sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Brasilienses participam da Campus Party Brasil 2015

Estudantes da Universidade Católica de Brasília apresentarão projetos no espaço universitário Campus Future, em São Paulo, nos dias 6 e 7 de fevereiro 

Alimentação saudável, games interativos, ciência e inovação farão parte da 8ª edição da Campus Party Brasil. Projetos de diferentes abordagens desenvolvidos pelos estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB) serão apresentados de forma interativa, nos dias 6 e 7 de fevereiro, de 10h às 20h, no espaço Campus Future, na Campus Party 2015.  Gratuito e aberto ao público, o ambiente acadêmico terá estandes e atividades livres para os apaixonados por tecnologia. O maior evento de tecnologia da América Latina acontece em São Paulo, entre os dias 3 e 8 de fevereiro. 
Quatro projetos da UCB, única universidade privada do Distrito Federal selecionada, num total de 44 trabalhos de diversas universidades em todo o país, participarão do evento tecnológico. Os critérios foram inovação, relevância para a sociedade e potencial de aplicabilidade, divididos entre as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas Sociais e Aplicadas, Criatividade, Engenharia e Inovação. No dia 7 de fevereiro, os projetos universitários ainda concorrerão a prêmios nas categorias de ideia mais inovadora, universidade com projetos destaques e melhor projeto do Campus Future. 
Inovação acadêmica
Com a ajuda da bioinformática estrutural, o estudante do programa de pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia, William Porto, 26 anos, desenvolveu um software para identificar genes e simular a configuração tridimensional de moléculas, como DNA, RNA e proteínas, com o objetivo de produzir uma nova geração de medicamentos, produzidos à base de peptídeos antimicrobianos (PAMs). “Por meio de algoritmos desenvolvidos com o software de computador, conseguimos simular a estrutura das proteínas e, assim, sintetizar, em larga escala, os peptídeos para produção do antibiótico. Simulamos 300 sequências de uma só vez e 200 obtiveram êxito, ou seja, nosso nível de assertividade foi de quase 70%”, explicou. 
Já o estudante de Sistemas da Informação, Henrique Prudêncio, 22 anos, aplicou seus conhecimentos no jogo mobile “Lost Gems”, que permite até seis jogadores em tempo real. O multiplayer local (wi-fi e bluetooth). Trata-se da saga de dois grupos de heróis de diferentes planetas que se encontram em um planeta hostil. “O grande desafio foi desenvolver uma programação adequada para dispositivos smartphones que fosse leve e funcional, já que jogos de aventura semelhantes estão disponíveis somente para desktop”, comentou. 
O estudante de Engenharia da Computação, Allan Alves, 24 anos, desenvolveu o “Typris”, uma aplicação móvel com visual de game que ajuda a digitar mais rapidamente e com menos erros. Segundo Allan, o Typris foi idealizado pensando na dificuldade de usuários. “Pensei num modo de tornar a prática de digitação de textos no celular mais divertida, com fases e desafios de tempo com bloco de palavras. Em três dias consecutivos, alcançamos 120 downloads e entramos para o top charts”, comemorou.  
Thiago Bernardes, estudante de engenharia de software, vai apresentar o “OnFit”, um aplicativo de recomendação e reequilíbrio nutricional voltado à alimentação saudável. O idealizador do programa define o “OnFit” como um aplicativo social de interação e desafios entre os usuários. “É possível indicar as refeições mais adequadas, dietas e alimentos com base nos objetivos pessoais do usuário. Além disso, é um aplicativo colaborativo que você pode adicionar, classificar e compartilhar as melhores receitas. Assim, você também é listado num ‘ranking da disciplina’ de acordo com seu comportamento”, disse. 
Sob a orientação do professor Weslley Sepúlveda, assessor do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UCB, e do professor dos cursos de Tecnologia da Informação (TI), Fernando Goulart, os estudantes vão mostrar seus projetos ao público durante o evento. “É uma grande oportunidade de expor produtos tecnológicos inovadores. A participação da UCB destaca sua importância no cenário tecnológico atual, devido a diferentes linhas de pesquisa que temos“, falou Weslley.

Segundo o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da UCB, Daniel Barbosa Santos, “Com o apoio das direções dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, abrimos oportunidades para os interessados mandarem projetos. Assim, selecionamos os mais relevantes”.

Campus Future: estandes de projetos UCB
Quando: Dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, de 10h às 20h
Onde: São Paulo Expo (Antigo Centro de Exposições - Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda, São Paulo - SP, 04329-100
Acesso gratuito e aberto ao público

Mais informações: http://portal.ucb.br/campusparty/

Nenhum comentário:

Postar um comentário