quarta-feira, 23 de julho de 2014

ABF Franchising Expo 2014 avançou na sustentabilidade

Maior feira de franquias do mundo coletou em quatro dias 16 toneladas de material reciclável, neutralizou a emissão de outras 400 toneladas de CO² e inovou no Espaço Social

A 23ª ABF Franchising Expo reafirmou o compromisso da Associação Brasileira de Franchising em apoiar e valorizar as redes de franquias por suas ações sustentáveis, relacionadas às boas práticas no setor, à responsabilidade social e à preservação ambiental.

Realizada de 4 a 7 de junho em São Paulo, a maior feira de negócios em franquias do mundo avançou, alcançando melhores resultados socioambientais. Em quatro dias de evento foram coletadas 16 toneladas (16.120 quilos) de resíduo seco reciclável e neutralizadas outras 400 toneladas de gás carbônico (CO²) emitidas pela realização da feira.

Parte das 16 toneladas de material reciclável recolhido foi comprada diretamente da Coopercaps – Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro, responsável pela coleta dos resíduos durante o evento, gerando uma renda imediata para os cooperados.

Por meio de uma parceria entre a ABF e a Terracycle, multinacional especializada em reciclagem, este material comprado da Cooperativa está sendo utilizado para a produção de 600 kits escolares, cada um deles contendo estojo, caneta e régua, que serão distribuídos em uma escola pública da comunidade do entorno do Expo Center Norte.

A ABF Expo reserva uma ampla área do evento para destacar as iniciativas de sustentabilidade no franchising. Criado em 2013, o Espaço Social é apadrinhado por uma personalidade de destaque no segmento e com reconhecida atuação social. Em 2014, o lutador de MMA Rodrigo Nogueira, Minotauro, foi o padrinho e trouxe para o evento o estande do Instituto Irmãos Nogueira (IIN), braço social da Team Nogueira Franquias (TNF).

No Espaço Social a ABF promove a divulgação de iniciativas de institutos e fundações que desenvolvem a educação de crianças e adolescentes. Além do IIN, as organizações também beneficiadas este ano foram: Fundação Cafu, Fundação Xuxa Meneghel e IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.

A prevenção ao câncer de mama é outra bandeira abraçada  pela ABF. Atualmente, cerca de 44% das franquias em operação no país são administradas por mulheres e esse número se multiplica por milhares ao se considerar as funcionárias das franquias. “Vamos utilizar nossa força e a organização das franquias para levar informação e conscientizar esse exército feminino sobre a importância do exame preventivo do câncer de mama”, afirma a presidente da ABF Cristina Franco.

Inovação no Espaço Social 
Na 23ª ABF Expo o Espaço Social ganhou uma inovação. Em meio à agitação comum da Feira, os visitantes encontraram um ambiente de descontração e bem-estar, com puffes e móveis de madeira reciclada, onde puderam relaxar e recarregar as baterias para aproveitar ao máximo o evento. O objetivo da ABF foi criar um ambiente sustentável dentro de uma feira de negócios.

Para Cristina Franco, aliar as melhores práticas no franchising ao uso racional dos recursos é vital para as empresas do setor, além de agregar valor às respectivas marcas e imagens no mercado. “A indústria do franchising no Brasil está se desenvolvendo econômica, social e ambientalmente e cabe à ABF, como instituição representativa do setor, orientar, apoiar, valorizar e reconhecer essa evolução para que seja permanente”, afirma a executiva.

As iniciativas de compensação ambiental do evento são também fruto da parceria entre a ABF e as empresas BR+10 e Personal CO², especializadas em gestão ambiental. As emissões de gases do efeito estufa – calculadas desde a montagem e desmontagem dos estandes, a mobilidade do público visitante (que chegou a aproximadamente 60 mil pessoas), até a coleta seletiva de lixo – durante todo o evento, serão convertidas em créditos de carbono.

Oriundos da substituição de combustível não renovável por biocombustível e do pagamento por serviços ambientais, os créditos de carbono foram calculados em um inventário e cada expositor da Feira recebeu da ABF um certificado com um QR Code digital pela compensação ambiental dos seus impactos diretos.

“Cumprimos uma agenda extensa e integrada ao modelo de gestão dos negócios, envolvendo toda a cadeia do sistema de franquias, incluindo os visitantes, materializando a sustentabilidade dentro e fora do evento”, afirma Claudio Tieghi, diretor de sustentabilidade da ABF. Ainda segundo o executivo, o avanço da feira nas ações de sustentabilidade tem como meta pautar todo o setor nas questões relativas à preservação da natureza, à promoção social e estimulo à inovação, e consolida o evento como um dos mais sustentáveis do país.

Prêmio pela sustentabilidade 
Redução do consumo de água, energia elétrica e papel; controle na geração e no manejo de resíduos; utilização de materiais recicláveis; acessibilidade ao estande; distribuição de brindes sustentáveis, entre outras ações, renderam a quatro marcas expositoras o Prêmio ABF de Estande Sustentável.

As redes Malwee Malhas, Cachaçaria Água Doce, TS Franquias e Ecojardim receberam um troféu entregue pela diretoria da ABF durante o evento.

Criado em 2011, o prêmio desde 2013 reconhece também as montadoras dos estandes que buscam equilibrar de forma criativa, e muitas vezes inovadora, as demandas socioambientais aos investimentos previamente definidos pelos expositores.  Confira as marcas e montadoras vencedoras nas quatro categorias do Prêmio ABF Estande Sustentável 2014:

Categoria Grande Porte: TS Franquias
Montadora: CAS Eventos - responsável pela montagem: Veruska de Simoni.
Categoria Médio Porte: Malwee Malhas
Montadora: Arteval Stands.
Categoria Pequeno Porte: Água Doce Cachaçaria
Montadora: Clássica Eventos e Estandes.
Categoria Montagem Básica: Ecojardim
Montadora: DMDL Montagens.

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