quarta-feira, 12 de novembro de 2014

VOCÊ PODE TER DISTÚRBIO DO SONO E NEM SABE

Especialista fala sobre os sintomas e as formas de tratamentos do bruxismo

O bruxismo é um distúrbio que ocorre, principalmente, durante o sono. Pode ser classificado de duas formas: excêntrico (ranger dos dentes) ou cêntrico (apertar dos dentes). Não há nenhum estudo que comprove as causas do bruxismo, mas ele pode estar associado ao estresse diário, mal alinhamento dos dentes, capacidade de relaxamento e até mesmo com a dieta, variando de indivíduo para indivíduo. Para muitas pessoas, o bruxismo é um ato inconsciente e muitas pessoas não percebem que estão fazendo isto.

Os sintomas podem causar problemas na articulação temporo-mandibular devido à pressão colocada sobre os músculos e tecidos da mandíbula. O bruxismo pode ainda causar depressão, transtornos alimentares, insônia, dores de cabeça, ouvido e no pescoço e aumento de problemas dentários.

Tratamento
O tratamento dependerá de cada pessoa e de cada problema, detectados através de exames e da consulta com o seu dentista. Nenhum deles cura totalmente o problemas, mas auxiliam no processo. Normalmente, as sugestões de tratamentos são:

·                     Placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico: São moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente e devem ser usadas antes de dormir. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

·                     Meios de relaxamento: Ler um livro, ouvir música, fazer passeios, tomar banhos relaxantes, ter uma boa noite de sono e principalmente diminuir o estresse e a ansiedade da rotina podem contribuir. Procurar por uma boa terapia pode ajudar a pessoa a encontrar o melhor meio de relaxamento.

·                     Reduzir a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

Também existem alguns “tratamentos caseiros” que podem ajudar a amenizar o problema:

·                     Aplicar gelo ou calor úmido nos músculos da mandíbula.
·                     Evitar mascar chicletes, comer alimentos duros, como nozes, balas, carne e beber muita água.
·                     Beber muita água todos os dias.
·                     Fazer exercícios de alongamento físico para ajudar a restabelecer um equilíbrio normal da ação dos músculos e articulações de cada lado da cabeça.
·                     Massagear os músculos do pescoço, ombros e rosto.
·                     Relaxamento facial do rosto e músculos da mandíbula

Sobre Dr. Alessandro Silva
Dr. Alessandro Silva é diretor da Interclin. Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela UNICAMP e tem Doutorado em Cirurgia e Traumatologia BMF pela USP. O especialista é também Pós-Graduado em Cirurgia Ortognática em um dos maiores centros de deformidades dentofaciais dos Estados Unidos e do mundo (University of Pacifico – Kaiser Permanente Hospital, San Francisco, CA, USA). Atualmente, é diretor da Interclin, clínica especializada em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e responsável pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Santa Catarina, em SP e do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário