quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

MasterCard SpendingPulse: varejo cresce 0,3% em novembro

De acordo com o relatório, o e-commerce cresceu 21,5% no ano; drogarias e artigos pessoais foram os segmentos de destaque

Para tuitar esta notícia, use as rashtags #MasterCard e #SpendingPulse
Conheça e siga o @MasterCardInfo

O SpendingPulse, relatório de vendas totais no varejo da MasterCard Advisors, apontou um aumento de 0,3% em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado,  reflexo do atual ambiente econômico. Segundo o relatório, as vendas do Black Friday não impactaram os gastos do varejo total.

Segundo o relatório, o setor de e-commerce brasileiro se mostra proeminente e exibindo crescimento de dois dígitos na comparação ano a ano. Em novembro, as vendas on-line registraram um aumento de 21,5%. "Esse crescimento do e-commerce teve contribuição do Black Friday, especialmente dos setores de móveis e eletrônicos, que avançaram 54,8% em relação ao mesmo periodo do evento no ano anterior.”, explica Sarah Quinlan, vice-presidente e chefe de mercado Insights da MasterCard Advisors.

Nos últimos três meses, as vendas totais no varejo registraram crescimento médio de 1,5%, abaixo da taxa de crescimento de 2,4% observada no terceiro trimestre. Em novembro, dois setores excederam o crescimento total do varejo: drogarias e artigos de uso pessoal; enquanto combustíveis, vestuário, supermercados, móveis/eletrônicos e materiais de construção tiveram uma taxa de crescimento abaixo das vendas totais.

Ainda a respeito deste cenário, dois dos principais índices econômicos desaceleraram: a oferta de crédito e o índice de confiança do consumidor, que apresentou queda de 6.1%. O índice de endividamento das famílias, entretanto, ainda é estável, mas permanece em níveis elevados.

Considerando esses últimos resultados, Sarah Quinlan afirma que "o ambiente econômico se mantém desafiador. Dessa forma, enxergamos um alto nível de incerteza e esperamos volatilidade nos gastos nos próximos meses. No entanto, ainda temos a esperança de que o Natal  irá contribuir para o aumento das vendas", explica.

Sobre o MasterCard SpendingPulse®
Lançado no Brasil no início de 2013, o MasterCard SpendingPulse é um relatório mensal, macro-econômico sobre as vendas de varejo nacionais, e se baseia na atividade agregada de vendas na rede de pagamentos MasterCard, em conjunto com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Os relatórios e demais conteúdos do MasterCard SpendingPulse, incluindo previsões estimadas de tendências de gastos, de maneira alguma refletem, contém ou se relacionam com o desempenho real, operacional ou financeiro da MasterCard, ou mesmo dados específicos de pagamento de algum cartão-emissor. A MasterCard Advisors produz relatórios mensais do SpendingPulse que estão disponíveis para os assinantes nos EUA, Reino Unido, Canadá e Brasil, e são entregues à frente de estimativas de gastos no varejo fornecidos por outras fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário