sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Voith Paper reforça parceria com a Papeles Nacionales para ampliar capacidade produtiva

 

  • Projeto amplia capacidade de produção de fibra reciclada e simplifica operações da planta
  • Linhas de preparação de massa da Papeles Nacionales terão capacidade duplicada com soluções inovadoras e sustentáveis.

A Voith Paper, líder em tecnologia e inovação para o mercado de papel, consolidou mais uma importante parceria com a Papeles Nacionales, localizada em Pereira, na Colômbia. A planta está expandindo sua produção com a chegada de uma nova máquina fornecida pela Toscotec, empresa do Grupo Voith, que entrará em operação no segundo semestre deste ano.

 

O escopo do projeto incluiu o fornecimento de novos equipamentos, tais como o sistema de Desagregação de Alta Consistencia (PreClean), novos separadores centrífugos InduraClean, além de melhorias tecnológicas em equipamentos existentes nas plantas de preparação de massa existentes. Com isso, as linhas de preparação de massa terão sua capacidade significativamente ampliada.

 

A Papeles Nacionales tem investido no aumento da capacidade de produção de fibra reciclada, visando melhorar sua competitividade e reduzir custos operacionais. As linhas atuais de preparação de massa apresentavam limitações para atender à demanda da nova máquina. Para superar esse desafio, a Voith fornecerá um pacote completo que inclui novos equipamentos, melhorias em máquinas existentes e serviços de campo.

 

Segundo Rodrigo Ruffo, Gerente de Vendas e Aplicações de Sistemas de Fibra da Voith Paper, "estamos aumentando em cerca de 60% a capacidade produtiva da planta com um conceito mais sustentável, que consome menos energia, mantendo a qualidade da fibra produzida com menos equipamentos."

 

A integração entre Voith Paper e Toscotec foi fundamental para o sucesso do projeto. Enquanto a Toscotec forneceu a nova máquina, a Voith complementou o escopo com sua expertise em serviços e equipamentos de campo. "O fato de a Toscotec ser uma empresa do mesmo grupo da Voith facilitou a parceria e reforçou a confiabilidade no pacote competitivo oferecido ao cliente", destaca Ruffo.

 

Além de promover um aumento significativo na produção, o projeto está alinhado com as metas de sustentabilidade da Papeles Nacionales, simplificando o conceito da planta e reduzindo o consumo de energia.

Cummins conquista pela sexta vez o Prêmio de Qualidade Mundial da PACCAR

 A Cummins Brasil, por meio de sua Divisão de Eixos, conquistou novamente o certificado 10 PPM — prêmio de qualidade global concedido pela PACCAR, detentora da marca DAF e líder mundial em tecnologia, design e produção de veículos comerciais. A entrega do reconhecimento, referente ao desempenho de 2024, ocorreu em março deste ano.

 
O termo PPM (partes por milhão) é um índice que mede a proporção de peças rejeitadas em relação ao total fornecido, multiplicada por um milhão. Esta é a sexta vez que a unidade de Osasco (SP) recebe o reconhecimento por atender a esse rigoroso padrão de qualidade, além de se destacar pelo suporte ao cliente e contribuição direta para a performance dos negócios da DAF.
 
“Manter os padrões de excelência dentro dos requisitos de 10 PPM — muito próximo de zero — produzindo eixos, compostos por diversos componentes e com uma ampla cadeia de fornecedores, é motivo de muito orgulho para todo o time”, afirma Mauricio Senna, gerente de Qualidade da Cummins para a América do Sul. “Nosso maior desafio é sustentar essa rota de excelência com treinamento contínuo, proatividade dos colaboradores e percepção apurada para identificar e desenvolver soluções”.
 
Parceira da DAF há mais de 10 anos, a Cummins adota uma abordagem disciplinada à qualidade, alinhada à cultura de “zero defeito” que rege suas operações e relacionamentos com montadoras globais. A unidade de Osasco (SP) também vem recebendo investimentos relevantes para elevar ainda mais seus padrões técnicos e produtivos. Apenas no último ano, foram aplicados $ 7.1milhões em melhorias na linha de produção e no Laboratório de Engenharia de Materiais (LEM), fortalecendo a capacidade de controle, testes e validações.
 
A busca pela excelência operacional é contínua. A Cummins tem investido de forma consistente na automação dos processos produtivos, com o objetivo de alcançar níveis ainda mais elevados de qualidade, reduzir impactos ambientais e eliminar riscos à saúde e segurança dos colaboradores.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

O segredo por trás das águas de Serra Negra: por que elas atraem turistas há um século

 No coração do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra construiu sua história e vocação turística a partir de um tesouro natural: suas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas únicas. Desde a década de 1920, quando os primeiros estudos revelaram sua composição especial — rica em minerais e com pequenas doses de radioatividade natural —, essas águas foram indicadas para diversos tratamentos de saúde, desde gota e problemas renais até benefícios para o sistema digestivo e relaxamento geral.

A descoberta das propriedades radioativas em 1928 levou à criação de um pavilhão hidroterápico junto à imponente Fonte Santo Antônio, que marcou o início da vocação de Serra Negra para o turismo de saúde. Atualmente a fonte não tem acesso público, pois está dentro da propriedade de um hotel no centro da cidade. Contudo, na época, o reconhecimento foi tanto que o então presidente da República, Washington Luís, batizou o município de “Cidade da Saúde”. Anos depois, em 1938, o governador Adhemar Pereira de Barros oficializou Serra Negra como Estância Hidromineral e Climática.

Hoje, a cidade mantém fontes de acesso público em diferentes pontos, todas com placas informativas sobre as indicações terapêuticas. Entre as mais conhecidas estão a Fonte São Carlos, a Fonte dos Italianos (ao lado da charmosa Fontana di Trevi, homenagem à imigração italiana e às aguas e mais recente cartão-postal da cidade), a Fonte Brunhara, Sant’Anna, Santo Agostinho e Santa Luzia.

O Parque das Fontes Santo Agostinho, que abriga as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia, convida o visitante a um passeio em meio a bosque com vegetação nativa, lago com peixes, coreto e playground. No Balneário Municipal, a tradição se mantém viva, com tratamentos que combinam diferentes banhos de imersão, revivendo práticas terapêuticas que marcaram gerações. Vale mencionar ainda que Serra Negra possui mais de dez mineradoras que envasam água mineral, distribuída por todo o estado de São Paulo, sendo que boa parte do consumo estadual tem origem nas fontes da cidade.

O turismo impulsionado pelas águas moldou a economia e a identidade local, resultando em uma rede hoteleira variada, que engloba desde sofisticados hotéis no centro, ideais para quem busca conforto e praticidade, até charmosos hotéis-fazenda que oferecem contato direto com a natureza. O comércio local é um atrativo à parte, com destaque para peças de vestuário e delícias típicas, como queijos e laticínios. No campo, o visitante encontra propriedades abertas à visitação, onde é possível conhecer plantações de café, degustar produtos orgânicos e experimentar vinhos artesanais. À noite, a cidade segue com ofertas de lazer, já que possui uma variedade de bares e restaurantes que prometem agradar a todos, além de realizar festivais sazonais que trazem ainda mais visitantes para a região.

Mais do que um atrativo natural, as águas de Serra Negra são parte viva de sua história e continuam sendo um motivo de orgulho, seja saboreando água direto da fonte ou aproveitando um relaxante banho mineral.