Casos de sucesso como o do Waze, que foi usado por empresas no Brasil para aumentar sua interação com os usuários mostram que há muita inovação na comunicação
Na ultima terça-feira, (06/05/2014), o Flavio Levi, diretor da IMS Mobile, Unidade de Negócios da IMS (Internet Media Services), o maior hub de meios digitais do Vale do Silício para a América Latina, ministrou uma palestra no ProXXIma 2014, em São Paulo, para contar cases práticos do So.Lo.Mo em campanhas publicitárias.
Fiat, Itaú e McDonald´s foram algumas das grandes marcas citadas por Flavio Levi, como usuárias do conceito So.Lo.Mo- Social, Local e Mobile. A plataforma Waze, por exemplo, um aplicativo de celular que aprende os caminhos mais utilizados pelo motorista e sugere as melhores alternativas para fugir do trânsito - é uma típica aplicação do So.Lo.Mo. O Waze usa as informações produzidas pela “maior comunidade de motoristas do mundo”, e fornece informações locais para o usuário na sua rota em tempo real. Tudo isso através da telefonia móvel.
Sua particularidade – estar em contato permanente com motoristas enquanto dirigem - permite que empresas usem essa informação estratégica – a localização do usuário – para promover ações de marketing criadas especificamente para atingir os targets em determinado momento e região.
“Se você está próximo a um estabelecimento que lançou uma promoção ‘compre um café e ganhe um croissant’ por exemplo, é possível receber um alerta do Waze ao passar pela região. Daí é só clicar e ter acesso àquela oferta”, disse Flávio Levi.
Outro exemplo foi o do McDonald´s, que usou as características do aplicativo para sua promoção de sanduíches a R$ 6,50. Já a Fiat procurou conquistar a simpatia do motorista ao alertar para opções de restaurantes, sorveterias ou cinemas nas proximidades. A campanha tinha por finalidade retirar as pessoas do trânsito para terem momentos de lazer
“Outro cuidado que o Waze toma quando veicula uma campanha é o de não deixar que os anúncios sejam invasivos. A promoção aparece somente quando a pessoa está parada. O motorista começou a se movimentar, a imagem some. E aparecem, no máximo, três banners por período de navegação. A ideia não é fazer ‘spam’, e sim mostrar algumas campanhas que possam ser relevantes para o usuário”, ressaltou o executivo da IMS Mobile.
Caso queira conhecer os cinco passos básicos para campanhas de geomarketing, leia o arquivo abaixo.
Conheça mais sobre a IMS acessando: www.imscorporate.com / @IMSCorp
Nenhum comentário:
Postar um comentário