quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Equinix Libera Conexões para Clientes Lesados pela ServerLoft

(Provedor que sofreu "apagão digital" deixou mais de 16 mil empresas, prefeituras e hospitais com sites fora do ar e sem acesso a dados)
 
A Equinix, empresa global de infraestrutura de data center, acaba de restabelecer as conexões de cerca de 16 mil empresas clientes da provedora de acesso ServerLoft que estavam com seus sites fora do ar e sem acesso a seus dados desde o dia 19 de dezembro.

Instalada em Barueri, SP, a ServerLoft é um provedor de serviços em nuvem para empresas, prefeituras e outros órgãos de governo que teve sua operação interrompida devido a uma longa inadimplência junto à Equinix.  

Com a decisão da Equinix, todos os clientes afetados passam a contar com os mesmos níveis de acesso de antes da interrupção para poderem fazer backup, extrair dados e migrar os serviços para outros provedores.

A liberação do acesso pela Equinix foi possível após ações judiciais patrocinadas plos usuários e ao apoio da Abrahosting (Associação Brasileira das Empresas de Hospedagem na Internet). Mesmo não tendo a ServerLoft entre suas representadas, a Abrahosting se posicionou como interlocutora e mediadora dos interesses dos usuários deste provedor junto à prestadora de data center. A entidade preparava um pedido de liminar para que a Equinix pudesse extrair as informações de clientes nos servidores locados, para a ServerLoft entregá-los aos titulares. Mas, ao liberar o contato direto dos clientes a estes dados, a Equinix abreviou o processo.

Em contato com os envolvidos, a Abrahosting constatou diversos problemas ocasionados pela paralisação da ServerLoft em sites de interesse público, como portais de prefeituras e hospitais. Diversas empresas de e-commerce também estavam fora do ar justamente no período do ano de maior movimento de negócios. 

Segundo a Abrahosting, este foi o primeiro grande caso de "apagão digital" já registrado no Brasil. A entidade avalia que o caso da ServerLoft vai além de uma falha circunstancial, já que todos os canais de contato com a empresa ficaram inativos e nenhum proprietário ou funcionário da ServerLoft podia ser encontrado pelos clientes.

A entidade se vale do incidente para reforçar as recomendações às empresas no sentido de se prepararem com planos contingenciais e com cuidados adicionais, como a divisão dos serviços e backups em diferentes provedores.

A Abrahosting recomenda ainda que as empresas verifiquem a reputação e a estrutura dos provedores antes da contratação de seus serviços e assinala que a ServerLoft nunca foi homologada como associada da Abrahosting.

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