terça-feira, 27 de setembro de 2016

COMIDAS TÍPICAS DE NATAL - RN

E hoje temos mais alguns segredos da culinária Potiguar. 

Então vamos as 3 receitas fantásticas:

Arroz de Leite



Ingredientes: - 1 e 1/2 xícara de arroz - 5 xícaras de água - 1 colher (sopa) de manteiga - 1/2 xícara de leite - Sal a gosto.
Modo de preparo: Limpe e lave o arroz, como sempre faz. Em uma panela ferva a água com sal. Coloque o arroz e cozinhe até secar a água, da maneira convencional. Quando a água secar, acrescente a manteiga e o leite, e cozinhe por mais alguns minutos até secar um pouco. O arroz deve ficar bem cremoso.


Manteiga de Garrafa ou Manteiga do Sertão




Ingredientes: - Leite natural (integral).

Modo de preparo: Ferva o leite. Retire a nata do leite e reserve em uma vasilha, deixando na geladeira. Quando tiver aproximadamente 500g de nata, despeje tudo em uma vasilha grande e bata com uma colher de pau até formar um creme. Quando começar a soltar o soro, retire-o. Para retirar todo o soro, adicione um pouco de água e quando a água começar a sair limpa, é porque não há mais soro no creme. Quando não tiver mais soro, leve o creme ao fogo para cozinhar até derreter e se tornar um líquido amarelo e transparente. Coe e coloque em uma garrafa de vidro limpa e fervida. 

Dica: Experimente a manteiga antes de prepará-la em casa. Em Natal esta manteiga geralmente é servida pelos restaurantes e também pode ser comprada pronta em supermercados e lojas especializadas.


Paçoca de Carne de Sol


Ingredientes: - 1 Kg de carne de sol magra (veja como preparar acima) - 1 cebola roxa / branca picada - 1 xícara de farinha de mandioca - 1/2 xícara de manteiga (de preferência, manteiga da terra ou de lata) - Óleo para fritar a carne - Coentro e cebolinha para servir.
Modo de preparo: Asse a carne ou frite com um pouco de óleo. Deixe esfriar. Coloque a carne, em pequenas porções, no processador ou no liquidificador com a farinha. Após processar toda a carne, leve novamente ao fogo com a cebola e a manteiga. Na hora de servir, coloque em uma travessa e decore com coentro e cebolinha a gosto.
Observação: - Se usar carne seca ou charque nesta receita, no lugar da carne de sol,
 coloque a carne de molho em água, trocando-a de vez em quando para tirar o sal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário