Rafael Cunha, diretor nacional da Microlins, apresenta dicas de como colocar a leitura na rotina e de livros essenciais para quem busca entrar no mercado de trabalho em 2025
Criar o hábito de ler é um dos caminhos mais fáceis para adquirir conhecimento sobre qualquer tema. Com o fim do ano se aproximando, começa o momento de planejar os avanços na carreira e novos hábitos para 2025. Para isso, Rafael Cunha, diretor nacional da Microlins, empresa de cursos profissionalizantes com mais de 400 escolas no país, oferece dicas de livros que podem fazer a diferença na trajetória profissional e como estimular a leitura e integrá-la no dia a dia.
Como criar o hábito de leitura?
Em uma rotina atribulada, colocar a leitura em prática é um desafio. Nesses casos, estipular metas, como ler um capítulo por dia, dedicar alguns minutos para a leitura ou aproveitar o tempo de deslocamento de casa até o trabalho para folhear um livro, podem ser um facilitador. Para tornar o hábito de ler em algo divertido e dinâmico, alterne entre temas técnicos e de ficção, ou compartilhe o que está lendo em grupos ou redes sociais, assim a troca de informações se torna atraente e prazerosa.
Como escolher os livros certos para cada área de interesse?
Com a variedade de livros disponíveis, entre físicos e digitais, encontrar um material que atenda a cada objetivo pode ser uma tarefa complicada. Para ter uma escolha assertiva, pesquisar por livros que são referências e os considerados base da área é ponto de partida para realizar uma boa seleção. Opte por conteúdos que simpatizem com o que você precisa desenvolver, como algo técnico da área ou habilidades comportamentais. Busque por resenhas e escolha de acordo com o seu estágio de conhecimento. Ler algo que não corresponde com as expectativas pode desmotivar no meio do processo.
Livros para desenvolver as Soft Skills
O mercado de trabalho exige cada vez mais as chamadas Soft Skills, também conhecidas como habilidades relacionadas à interação humana e ao comportamento. Algumas sugestões de leitura são:
“Inteligência Emocional” – de Daniel Goleman: escrito em 1995, o autor relata como a inteligência emocional pode ser tão importante quanto o QI no mundo corporativo. Entender e gerenciar emoções é essencial no ambiente de trabalho.
“Drive: A Surpreendente Verdade Sobre o Que Nos Motiva" - de Daniel H. Pink: recomendado para quem deseja desenvolver habilidades de liderança, o autor analisa as atividades humanas e como elas influenciam na jornada profissional.
"Essencialismo: A Disciplinada Busca por Menos" - de Greg McKeown: o livro lembra como habilidades essenciais como a capacidade de dizer “Não” pode ajudar na produtividade e a evitar distrações no início de carreira.
"Liderança: A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso" - de Daniel Goleman: escrito por um psicólogo, o livro relata como a inteligência emocional traz insights relevantes para quem busca liderar equipes.
"Comunicação Não-Violenta" - de Marshall B. Rosenberg: o autor desenvolveu a habilidade da comunicação não violenta com base no discurso de grandes líderes como Gandhi e Martin Luther King Jr. O livro é um guia para melhorar a comunicação e de como resolver conflitos.
Livros para quem planeja ingressar no mercado de trabalho
Para quem busca o primeiro emprego, a leitura é essencial para entender a rotina de trabalho e como estabelecer hábitos produtivos. Os livros indicados para esse momento são:
"Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso" - de Carol S. Dweck: escrito pela especialista internacional em sucesso e motivação, o livro foi feito a partir de décadas de pesquisa sobre como a atitude mental que enfrentamos na vida pode ser essencial para ser bem-sucedido.
"O Poder do Hábito" - de Charles Duhigg: ensinando a desenvolver hábitos produtivos, o livro explora a ciência por trás da criação e da reforma de costumes cotidianos.
"A Startup Enxuta" - de Eric Ries: a Startup Enxuta adota a aprendizagem validada e na experimentação contínua, mostrando métricas efetivas para avaliar o progresso e estratégias para evitar desperdícios de tempo e recursos. O livro apresenta insights sobre inovação e metodologias, ideal para quem busca uma mentalidade proativa.
"Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" - de Stephen R. Covey: escrito por um consultor administrativo, é útil para aqueles que buscam entender a importância do planejamento e da organização no mercado de trabalho.
"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" de Dale Carnegie: com a primeira publicação em 1936, o livro é um clássico atemporal que parte do princípio de que é preciso se interessar pelas pessoas que interagimos, oferecendo lições valiosas sobre relações interpessoais, que são essenciais no mundo corporativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário