quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Desafio IoT será lançado na Futurecom, dia 29 de outubro

Capacitação de pessoas e empresas para promoção do empreendedorismo em Internet das Coisas (IoT) é a meta do programa


O Desafio IoT será lançado no dia 29 de outubro de 2015, durante a Futurecom, no Expo Center Transamérica, em São Paulo (SP), no Auditório Argentina, às 11h30.

Iniciativa conjunta do ITS com o CPqD, Fórum Brasileiro de IoT com apoio da Provisuale, promotora da Futurecom e patrocínio da Toshiba e Telit, o Desafio IoT visa à capacitação de pessoas e empresas para promoção do empreendedorismo em Internet das Coisas (IoT).

Como explica José Vidal Bellinetti, diretor do ITS, a ideia é uma nova vertente do Espaço Inovação criado pela instituição em 2005 que ao longo dos anos se estendeu a outros eventos, como a Futurecom. “Sempre trabalhamos com empresas ou start-ups já existentes. A proposta agora é também um desafio para nós: acompanhar e formar pessoas interessadas em empreender e que ao final terão se capacitado, desenvolvido um projeto e criado uma empresa, com assessoramento de profissionais capacitados tanto em IoT quanto em empreendedorismo e inovação. Essa evolução complementa a versão tradicional, que não será substituída e continuará presente em eventos setoriais”.

A partir do lançamento e até 30 de novembro de 2015, estarão abertas as inscrições para o Desafio IoT, que deverão ser feitas através do website do desafio, onde constam a descrição completa do programa com as etapas e cronograma, regulamento e termos para a adesão, entre outras informações. O resultado do processo seletivo será divulgado via e-mail, para todos os inscritos, até o dia 11 de dezembro de 2015 e em 16 de dezembro acontecerá encontro presencial dos selecionados, na cidade de São Paulo, das 9h às 14h.

“Os participantes, reunidos em grupos com até três membros, serão incentivados a desenvolver um projeto prático que possa ser transformado em produto comercial. Os três melhores projetos serão selecionados e apoiados para se concretizarem. Também serão expostos no estande do Espaço Inovação Futurecom 2016”, informa Vidal, ressaltando que na inscrição é pedido o preenchimento de questionário com informações sobre o interesse e a experiência do candidato. Também serão solicitadas duas tarefas como pré-requisito da submissão à capacitação, e a qualidade destas tarefas será a base para a seleção dos participantes.

Poderão participar do desafio IoT pessoas individualmente ou empresas (limitadas a três participantes por empresa). Na fase final do Desafio IoT, os produtos devem pertencer a empresas legalmente constituídas, e os organizadores, se necessário, poderão colaborar para registro formal da empresa. Ao longo de todo o processo de desenvolvimento do plano, as equipes selecionadas serão providas de mentoria para a elaboração do projeto.

Operacionalização

Vinicius Garcia de Oliveira, do CPqD, esclarece que após o aceite das inscrições, será iniciada a capacitação intensiva, combinando sistema de EAD e encontros presenciais, percorrendo os principais conceitos e apresentando as melhores práticas em desenvolvimento de produtos em IoT, que vai de 11 de janeiro a 05 de fevereiro de 2015; seguida de 13 semana de trabalho para elaboração do plano. A partir do recebimento da versão final dos planos, os participantes farão a entrega à banca julgadora (composta por profissionais experientes do setor de TIC, capazes de realizar uma avaliação objetiva e prover feedbacks importantes para o desenvolvimento da solução), que deverá absorver os conteúdos e analisá-los até 30 de maio, dia da apresentação.

O resultado da avaliação da banca, apontando os três planos mais bem avaliados, será comunicado às equipes via e-mail até o dia 06 de junho, sendo que dois dias apos, das 10h às 12h, ocorrerá um evento presencial para a distribuição dos certificados para todas as equipes que chegaram até esta fase do desafio, assim como a premiação dos três planos selecionados.

Nesta última etapa, as três equipes selecionada terão 20 semanas para a realização da primeira prototipagem da solução, para a apresentação na Futurecom 2016. Antes, porém, acontecerá encontro presencial em meados de outubro   de 2016, as equipes apresentarão o resultado final e também sejam definidos os últimos detalhes para levar a solução à Futurecom.

Como frisa Gabriel Marão, do Fórum Brasileiro de IoT, o grupo, receberá todo o suporte, além disso terão acesso a recursos tecnológicos de nossos patrocinadores, com reuniões presenciais e online com a mentoria, com o intuito de verificar o progresso do projeto e realizar eventuais ajustes e melhorias advindas dos aconselhamentos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário