O funcionamento do corpo feminino depende do equilíbrio entre fatores internos e externos.
É grande o número de mulheres que investe muita energia e dinheiro fazendo diversos exames e tratamentos para fertilidade. Mas antes de recorrer a medicações ou mesmo à Reprodução Assistida, é sempre importante olhar ao seu redor para ver se os seus hábitos prejudicam a sua fertilidade.
“Sempre que eu recebo em meu consultório um casal que sonha em ter filhos mas não consegue, o primeiro passo é estudar todos os hábitos principalmente da futura mamãe”, afirma o especialista em Reprodução Humana, Dr. Fabio Cabar. De acordo com ele, o tabagismo, sedentarismo, obesidade, poluição e estresse são uns dos maiores vilões para os casais que sonham em de ter um bebê. E isso, não só para as mulheres, mas também para os homens que precisam cuidar da saúde tanto quanto as mulheres, principalmente quando decidem ser papai. “Essa é uma responsabilidade do casal. Ambos precisam manter hábitos saudáveis não somente antes, mas também após o nascimento do bebê”, destaca o especialista.
É lógico que fatores como idade avançada e doenças como a endometriose ainda são as principais causas da infertilidade feminina, mas a atenção aos hábitos da nossa vida e aos agentes externos são cada vez mais determinantes quando estamos falando em gerar um filho. “Se formos um pouco mais além, qualquer fator que modifique o funcionamento natural do organismo da mulher pode gerar uma alteração hormonal e dificultar a reprodução”, afirma Dr. Cabar. De acordo com ele, outro ponto importante é a ingestão de ácido fólico, uma vitamina do complexo B cuja ingestão deve começar ainda no planejamento da gravidez. “Ele garante a saúde da mãe e o desenvolvimento do bebê, pois é responsável pela síntese dos ácidos nucléicos, substâncias que produzem proteínas, tecidos, e também o código genético”, diz.
Para ajudar as mamães que estão passando por esse dilema, Dr. Fabio Cabar oferece algumas dicas:
- tente relaxar e evitar o estresse;
- pratique atividades físicas;
- evite ficar muito exposta à poluição;
- fique de olho na balança;
- mantenha uma alimentação balanceada e saudável (a reposição das vitaminas E e C e do Zinco colaboram com a fertilidade masculina e feminina);
- evite alimentos com muito agrotóxico ou pesticidas;
- não abuse dos medicamentos e utiliza apenas o que for prescrito pelo seu médico;
- evite ao máximo o cigarro, pois ele diminui o tempo fértil dos óvulos femininos;
- não use drogas e não ingira bebidas alcóolicas em excesso.
*Doutor em Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade de São Paulo e especialista em Reprodução Humana, Dr. Fabio Cabar atende na Elo Clínica de Saúde (tels.: (11) 2613-7730 | 2307-0412 | 3151-2343).
Confira mais informações nos canais de comunicação do Dr. Fabio:
FaceBook: EloClinicaDeSaude
Nenhum comentário:
Postar um comentário