segunda-feira, 11 de maio de 2020

ABRIL REGISTRA AUMENTO DE 20,7% NA DEMANDA POR TRANSPORTE, MAS VALOR TOTAL DAS CARGAS CAIU 23%

O balanço de abril identificou aumento significativo na quantidade de CTes (Conhecimento de Transporte Eletrônico) emitidos, mas o valor médio agregado caiu das mercadorias


 A AT&M Tecnologia, empresa líder que detém mais de 90% do mercado de seguros de transporte de cargas, com mais de 26 mil transportadoras e embarcadores, registrou em abril último R$430 bilhões em movimentação de cargas em todo o país, queda de 23% em relação a março de 2020. Em relação à quantidade de documentos averbados (registro de cada movimentação de carga), a queda foi de 4%. Na comparação anual, em relação a abril de 2019, a queda da movimentação de cargas foi de 10% quando foram contabilizados R$480 bilhões, com aumento de  20,7% no volume de documentos averbados (registro de cada movimentação de carga).  


O sócio fundador, Vagner Toledo, destaca que a segunda quinzena de abril, apesar da pandemia do novo Coronavírus, obteve desempenho mais positivo na comparação com a primeira quinzena do mês, com base nas movimentações diárias acompanhadas pela empresa. “Apesar de termos identificado uma aumento significativo nas vendas com base nos CTes (Conhecimento de Transporte Eletrônico) transportados, o valor médio agregado caiu, tendência já identificada na primeira quinzena de abril."
 
Toledo ressalta que o crescimento nas vendas pelo e-commerce colabora para explicar o aumento do volume de vendas, mas, com queda do valor agregado. Segundo ele, isso indica uma alteração no comportamento do consumidor que passou a comprar bens de menor valor agregado, que normalmente compraria de forma presencial, por meio eletrônico. O setor automobilístico por exemplo, teve forte queda na demanda por transporte, enquanto as empresas dos setores de alimentos e insumos no geral, registram menores quedas em seus serviços.
Com forte atuação há 30 anos no transporte de bebidas e alimentos, a Transvicon Logística, registrou queda de 30% na demanda por transporte em abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2019, em relação a cervejas, refrigerantes, soja, café, embutidos, minérios, açúcar, entre outros. O diretor executivo, Emanoel Teixeira, explica que no mês de março, a queda foi apenas de 5% porque as pessoas realizaram grandes compras em supermercados com insegurança de um desabastecimento que não aconteceu em nosso país. Já em abril, muitos bares e restaurantes deixaram de funcionar diminuindo a demanda do comércio.    


Com mais de 40 anos de atuação, a Revesp Transportes com atuação no ramo automobilístico para o transporte de tratores, caminhões, chassis de ônibus e também máquinas de construção civil, registrou queda de 77% na demanda de transporte do setor automobilístico. O diretor Erico Jacomini contou que todos os meses, a empresa atende cerca de 1 400 pedidos para transporte de várias partes do país, mas no mês de abril ocorreram apenas 350 pedidos por conta da queda das vendas na indústria automobilística que foi paralisada pela pandemia do Coronavirus. “Temos 28 caminhões disponíveis para esse segmento, mas utilizamos somente 10 caminhões em Abril. Somente nos últimos três dias do mês de abril é que sentimos um leve aquecimento, mas que não tira a demanda negativa por transporte do mês”, explica ele. 


 Para os principais players do e-commerce varejista, a demanda por entregas tem aumentado durante a pandemia. Segundo Paulo Tibaldi, CEO da Rodoind Transportadora, especializada em transporte para o segmento do e-commerce há 5 anos, em abril a demanda por esse serviço aumentou 15% com expectativas de crescimento de 30% em maio, visto que a demanda por itens básicos tem contribuindo para o pico de vendas online de muitas lojas.
  
Metodologia da pesquisa - Vagner Toledo explica que os dados de movimentação de cargas gerados pela AT&M são exatos e contabilizados com base em documentos de Conhecimentos de Transportes (CT-es) ou  na nota fiscal informados no momento do embarque pelo transportador. Ou seja, os indicadores da empresa não são construídos com base em pesquisa ou percepções de mercado,  visto que a mesma mantém infraestrutura tecnológica formada por servidores instalados em um dos maiores data centers do mundo, para o registro diário da movimentação de cargas de mais de 26 mil transportadoras e embarcadores em todo o país. Portanto, os dados de movimentação de cargas registrados dia a dia refletem com segurança, o termômetro do transporte de cargas asseguradas do Brasil. Os dados registrados pela AT&M refletem o PIB do Transporte do país que pode ser considerado um termômetro da economia interna


SOBRE A AT&M (www.atmtec.com.br)
Com sede em Indaiatuba (SP) e escritório comercial na capital Paulista, a AT&M tem mais de duas décadas de atuação no mercado de tecnologia. Pioneira na criação da averbação eletrônica para o transporte de cargas, hoje é responsável pelo tráfego de mais 80 milhões de documentos, entre seguradoras, corretoras, transportadoras e embarcadores totalizando mais de 26 mil clientes em todo o país.  Com a experiência adquirida e confiança de seus parceiros e clientes, hoje atende mais de 800 corretores, 95% das seguradoras, mais de 400 Sistemas de emissão (TMS) integrados com mais de 30 mil pontos de sistemas instalados para embarcadores e transportadoras, sendo todos do segmento de logística e seguro do transporte de cargas.

Disponibiliza ao mercado, mais de 10 soluções tecnológicas para transportadores e embarcadores — de ponta a ponta, desde processos 100% automatizados até manuais. Possui equipe altamente qualificada e dedicada, com suporte técnico 24 horas, todos os dias da semana. Além disso, conta com uma equipe de outsourcing trabalhando in company em alguns de seus clientes. A transportadora emite o documento CT-e para cada carga solicitada (valores, destino e descrição da mercadoria). Essas informações são enviadas eletronicamente para o sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado, que responde com um protocolo para a liberação fiscal da mercadoria. “Ao mesmo tempo, para que a carga atenda o seguro obrigatório de responsabilidade civil e também contra roubo, o emitente desse documento disponibiliza informações do CT-e para o sistema de averbação eletrônica AT&M que checa essas informações do transporte e da apólice do seguro e transmite à  seguradora responsável, tudo isso numa duração média de 40 milissegundos.”, finaliza o executivo.

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