segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

APARELHOS PISCA-PISCA DE NATAL PODEM OFERECER RISCO ÀS RESIDÊNCIAS

TÜV Rheinland Brasil alerta consumidores a só adquirirem produtos com plugues e tomadas certificados

O aparelho pisca-pisca, muito utilizado para decorar a Árvore de Natal, pode representar um grande perigo às famílias brasileiras, pois há registros de casos de incêndios provocados por curto-circuito nesses produtos. Os riscos, contudo, podem ser evitados se o plugue e a tomada que compõem o aparelho possuírem a certificação de conformidade, que é obrigatória, conforme determina o INMETRO.

A TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos, avalia esses componentes e alerta o consumidor a checar se o plugue e a tomada são certificados antes de adquirir o pisca-pisca, pois ainda há no mercado produtos desprovidos do selo de conformidade.

“A melhor maneira de se proteger, quando da compra do produto, é sempre verificar se o plugue e tomada, que fazem parte do produto, apresentam o Selo de Conformidade do INMETRO”, alerta o gerente de certificação da TÜV Rheinland Brasil, Nelson Aparecido Coelho.

“O Selo, que é colocado no plugue e na tomada é geralmente em alto relevo, é a garantia de que o processo de fabricação e os próprios plugues e tomadas foram submetidos aos ensaios, conforme as normas aplicáveis. Caso contrário, o pisca-pisca não é um produto seguro para o uso”, continua ele.

Segundo Coelho, o processo de certificação dos plugues e tomadas abrange a avaliação e aprovação do Sistema de Gestão da Qualidade do fabricante, acompanhamento através de auditorias na expedição do fabricante e ensaio em amostras retiradas no comércio e/ou no fabricante.

O certificado é válido por dois anos, e para a manutenção do certificado são feitas auditoria e ensaios de acompanhamento a cada seis meses, conforme previsto por portaria do INMETRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário