terça-feira, 18 de novembro de 2014

Reconhecida globalmente em Big Data, T-Systems quer alavancar tendência no mercado brasileiro


  • Estudo aponta companhia como a mais bem classificada em força competitiva e atratividade de portfólio
  • No Brasil, área de Big Data tem equipe e laboratório exclusivo para realização de provas de conceito
A T-Systems foi classificada pela Experton como uma das forças globais do mercado de Big Data. O estudo Experton Big Data Vendor Benchmark analisou o desempenho e a experiência de 121 empresas de TI de acordo com várias dimensões. Em três dos quadrantes de referência, a T-Systems foi classificada como líder de mercado em análises de grandes volumes de dados.
De acordo com o estudo, a T-Systems é uma força a ser reconhecida neste mercado e ocupa posição de liderança em operações, consultoria & soluções e análise de segurança. No item operações, a companhia obteve a maior classificação, apresentando como grande diferencial o fato de contar com oferta e equipe dedicadas. Outra vantagem é sua estratégia de colaboração com parceiros de tecnologia, como a Dell, e de soluções, como SAP, SAS, MicroStrategy, Empolis e Cloudera.
No item Consultoria & Soluções, a Experton destacou a existência de produtos concretos e vantagens de preço em consultoria. O estudo aponta que a companhia é capaz de oferecer mais do que apenas consultoria por conta de sua habilidade de projetar e desenvolver Big Data Assessments e workshops com clientes, criando experiências sob medida para cada um deles.
Por fim, no quadrante Análise de Segurança de Big Data, a Experton aponta um desempenho superior da T-Systems em relação aos seus concorrentes. Isso graças a produtos como a Análise de Segurança em tempo Real e a Proposição de Valor de Segurança Cibernética.

Mercado Brasileiro
De acordo com Jefferson Stela, head de Big Data da T-Systems Brasil, também por aqui a companhia vem se estruturando para liderar o mercado. No Brasil, a unidade de Big Data conta com uma equipe dedicada de profissionais e recentemente inaugurou um laboratório exclusivo para a realização de provas de conceito. “O momento do mercado brasileiro exige a realização destas provas. As empresas ainda estão estudando como tirar vantagem do Big Data”, afirma.
Para ajudar os clientes nesta descoberta, a área de Big Data da T-Systems Brasil vem realizando uma série de encontros com os heads de indústria da subsidiária e seus clientes. O objetivo é entender os desafios de negócio de cada setor e, a partir daí, oferecer uma solução que o ajude a transformar seus processos, com um orçamento dentro de suas expectativas. “Big Data é 90% negócio e 10% compreensão da tecnologia necessária para aplicar isso”, pondera Stela.
O resultado destes encontros pode ser testado no laboratório inaugurado no Brasil há cerca de três meses com o objetivo de acelerar provas de conceito. “Trata-se de um cluster de Cloudera Hadoop oferecido aos clientes que queiram fazer suas provas de conceito”, explica Stela. Ele lembra que são realizadas ali provas simples e objetivas, alinhadas a negócio e que tragam a visão do poder do conceito. “Procuramos fazer o mais rápido possível, atingindo os objetivos do cliente e mostrando como ele pode levar o Big Data para dentro de sua operação”, diz.
Um dos setores que mais vem demonstrando interesse em Big Data é o de varejo, que buscar entender melhor seu grande volume de clientes. Um dos conceitos já em teste por redes brasileiras é o omni channel, que prevê o atendimento multicanal. “Por exemplo, desenvolvendo soluções que façam com que o cliente que fez um comentário sobre um determinado produto em uma rede social vá até a loja compra-lo. Há projetos nesse sentido”, revela.
Outros pilotos vão no sentido de analisar o sentimento dos consumidores nas redes sociais. Isso permitiria elencar os dez que mais falam bem da empresa e premia-los por isso. Na prática, os projetos de Big Data em teste na T-Systems pretendem transformar o modo como o varejo lida com seus clientes.
Além do varejo, empresas de segmentos como finanças, telecomunicações e utilities – todas com grandes volumes de clientes – têm apresentado interesse em soluções de Big Data. “Que soluções serão desenvolvidas, vai depender da criatividade e da expectativa do próprio cliente”, afirma o executivo, lembrando que o interesse maior tem partido das áreas de negócio, e não de tecnologia.

Sobre a T-Systems
A T-Systems www.t-systems.com.br, é uma empresa do grupo Deutsche Telekom, que fornece soluções completas de Outsourcing de Tecnologia da Informação e Comunicações (ICT), desde aplicativos até infraestrutura de TI e Telecom.
Com uma infraestrutura global de data centers e redes, a T-Systems é pioneira na oferta de soluções em nuvem desde 2005, e oferece soluções integradas para o desenvolvimento e o gerenciamento de aplicativos e serviços. 
É parceira estratégica e global da SAP, provendo serviços de gestão, tecnologia e outsourcing para mais de 3,6 milhões de usuários SAP no mundo, sempre comprometida com a inovação.
Presente no Brasil desde 2001, com 12 escritórios e mais de 2 mil colaboradores, a T-Systems é uma das provedoras líderes de serviços de ICT para o setor automotivo, com forte atuação nos segmentos de manufatura, bancos, seguradoras, serviços, saúde, utilities, varejo e telecomunicações, com destaque na atuação para o mercado offshore.
Com presença em mais de 20 países, e cerca de 50 mil colaboradores, registrou um faturamento de 9,5 bilhões de euros em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário