcionários sobre ameaças cibernéticas e suas ações

A Blue Coat Systems, Inc., líder de mercado em segurança corporativa, revela os resultados de uma pesquisa global com 1.580 participantes, distribuídos em 11 países. O estudo destaca uma tendência global de funcionários que ignoram os riscos cibernéticos no trabalho. Os resultados do levantamento mostram que, globalmente, esses funcionários visitam sites inapropriados enquanto trabalham, apesar de estarem cientes dos riscos apresentados às suas empresas.

O estudo da Blue Coat, conduzido pela companhia independente de pesquisas, Vanson Bourne, revelou que as ações dos funcionários não condizem com o conhecimento deles em relação às crescentes ameaças cibernéticas no espaço de trabalho. Adicionalmente, esse comportamento de risco pode deixar dados corporativos sigilosos e informações pessoais expostos a roubos, armazenamento para uso futuro e a venda em um próspero mercado negro, no qual identidades comprometidas, pessoais e corporativas, são trocadas globalmente.

Uma das fontes de ameaças cibernéticas é a prática de phishing. Cibercriminosos conduzem pesquisas contínuas e extensivas nos perfis sociais de funcionários, a fim de levantar informações que possam ser usadas em ataques às organizações. Por exemplo, um invasor pode criar um e-mail aparentemente personalizado e direcionado a um administrador de TI de uma grande empresa, utilizando informações encontradas nos perfis de mídias sociais, como a instituição de ensino ou o time favorito do destinatário. Esse e-mail pode conter ummalware, baixado quando o receptor clica em um link incluso no documento.

A pornografia também continua sendo um dos métodos mais populares para esconder malwares ou conteúdos maliciosos. Apesar da ampla conscientização das ameaças impostas por sites de conteúdo adulto, funcionários ainda visitam esses links potencialmente perigosos. O levantamento da Blue Coat constatou que a China apresenta o maior índice de visitação de sites de conteúdo adulto, em dispositivos ou computadores do trabalho, com 19%. O México (10%) e o Reino Unido (9%) não ficaram muito atrás.

Destaques da pesquisa
A maioria dos participantes do levantamento admitiu entender as ameaças cibernéticas mais óbvias ao fazer download de anexos em e-mails de um remetente desconhecido, ao utilizar mídias sociais e aplicativos não permitidos na rede corporativa. Mesmo sabendo disso, não mudaram no sentido de conter a tomada de riscos. Outras descobertas incluem:

  •            Apesar de 65% dos participantes globais enxergarem o uso de novas aplicações sem consentimento do departamento de TI como um sério risco à segurança cibernética, 26% admitiu não cumprir com a cautela.
  •      Cingapura, 37% dos entrevistados usaram novas aplicações sem a aprovação do departamento de TI, comparado a 33% no Reino Unido, e 30% na Índia e México. Por outro lado, a Austrália e a França apresentaram o menor número de infrações, com 14% e 16%, respectivamente. Contudo, qualquer número coloca o negócio em risco.

  •      Comportamentos de risco, como não abrir e-mails de remetentes desconhecidos, ainda ocorrem no trabalho. Quase um terço (29%) dos funcionários chineses abrem os anexos desses remetentes, mesmo que 72% deles enxerguem isso como um sério risco. Empresas dos EUA veem essa ameaça de forma mais séria (80%) e abrem menos os e-mails não solicitados (17%).
  •     Dois em cada cinco empregados (41%) utilizam sites de mídias sociais para razões pessoais no trabalho – um risco sério ao negócio, considerando que criminosos cibernéticos escondem malwares em links encurtados e exploram o tráfico de dados criptografados para envio de pacotes mal intencionados.
  •        Apesar de apenas 6% dos entrevistados gerais terem admitido acessar conteúdo adulto em dispositivos do trabalho, a China recebeu a pior classificação, com praticamente um em cada cinco (19%) funcionários infringindo esse cuidado, diferente da Austrália e da Alemanha, ambas com 2% de infrações nesse aspecto.
  •          No Brasil, 76% dos entrevistados sabem do risco ao abrir um anexo em um e-mail de fonte desconhecida. Ainda, 26% admitem utilizar aplicações inseguras sem autorização da área de TI, mesmo conhecendo o risco.  

“Mesmo com a maioria dos funcionários cientes dos riscos em segurança cibernética, em prática, ainda assumem riscos”, avalia o Dr. Hugh Thompson, CTO da Blue Coat. “Essa consumerização das mídias sociais e de TI carregam uma benção mista para as empresas. Não é mais realista tentar prevenir os funcionários de utilizá-las, portanto, as empresas precisam encontrar meios para suportar essas escolhas de tecnologia enquanto, simultaneamente, mitigam os riscos à segurança”, completa o especialista.

Sobre a Blue Coat
A Blue Coat é líder em segurança corporativa, fornecendo soluções baseadas em Cloud, híbridas ou físicas para proteger a conectividade de rede, o combate à ameaças avançadas e resoluções para falhas de segurança. A Blue Coat é líder global do mercado de tecnologia de segurança de redes e cerca de 80% dos seus clientes fazem parte da lista da  Fortune Global das 500 maiores empresas do mundo. Para obter informações adicionais, visite www.bluecoat.com.

domingo, 24 de maio de 2015

Cervejaria Bohemia se reinventa e lança 3 ousadas cervejas

Pimenta-rosa, jabuticaba e erva-mate estão entre os ingredientes brasileiros das novas cervejas


Petrópolis, maio de 2015. Estilos que viajaram o mundo, mas com o toque final que saiu do nosso quintal. Assim são as novas cervejas da Cervejaria Bohemia que agora já podem ser encontradas em garrafas de 300ml e 600ml no www.emporiodacerveja.com.bre, em breve, nos supermercados de SP e RJ. Bela Rosa, uma witbier com pimenta-rosa, deixando esse estilo já refrescante mais cítrico e aromático. Jabutipa, uma IPA lupulada e amarga, mas com o leve dulçor da jabuticaba, e a Caá-Yari, uma Belgian Blonde Ale encorpada com uma pitada da erva mate.

Produzidas na cervejaria que fica localizada em Petrópolis, as cervejas foram criadas pela mestre-cervejeira da Cervejaria Bohemia, Daniela Dezordi, em parceria com o premiado chef Felipe Bronze, que também é reconhecido como um especialista em sabores da nossa terra. O resultado são cervejas que unem criatividade e ousadia.

Para o lançamento, foi feito um evento inédito no último sábado no complexo da Cervejaria que movimentou a cidade. O público que passou por lá pode conhecer as três novas cervejas, degustar as comidas especiais dos Food Trucks, além de vivenciar um dia com muita arte e música com atrações especiais.

Para dar uma apimentada no paladar a tradicional Witbier dos belgas ganhou um toque mais brasileiro. Se o estilo conta com cervejas de trigo mais leves, com casca de laranja e coentro, agora ficou mais refrescante com a pimenta-rosa. Cítrica, aromática e tentadora, aBela Rosa já conquistou os cervejeiros. Em sua estreia oficial, no Mondial de La Bièrre organizado no fim do ano no Rio de Janeiro, a cerveja ficou em 2° lugar no MBeer Contest Public, concurso em que o público elege a melhor cerveja do evento.

Já para os que gostam de uma cerveja mais amarga, a JabutIPA é uma ótima pedida. O estilo India Pale Ale foi criado pelos ingleses para que a cerveja Pale Ale sobrevivesse às longas viagens para Índia. Isso graças à alta quantidade de lúpulo que foi adicionado à receita, conferindo a ela um delicioso amargor. Para equilibrá-la e deixa-lá ainda mais curiosa, a Cervejaria Bohemia buscou uma fruta típica do Brasil, a Jabuticaba, que traz sua personalidade levemente adocicada.

Por fim, se aqui no Brasil as Pilsen fazem sucesso, na Bélgica, quem manda são as Belgian Blonde Ale, um estilo de cerveja levemente adocicada e encorpada. Para dar ainda mais vigor a ela, a Cervejaria Bohemia acrescentou uma pitada de um ingrediente um tanto inusitado - para uma cerveja - e bastante comum no sul do país - a erva-mate. O que lhe conferiu um leve amargor. E, assim, nasceu aCaá-Yari, nome que faz referência à lenda indígena da deusa dos ervais.

“Estamos muito empolgados com essas três novas receitas com um toque de ingredientes da nossa terra. O resultado são cervejas ousadas e de diferentes estilos. Esse lançamento é um convite que nós da Cervejaria Bohemia queremos fazer aos consumidores para instigar a curiosidade por novos sabores na vida”, comenta Daniela Dezordi.

Os rótulos também mereceram atenção mais que especial. Foram convidados três artistas que representassem as regiões de onde foram escolhidos os ingredientes para desenhar as embalagens das cervejas. Do Nordeste, Mônica Torres foi a escolhida. A pintora é famosa por retratar sua terra natal, Maceió, e dar atenção especial para a caracterização de seus personagens, principalmente a mulher, que estampa o rótulo da Bela Rosa. De Goiás, terra da jabuticaba, veio Sérgio Pompêo famoso por trazer em suas obras as peculiaridades de Pirenópolis, cidade onde vive desde os cinco anos de idade. O jovem artista usou todo o seu talento para criar a ilustração que está nas garrafas da Japutiba. E vindo do Rio Grande do Sul, lugar de origem da erva-mate, o artista plástico Eduardo Simch retratou a deusa dos ervais Caá-Yari.

As cervejas já estão à venda em embalagens de 300ml e 600ml com exclusividade no Empório da Cerveja (www.emporiodacerveja.com.br) e na Cervejaria Bohemia, um dos mais completos centros de experiência cervejeira do mundo, localizada em Petrópolis. Nos próximos dias chegam em pontos de venda selecionados em São Paulo e no Rio de Janeiro. O preço sugerido é de R$6,00 para a garafa de 300ml e R$12,00 para a garrafa de 600ml.

Saúde!

Cerveja representa 31% da indústria no Estado do Rio Grande do Norte

No Dia Nacional da Indústria (25/05), levantamento inédito mostra que o setor de cerveja representa 31% da indústria no Estado do Rio Grande do Norte, segundo cruzamento de dados do IBGE e da Fundação Getúlio Vargas. Com polos industriais em cidades estratégicas, o Estado recebe investimentos de diversos segmentos da economia brasileira e o cervejeiro é um dos que mais aposta na região. O total de postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos gerados pelo setor cervejeiro no Estado passa de 32 mil, o que representa uma massa salarial de mais de R$ 223 milhões. No Brasil, o impacto da contribuição econômica da indústria da cerveja também é expressivo: representa 14% da indústria do país, emprega quase 2,3 milhões pessoas em toda a cadeia e gera uma massa salarial de R$ 23,6 bilhões. 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

ANS suspende a comercialização de 87 planos de 22 operadoras

No 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, 34 planos de saúde foram reativados por melhoria no serviço prestado ao consumidor
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspende, a partir de quarta-feira (20), a comercialização de 87 planos de saúde de 22 operadoras por não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e por outras queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura. Na mesma data, 34 planos de saúde que estavam com a comercialização até então suspensa poderão voltar a ser comercializados, já que houve comprovada melhoria no atendimento ao cidadão.
Neste 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, a medida protege aproximadamente 3,2 milhões de beneficiários que estão vinculados aos planos com comercialização suspensa, tendo em vista que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários. Há hoje no país 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.
“O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento deve sempre acompanhar a evolução do setor de saúde suplementar e, dessa forma, manter-se como uma medida preventiva eficaz na proteção dos consumidores”, avalia a diretora-presidente substituta da ANS, Martha Oliveira. 
Desde o início do programa, 1.099 planos de 154 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 924 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.
“Trata-se de um mecanismo de monitoramento do setor, que visa à mudança de comportamento das empresas. O consumidor tem que ter acesso a tudo o que contratou com qualidade e em tempo oportuno”, enfatiza o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, José Carlos Abrahão.
Detalhamento das medidas
Das 22 operadoras com planos suspensos neste novo ciclo, 8 já tinham planos em suspensão no período anterior, 14 operadoras não constavam na última lista de suspensões. Destas, 11 terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. A medida é preventiva e perdura até a divulgação do 14º ciclo.  
No período de 19/12/2014 a 18/03/2015, a ANS recebeu 21.294 reclamações de beneficiários de planos de saúde. Todas foram tratadas pela mediação de conflitos, sendo que 6.621 eram relacionadas a temas não assistenciais (contratos e reajuste, por exemplo) e 14.673 referentes a cobertura assistencial. Dessas últimas, 11.007 foram consideradas pelo programa de Monitoramento. Foram excluídas as reclamações sobre planos de operadoras em portabilidade de carências ou em liquidação extrajudicial, que já não podem mais ser comercializados, uma vez que as empresas estão em processo de saída ordenada do mercado. No universo avaliado, 85,17% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP).
A mediação de conflitos agiliza a solução de problemas do beneficiário de planos de saúde. Com a notificação, as operadoras são comunicadas diretamente pelo portal da ANS, em espaço próprio, onde acompanham as demandas. O prazo máximo para a adoção das medidas necessárias à solução da reclamação é de até 5 dias úteis em casos assistenciais e de até 10 dias úteis para não assistenciais. A contagem do prazo começa no primeiro dia útil seguinte à data da notificação. É importante esclarecer que os prazos da mediação de conflitos não comprometem o tempo máximo de atendimento que deve ser cumprido pela operadora.
Além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
Panorama do 13º ciclo

  • 22 operadoras com planos suspensos
  • 87 planos com comercialização suspensa
  • 3,2 milhões de consumidores protegidos
  • 34 planos reativados
  • 2 operadoras com reativação total de planos (4 produtos)
  • 7 operadoras com reativação parcial de planos (30 produtos)

R$ 85 MILHÕES FORAM GERADOS COM RECICLAGEM DAS EMBALAGENS LONGA-VIDA EM 2014

 Em 2014, as 37 indústrias brasileiras recicladoras de embalagens longa-vida da Tetra Pak geraram R$ 85 milhões em negócios. Os investimentos em programas de educação ambiental, no desenvolvimento de novas tecnologias e nas indústrias recicladoras são os principais responsáveis por este resultado.
No ano passado foram recicladas em todo mundo 651 mil toneladas de embalagem longa-vida e no Brasil a reciclagem de embalagem chegou a 76 mil toneladas. “Somos parceiros das indústrias recicladoras e a comemoração do Dia da Reciclagem é uma homenagem a todos que trabalham e se preocupam com o meio ambiente”, diz Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak.
Para incentivar os recicladores a empresa está empenhada em atualizar seus parceiros, oferecendo cursos de gestão, além de melhorar a infra-estrutura das indústrias.

sábado, 16 de maio de 2015

O BMW Group começa bem o ano de 2015


·         Novos recordes para o volume de vendas, rendimentos e lucros no primeiro trimestre;
·         Os rendimentos do Grupo cresceram de 14,7% para € 20,9 bilhões;
·         Lucro antes do resultado financeiro foi 20,6% superior, com € 2,5 bilhões;
·         O lucro antes dos impostos aumentou para cerca de € 2,3 bilhões;
·         Margem de lucro antes do imposto de renda do segmento automotivo foi de 9,5%;
·         As perspectivas de lucro para o ano atual foram confirmadas.

BMW Group continuou com um bom desempenho durante os primeiros três meses de 2015, com volume de vendas, rendimentos, lucro antes do resultado financeiro e lucro antes dos impostos conquistando novos recordes para o período do primeiro trimestre.

A receita do grupo cresceu significativamente, em 14,7%, chegando a € 20,92 bilhões (2014: € 18,23 bilhões). O lucro antes do resultado financeiro (EBIT) para o período de três meses cresceu de 20,6% para € 2,52 bilhões (2014: 2,09 bilhões), graças aos desempenhos sólidos dos segmentos Automotivo, de Motocicletas e de Serviços Financeiros. A margem de EBIT para o grupo foi de 12,1% (2014: 11,5%). O lucro antes de impostos (EBT) avançou em 5,1%, chegando em € 2,27 milhões (2014: 2,16 bilhões). O lucro líquido ficou em 1,51 milhão (2014: 1,46 milhão de euros), 4,0% à frente do primeiro trimestre do ano anterior.

volume de vendas de automóveis do BMW Group cresceu 8,1%, para 526.669 unidades (2014: 487.024 unidades), estabelecendo assim um novo recorde para o período. “Nós tivemos um bom começo em 2015”, comentou Norbert Reithofer, Presidente do Conselho Administrativo da BMW AG, na quarta-feira, em Munique.

Segmento automotivo: A margem de EBIT na extremidade superior da meta
receita do segmento automotivo aumentou 14,1% no primeiro trimestre, para € 18,90 bilhões (2014: € 16,56 bilhões), devido ao aumento no volume de vendas e alterações nas taxas fixas de câmbio. O EBIT subiu 13,5%, para € 1,80 milhão (2014: 1,56 milhão). Amargem de EBIT no segmento automotivo permaneceu inalterada em 9,5% e está, portanto, na metade superior da meta, que é entre 8 e 10%. O lucro antes de impostos, que totalizou € 1,63 milhão (2014: 1,64 milhão; -0,5%), ficou em um nível parecido com o do ano anterior. Os lucros foram pressionados por uma série de fatores, como perdas de justo valor reconhecidas em instrumentos derivados sobre mercadorias.

A marca BMW também registrou novos recordes no volume de vendas, com 451.576 unidades (2014: 428.259 unidades; + 5,4%) vendidas durante o primeiro trimestre. O crescimento no volume veio de inúmeros modelos, incluindo o BMW X5 e a Série 4, 5 e 6, cada um deles alcançou a pole position em seus segmentos relevantes.

BMW Série 2 registrou um volume total de vendas de 27.930 unidades (2014: 2.608 unidades) no período de janeiro a março. As vendas do BMW Série 3 permaneceram a um nível elevado, com 107.283 unidades (2014: 116.671 unidades; -8,0%) vendidas durante o período. Como os modelos Cabrio e Coupé são agora parte do BMW Série 4, as vendas mais do que dobraram, para 36.545 unidades (2014: 17.709 unidades).

Os vários modelos da família BMW X também continuam muito desejados. As vendas do primeiro trimestre do BMW X4 totalizaram 13.925 unidades. O BMW X5 registrou um salto de 29,7% no volume de vendas, chegando a 40.242 unidades (2014: 31.025 unidades), enquanto o BMW X6 aumentou as vendas em 4,7% para 9.588 unidades (2014: 9.160 unidades). O BMW i permanece na estrada para o sucesso, com um total de 6.636 unidades (2014: 2.022 unidades; + 228,2%) vendidas no primeiro trimestre.

MINI também registrou um novo recorde para as entregas aos clientes no primeiro trimestre, registrando um volume de vendas de 74.312 unidades (2014: 57.868 unidades), 28,4% acima do ano anterior. As vendas do MINI (3 e 5 portas) mais do que dobraram, chegando a 47.922 unidades (2014: 17.860 unidades).

No segmento de veículos ultraluxosos, a Rolls-Royce Motor Cars alcançou o segundo melhor desempenho em volume de vendas no primeiro trimestre de sua história, com 781 unidades entregues aos clientes (2014: 897 unidades; -12,9%), incluindo 310 unidades (2014: 305 unidades; + 1,6%) do Rolls-Royce Ghost.

Em linha com sua estratégia de uma distribuição equilibrada das vendas mundiais, o BMW Group registrou um crescimento no volume de vendas em todas as principais regiões de vendas.

Na Europa, as vendas de três marcas de automóveis do grupo aumentaram 9,6%, para 234.849 unidades (2014: 214.210 unidades). O volume de vendas foi 3,4% maior na Alemanha, com 64.610 unidades (2014: 62.502 unidades). O número de veículos vendidos no Reino Unido cresceu 15,1%, para 53.534 unidades (2014: 46.500 unidades).

Um total de 166.678 unidades (2014: 158.582 unidades; + 5,1%) foi vendido na Ásia, incluindo as vendas na China continental, que cresceram 6,4%, para 115.078 unidades (2014: 108.143 unidades).

Na região das Américas, o volume de vendas cresceu 9,9%, para 109.743 unidades (2014: 99.840 unidades), com um aumento significativo nas vendas nos EUA de 12,6% para 91.479 unidades (2014: 81.248 unidades).

Segmento de motocicletas registra novos recordes
O segmento de motocicletas continua com um bom desempenho. Os rendimentos do segmento para o período de três meses cresceram 20,1% para € 567 milhões (2014: € 472 milhões) apoiados por bons volumes de vendas e uma linha de modelos de alto valor. O EBIT cresceu 79,7% para € 115 milhões (2014: € 64 milhões), enquanto o lucro antes de impostos avançou 81,0%, para 114 milhões (2014: € 63 milhões). O volume de vendas subiu 9,2% para 31.370 unidades (2014: 28.719 unidades). Os valores relatados para os lucros e o volume de vendas representaram novos recordes para o primeiro trimestre. A tendência de alta nos negócios foi impulsionada ainda mais pelos novos modelos BMW R 1200 R, R 1200 RS, S 1000 RR, S 1000 XR e F 800 R, que têm estado nos showrooms desde março.

Mais um trimestre de sucesso para o BMW Group Serviços Financeiros
O segmento de serviços financeiros continuou com o bom desempenho durante o período de janeiro a março, registrando novos recordes no primeiro trimestre. Os rendimentos do segmento foram 23,9% maiores em € 6,06 bilhões (2014: € 4,90 bilhões), enquanto os lucros antes de impostos aumentaram 23,4% para € 559 milhões (2014: € 453 milhões). O resultado do segmento se beneficiou particularmente de evoluções favoráveis nas taxas de câmbio.

No total, 384.565 (2014: 348.072) novos contratos de financiamento e locação foram assinados durante o primeiro trimestre, 10,5% a mais que no ano anterior. O número de contratos de locação e financiamento aumentou 6,0% para um total de 4.419.817 contratos (2014: 4.170.318 contratos).

A força de trabalho aumentou
O tamanho da força de trabalho cresceu 5,5% em relação ao final do primeiro trimestre do ano anterior. No geral, o BMW Group tinha uma força de trabalho no mundo inteiro de 117.554 colaboradores no final do período de referência (31 de março de 2014: 111.378 colaboradores). O BMW Group continua a recrutar engenheiros e outros trabalhadores qualificados para manter o ritmo da crescente demanda por veículos do BMW Group, levar as inovações adiante e desenvolver novas tecnologias.

O BMW Group reafirma as metas para o ano inteiro
O BMW Group pode olhar para o resto do ano com confiança, graças a sua atraente variedade de modelos. As condições econômicas em algumas regiões, no entanto, continuam a apresentar desafios. A situação do mercado de automóveis russo, por exemplo, deve se manter difícil. O processo contínuo de normalização do mercado de automóveis chinês também deve continuar, resultando em um crescimento menos dinâmico.

O BMW Group prevê um aumento nos custos com pessoal ao longo do ano fiscal atual, bem como das despesas iniciais em andamento para um maior crescimento e novas tecnologias. O ambiente político e econômico também deverá permanecer volátil.

O BMW Group espera um impulso em 2015, por conta de sua atraente variedade de modelos, do lançamento de 15 novos modelos no mercado e revisões de modelos e também devido ao desenvolvimento positivo previsto para os mercados automotivos internacionais.

O BMW Group reafirma as suas metas para o ano inteiro. “Temos o objetivo de alcançar um crescimento sólido em 2015 e, consequentemente, novos recordes para o volume de vendas e lucros antes de impostos”, comentou Reithofer. O BMW Group também prevê que permanecerá como o fabricante líder mundial de veículos premium em 2015.

Os rendimentos do segmento automotivo deverão crescer significativamente devido ao aumento nos volumes de vendas e nos fatores de taxas de câmbio. A empresa já esperava um crescimento sólido dos rendimentos. A margem de EBIT em 2015 deverá se manter dentro da meta, entre 8 e 10%.

O BMW Group prevê que o segmento de motocicletas continuará com sua tendência de alta no ano atual, ajudado pelas contribuições positivas dos novos modelos lançados a tempo para o início da temporada de motociclismo. As vendas de motocicletas da BMW ao longo do ano como um todo deverão crescer de maneira sólida.

segmento de serviços financeiros também deverá permanecer com um bom desempenho ao longo de 2015. Apesar do aumento dos requisitos de capital próprio ao redor do mundo, o BMW Group prevê um retorno sobre o patrimônio (ROE) alinhado com o nível do ano anterior (2014: 19,4%), mantendo-se assim à frente da meta de pelo menos 18%.

As previsões do BMW Group para o ano fiscal de 2015 se baseiam no pressuposto de que as condições políticas e econômicas permanecerão mais ou menos estáveis.


BMW Group – panorama geral
1º semestre
de 2015
1º semestre
de 2014*
Alteração
em %
Volume de vendas




Automotivo
unidades
526.669
487.024
8,1
Dos quais:




BMW
unidades
451.576
428.259
5,4
MINI
unidades
74.312
57.868
28,4
Rolls-Royce
unidades
781
897
-12,9
Motocicletas
unidades
31.370
28.719
9,2
Força de trabalho1

117.554
111.378
5,5
Rendimentos
Milhões de euros
20.917
18.235
14,7
Dos quais:




Automotivo
Milhões de euros
18.893
16.559
14,1
Motocicletas
Milhões de euros
567
472
20,1
Serviços Financeiros
Milhões de euros
6.058
4.890
23,9
Outras entidades
Milhões de euros
2
2
-
Eliminações
Milhões de euros
-4.603
-3.688
-24,8
Lucros antes do resultado financeiro (EBIT)
Milhões de euros
2.521
2.090
20,6
Dos quais:




Automotivo
Milhões de euros
1.794
1.580
13,5
Motocicletas
Milhões de euros
115
64
79,7
Serviços Financeiros
Milhões de euros
555
465
19,4
Outras entidades
Milhões de euros
40
10
-
Eliminações
Milhões de euros
17
-29
-
Lucros antes de impostos (EBT)
Milhões de euros
2.269
2.159
5,1
Dos quais:




Automotivo
Milhões de euros
1.634
1.643
-0,5
Motocicletas
Milhões de euros
114
63
81,0
Serviços Financeiros
Milhões de euros
559
453
23,4
Outras entidades
Milhões de euros
-23
57
-
Eliminações
Milhões de euros
-15
-57
73,7
Imposto de rende
Milhões de euros
-753
-701
-7,4
Lucro líquido
Milhões de euros
1.516
1.458
4,0
Ganhos por ação2
euros
2,30/2,30
2,22/2,22
3,6/3,6
*Números do ano anterior parcialmente ajustados de acordo com a IAS 8
1 Os números excluem os contratos de trabalho inativos, funcionários no trabalho e em fases fora do trabalho com acordos de trabalho de meio período para pré-aposentadoria e escalões salariais mais baixos
2 Ganhos por ação ordinária/preferencial