Miomas são nódulos benignos constituídos de músculo liso que se formam no útero. Estima-se que 35% das mulheres em idade fértil tenham fibromas ou leiomiomas, como também são conhecidos.
Dra. Fabiane Sabbag, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, explica que eles podem se localizar dentro da cavidade uterina (miomas submucosos), dentro da parede uterina (miomas intramurais) ou na superfície do útero (miomas subserosos).
A origem dos miomas é desconhecida, mas sabe-se que o crescimento dele ocorre por indução hormonal, principalmente pelo estrógeno.
Dra. Fabiane esclarece que os sintomas mais comuns destes nódulos são: sangramento uterino anormal, dor, compressão de órgãos ao redor do útero como bexiga e intestino, infertilidade, abortamento e anemia. Porém, em muitas mulheres eles são assintomáticos.
O tratamento da paciente dependerá da localização, do tamanho e da quantidade de miomas e poderá ser clínico ou cirúrgico. Segundo a médica, estes fatores também podem determinar se o mioma dificultará uma possível gravidez ou aumentará o risco de abortamento, assim com trará dor ou ocasionará um trabalho de parto prematuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário