Fabricante de sistemas hídricos e de aquecimento para aplicações móveis, a Whale usa moldes de injeção gerados pela impressora 3D multimateriais Objet350 Connex da Stratasys para produzir peças de usinagem; no processo tradicional, seriam necessários até 5 semanas para a fabricação das ferramentas; com a tecnologia Stratasys, impressão acontece em até 24 horas
A Stratasys Ltda. (NASDAQ: SSYS), líder global em soluções de impressão 3D e de manufatura aditiva, anuncia que a Whale, um dos principais fabricantes de sistemas hídricos e de aquecimento para aplicações móveis dos EUA, passou a usar impressão 3D da Stratasys no processo de fabricação. Com isso, conseguiu reduzir em 97% os prazos de entrega com a produção de ferramentas para moldes de injeção de peças de protótipo na usinagem.
O processo de produção de moldes por injeção é usado por fabricantes de todo o mundo com o objetivo de produzir peças feitas de diversos materiais (os termoplásticos são os mais comuns). De acordo com Jim Sargent, técnico de serviços 3D da Whale, a empresa esta imprimindo ferramentas para moldes de injeção em menos de 24 horas com a impressora 3D Objet350 Connex Multi-material. “Tradicionalmente, nosso prazo de entrega das ferramentas de metal girava em torno de 4 a 5 semanas O quê, além de exigir mais tempo, implicava custos de produção mais altos. O processo de P&D era muito demorado e atrasava o lançamento de novos produtos. Com a nova impressora da Stratasys, estamos em condições de projetar nossas ferramentas durante o dia, imprimir durante a noite e testar na manhã seguinte com uma gama de materiais de produto para uso final”.
A capacidade de simplificar a criação de ferramentas para a produção de protótipos é mais um exemplo concreto de como a impressão 3D da Stratasys está revolucionando a manufatura. Neste caso, as ferramentas para moldes de injeção são impressas em 3D, através do material digital ABS da Stratasys, que possui propriedades distintas para uma produção em baixo volume – propriedades como alta resistência à temperatura e tenacidade. A Whale também oferece serviço de prototipagem rápida para clientes externos, como indústrias automotivas e aeroespaciais, além de produzir peças multimateriais impressas em 3D utilizando plásticos como polipropileno e fibra de vidro.
“A impressão 3D é extremamente revolucionária quando se trata do mundo dos negócios", explica Patrick Hurst, diretor da Whale. "Sabemos que a tecnologia reduz em meses o tempo do nosso processo de desenvolvimento de produto O que, por sua vez, minimiza também os riscos. Na verdade, estimo que nós encurtamos o processo de P&D em até 35% com as soluções de impressão em 3D da Stratasys. Acrescento isso aos 20% que já estamos economizando no trabalho de design – para mim, esses ganhos são fantásticos”, completa Hurst.
Nadav Sella, gerente de soluções de vendas da Stratasys, aponta o que atrai o crescente número de usuários da tecnologia de impressão 3D. “Além de uma forte redução nos custos e no tempo, as ferramentas ABS digitais permitem às empresas produzirem peças no próprio material do produto final para serem testados mesmo na fase de prototipagem. Nossos clientes podem, portanto, fazer breves testes e lançar produtos no mercado com mais rapidez”.
Clique aqui para saber como a mudança da Whale para a impressão 3D está revolucionando o seu processo de moldagem por injeção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário