quarta-feira, 11 de junho de 2014

Minimização de claims é diferencial na Gestão de Contratos de Obras

Bom planejamento e gerenciamento de contratos minimizam “claims”, atrasos e imprevistos nas obras

O contrato de toda e qualquer obra planejada e iniciada é parte vital de todo o processo. Além disso, evitar atrasos e diminuir as possibilidades de imprevistos são cruciais para a contenção de gastos e problemas ainda mais graves.

De acordo com Sandro Cunha, diretor de Soluções de Construção da FTI Consulting no Brasil, a minimização dos chamados “claims” (alterações não previstas do escopo ou desvios na execução do contrato) começa com um processo de planejamento bem elaborado e de uma gestão de contratos enxuta e efetiva.

“Os contratos devem ser sagazes e adiantarem-se aos acontecimentos. Além disso, uma gestão efetiva deve entregar um projeto mantendo o equilíbrio entre tempo, custo e qualidade.”, afirma Sandro.

É importante estar bem informado sobre quais são as legislações aplicáveis, obrigações e direitos do contratante e do contratado, ferramentas de gestão de contratos, definindo garantias de execução e os indicadores de fornecedores, lembra o executivo. 

Segundo Sandro, ter um bom planejamento e adotar um gerenciamento voltado para lidar com esses imprevistos e estar atento aos termos contratuais e aos desvios, reduz os “claims” ou minimiza os seus efeitos.

“Os claims normalmente aparecem quando acontece um desvio do que havia sido planejado/contratado e devem ser detectados e negociados com rapidez para evitar impactos maiores à obra.”, alerta o diretor de Soluções de Construção da FTI Consulting no Brasil.

  
Portanto, é importante tratar de todos os processos cuidadosamente para alcançar a excelência operacional em uma construção, minimizando os impactos de riscos, atrasos e complicações.
Sandro Cunha possui 10 anos de experiência em projetos nos EUA, Brasil e México, é especialista em resolução de disputas em construções em tribunais no Brasil e nos Estados Unidos; resolução alternativa da ICC e CCBC; Mediação e Arbitragem; auditoria em FCPA e consultoria de Compliance. Sua formação é em Gerenciamento de Projetos pela Northem Virginia Community College, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e Bacharel em Ciências (honra magna cum laude). Especializado em Matemática na Indiana State University.

Nenhum comentário:

Postar um comentário