O Projeto Organics Brasil fechou o ano de 2014 com 60 empresas associadas e exportações na ordem de US$ 136 milhões compreendendo exportadores nos segmentos de alimentos, cosméticos, serviços e têxtil. Os resultados previstos foram alcançados, apesar da instabilidade econômica no país e de mercados mundiais ainda em recuperação, além de eventos como a Copa e as eleições que contribuíram para um ano atípico.
“As exportações das empresas associadas do Organics Brasil alcançaram US$ 136 milhões, ainda pouco se comparado ao mercado global que é de US$ 64 bilhões. Certamente, há potencial para o Brasil e estamos construindo a base para este crescimento. O mercado doméstico teve novamente um peso maior, com maior volume de investimentos das empresas, seja na inovação como na criação de produtos com novos empreendedores, atendendo o mercado consumidor em busca de produtos mais saudáveis, seguros e sustentáveis”, explica Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil.
Em 2015, a estratégia de atuação do Projeto Organics Brasil é diminuir o número de participação em feiras internacionais para focar mais em ações que desenvolvam o apoio e capacitação de novos empreendedores no país. Está confirmada a participação nas duas principais feiras de negócios do setor: a Biofach (Alemanha - Nuremberg - 11 a 14 de fevereiro) e a Expo West (Estados Unidos – Anaheim – 4 a 8 de março), que juntas reúnem mais de 100 mil profissionais da cadeia de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis de 120 países.
O Projeto Organics Brasil completa dez anos em 2015, e hoje, é referência no mercado nacional e internacional do setor de orgânicos e o objetivo é formar uma entidade setorial com representatividade nacional e preparar o setor para que, até 2020, o mercado no Brasil represente algo em torno de R$10 bilhões.
ANO | EMPRESAS | SETORES |
EXPORTAÇÕES EM MILHÕES DE DÓLARES
|
2005
|
12
|
Alimento
|
9,5
|
2006
|
33
|
Alimento
|
15
|
2007
|
42
|
Alimento/Cosmético
|
21
|
2008
|
64
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
58
|
2009
|
74
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
44,3
|
2010
|
72
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
107
|
2011
|
72
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
82,4
|
2012
|
74
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
129,5
|
2013
|
54
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
130
|
2014
|
60
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
136
|
Projeto Organics Brasil - resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.
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