segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Symantec Revela Mitos e Verdades para o Dia da Internet Segura

Os ataques de hackers apresentam-se cada vez mais elaborados com o passar dos anos. Dois exemplos recentes são o vazamento de informações da Sony Pictures e a descoberta do malware espião Regin, que mostraram que empresas, governos e usuários devem ficar muito atentos na proteção de seus dados.

Para reforçar essa necessidade, no dia 10 de fevereiro é comemorado o Dia da Internet Segura. E, para contribuir com o tema, a Symantec lista os quatro maiores mitos da segurança da informação atualmente e traz dicas de segurança. Além disso, também publica um conteúdo sobre Ramsomware, para mostrar como evitar que computadores e dispositivos móveis sejam sequestrados por cibercriminosos.

1.    Eu não preciso de antivírus para dispositivos móveis, já que ameaças tradicionais não afetam esses aparelhos – Hoje, smartphones e tablets são tão sofisticados quanto computadores. E isso faz com que esses dispositivos se tornem alvo de cibercriminosos. Só no último mês de novembro, por exemplo, oito malwares de dispositivos Android foram descobertos. Por isso, é importante se proteger e tomar precauções como:
·         Sempre baixar aplicativos em uma loja oficial;
·         Nunca clicar em links suspeitos nos e-mails, SMS ou em páginas da internet – mesmo no seu celular;
·         Colocar uma senha no seu telefone assim como um software que permita apagar remotamente dados, caso o dispositivo seja roubado ou perdido.

2.    Não é possível pegar vírus de redes sociais - As infecções nesses ambientes são difíceis de perceber, já que ocorrem por um post de um amigo ou ofertas falsas que tem a intenção de roubar informações pessoais e dados bancários. Porém é necessário atenção nesses ambientes.
·         Se uma oferta aparece em sua rede social que aparece ser “boa demais”, não clique no link. Ao invés disso, faça uma busca na web sobre a oferta e a empresa;
·         Use os recursos de bloqueio de sua rede social para filtrar seguidores suspeitos, spam e outros conteúdos indesejáveis.

3.    Macs não pegam vírus, somente PCs - Tradicionalmente, sistemas baseados em Windows são mais buscados por cibercriminosos. No entanto, como o Mac ganhou popularidade, o volume de malwares afetando esse sistema operacional cresceu.
·         Não ignore atualizações automáticas – manter o sistema operacional sempre atualizado ajudará a proteger seu Mac de ameaças;
·         Sempre garanta que os recursos de segurança inclusos no seu Mac (firewall, criptografia FileVault) estejam em funcionamento sempre que possível;
·         Baixe arquivos de fontes confiáveis;
·         Esteja atento a sites maliciosos que podem te enganar pedindo suas informações pessoais. Tais sites normalmente funcionam em todas as plataformas incluindo Mac OS X.

4.    Meu “wearable” é invunerável - Dispositivos vestíveis se tornaram tendência em tecnologia, já que ajudam a quantificar diversos aspectos da vida do usuário. Entretanto, os dados coletados (como nome, idade, peso e localização) podem ser roubados, o que expõe a privacidade do usuário. Por isso,
·         Esteja ciente dos seus dados pessoais, e pergunte a si mesmo, o quão importante esses dados são para você?
·         Entenda as políticas de privacidade das empresas coletando seus dados e tenha certeza que entendeu como estão sendo armazenados e utilizados.
·         Tenha cuidado ao compartilhar nas redes sociais usando estes apps e tenha certeza de que não está compartilhando mais do que pretende.
Para mais informações sobre o Dia da Internet Segura e dicas para segurança no ambiente virtual, agende uma entrevista com um dos especialistas da Symantec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário