Método que segue o mesmo aprendizado natural do ser humano em todas as línguas - primeiro falar fluentemente e depois escrever - já conquistou mais de 8 mil alunos e vai abrir 94 unidades nos próximos 3 anos
A PARK IDIOMAS - rede franquias de escolas de inglês criada em Uberlândia/MG está apostando numa expansão que pretende atingir 94 unidades daqui a 3 anos. Criada a partir de um conceito inédito no setor de ensino de idiomas - a ferramenta japonesa QFD (Quality Function Deployment), que identifica os desejos e receios das pessoas ao aprenderem um novo idioma e fundamentada pela Análise Transacional, que desvenda como o prazer pode ser desencadeado em sala de aula para estimular o aprendizado, a rede, com apenas 38 lojas em 2013, faturou R$ 14,5 milhões. Até o final deste ano, quando a rede deve chegar a ter 41 escolas em funcionamento, este número deve crescer 13% segundo os sócios da empresa.
Com expansão sólida pelos Estados de Minas Gerais, onde já possui 14 unidades, além do Distrito Federal, Bahia, São Paulo e Paraná, a Park Idiomas selecionou ainda mais cidades destes Estados onde está implantando escolas de maneira espiral. Para 2015, a rede pretende abrir 24 unidades em 18 cidades mineiras, 23 municípios paulistas e chegar ao Estado de Goiás.
Devido ao intenso treinamento de franqueados, coordenadores pedagógicos e coordenadores de venda, as escolas da Park Idiomas estão projetadas para as vendas de um grande número de cursos, na maioria para adultos, que não assistem às aulas como na maioria das escolas. As salas de aula mais parecem salas de reuniões, pois possuem uma mesa com cadeiras em volta para que os alunos recebam uma consultoria na conversação do idioma inglês, justamente para que eles ganhem autoconfiança e rapidez no aprendizado. Segundo recente pesquisa da empresa com diversos alunos de várias escolas de idiomas, os alunos da Park apresentaram fluência no inglês 5 vezes mais rápido e com mais autoconfiança do que os demais e em apenas 200 horas de treinamento.
Mas é na lucratividade do franqueado que está a grande atratividade da Park Idiomas para quem deseja abrir uma franquia da rede. Com 300 alunos, é possível alcançar uma rentabilidade de 30% ao mês, em relação ao faturamento médio mensal, que varia de R$ 50 mil a R$ 90 mil, dependendo da localidade.
Método inédito e exclusivo:
Desenvolvido a partir da ferramenta japonesa para desenvolvimento de produtos inovadores chamada quality function deployment (QFD), o fundadores da Park Idiomas, Eduardo Pacheco e Paulo Arruda conseguiram identificar o que as pessoas desejam de um curso de idiomas. O QFD apontou que, em primeiro lugar, as pessoas desejam falar outro idioma com autoconfiança. Em segundo lugar, rapidez no aprendizado e, em terceiro lugar, querem sentir prazer ao estudar inglês, já que consideravam as aulas tradicionais muito "chatas." A partir daí, o Método Park foi criado e, para responder a essas três necessidades essenciais, ele se baseia, principalmente, nos processos através dos quais os serem humanos aprendem a falar a língua materna, o qual é natural, ou seja, primeiro falando e depois de absorvido o vocabulário é que aprendem a ler e a escrever. "Quando bebês, primeiramente ouvimos e reproduzimos sons, depois disso, associamos os sons a seus significados, conforme nossas experiências de vida e, assim, começamos a formar as frases e a nos comunicarmos. Somente depois, aprendemos a ler e escrever. Além disso, só nos envolvemos com o entendimento da gramática de nossa língua materna depois que já somos adolescentes e já falamos fluentemente", explica Pacheco.
A outra ferramenta utilizada para a criação do método é teoria da Análise Transacional, que desencadeia nos alunos a sensação de prazer, porque sacia as fomes psicológicas deles. "A Análise Transacional aponta como nós, seres humanos, sentimos prazeres psicológicos ao nos relacionarmos e saciarmos as nossas fomes psicológicas por estímulo, reconhecimento, estruturação de tempo, acontecimentos novos seguidos, liderança e posição existencial, bases de nosso método de ensino", completa Pacheco.
Park Idiomas - Ficha técnica
Investimento total: R$ 105 mil a R$ 240 mil
Capital de Giro: R$ 25 mil a R$ 40 mil
Taxa de Franquia: R$ 20 mil a R$ 30 mil (dependendo da localidade)
Taxa de Royalties: R$ 2.410,77 fixos mensais
Taxa de Propaganda: 3% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 90 mil
Ticket médio: R$ 230,00
Lucratividade: 30% ao mês
Retorno do Investimento: até 24 meses
Metragem mínima da franquia: 85 m²
Número de Funcionários: mínimo de 5
Prazo de contrato: 5 anos
Informações sobre a franquia: www.parkidiomas.com.br
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