terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CCR AutoBAn apoia campanha da Artesp sobre uso de cinto de segurança no banco traseiro

Cerca de 100 mil folhetos serão distribuídos até o final desta semana no Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A CCR AutoBAn apoia a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) na campanha de incentivo do uso do cinto de segurança no banco traseiro. A concessionária distribui, até o final desta semana, cerca de 100 mil folhetos nas praças de pedágio do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. O material, produzido pela Agência, destaca a importância do uso do dispositivo, com orientações sobre o tema. A CCR AutoBAn também veicula mensagens nos painéis eletrônicos das rodovias e ainda instalou faixas ao longo do trecho administrado pela concessionária.

De acordo com pesquisa realizada pela Artesp,  53% dos passageiros no banco traseiro não utilizam esse dispositivo de segurança que salva vidas. O levantamento, feito nos 6,4 mil quilômetros (45 rodovias) do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, revela ainda que 15% dos passageiros no banco da frente também não usam o cinto e 13% dos motoristas trafegam sem o equipamento. Quando considerados apenas os caminhões, o percentual de passageiros do banco dianteiro sem cinto aumenta para 34%. Entre os motoristas de caminhão o uso do cinto foi de apenas 76% contra 91% dos motoristas de veículos de passeio. O levantamento foi realizado pela Artesp entre os dias 1 e 7 de dezembro, nos períodos da manhã, tarde e noite. Foram contabilizados dados de ocupantes de automóveis e caminhões que passavam pelas praças de pedágio, num total de 19.037 veículos pesquisados.  

Campanha
Para ressaltar a importância do cinto de segurança pelos motoristas e passageiros, inclusive no banco traseiro, a ARTESP iniciou uma campanha publicitária, que está sendo veiculada na televisão, nas rádios e na internet, além de contar com ações como distribuição de panfletos e colocação de faixas nas rodovias. As ações se estenderão até o mês de junho. Também como parte do programa será instalado um simulador de impacto na Arena Tribuna, em Santos. O equipamento, que poderá ser utilizado pelos turistas que visitarem o local entre os dias 10 de janeiro e 1º de fevereiro, simula uma batida de carro. 

O filme da campanha publicitária destaca que o motorista tem várias desculpas para não usar o cinto de segurança no banco detrás como “a gente vai só até a cidade aqui do lado” ou a ideia equivocada de que “qualquer coisa o banco da frente protege”. Mas também alerta para uma importante razão para usar o cinto: “sua vida e a vida de quem você ama”. A campanha, que será veiculada em todo o Estado nos intervalos comerciais de emissoras de televisão e em spots de rádio, termina com a mensagem: “Usar o cinto de segurança no banco de trás é obrigatório por lei e pode salvar sua vida”. Veja o vídeo da campanha no link http://youtu.be/xQ5q5oCyvAc.

A campanha também está sendo veiculada no aplicativo de trânsito “Waze”. Além disso, foram instaladas 94 faixas nas rodovias chamando atenção para o uso do cinto e estão sendo distribuídos mais de um milhão de folders nas praças de pedágio. Os painéis eletrônicos de mensagem instalados nas rodovias também estão reforçando a adoção do hábito de usar o cinto.   

Importante lembrar que a não utilização do cinto de segurança é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (artigo 65), e rende multa de R$ 127,69 por passageiro sem cinto, além de cinco pontos na carteira de habilitação.

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