No quinto ano consecutivo de Black Friday no Brasil, muito já se aprendeu sobre o evento, depois de erros e acertos durante a maior liquidação do varejo eletrônico do país. O mesmo acontece com as pequenas lojas virtuais, que viram na liquidação uma oportunidade de crescer, e, por isso, buscam aprimorar a cada ano sua participação no evento. Segundo Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br) – plataforma de criação de loja virtual gratuita - a maior parte dos erros durante o Black Friday se encontra na logística. “Todo mundo fica ansioso para vender, mas esquece que cada conversão precisa de uma logística. É arriscado, por exemplo, vender um produto que não está no seu estoque ou do seu fornecedor”, explica o diretor, cuja expectativa é que mais nichos integrem o Black Friday este ano, não apenas os setores de tecnologia.
Adriano listou algumas dicas para que o pequeno empreendedor virtual não transforme a oportunidade de vendas em uma grande cilada.
• Nem sempre o objetivo da Black Friday para uma loja virtual é apenas vender. A promoção também serve para fazer branding e fidelização da clientela. O lojista não pode esquecer de criar uma estratégia de pós venda para continuar a comunicação com os clientes que já compraram uma vez.
• O layout da sua loja virtual está harmonioso e organizado para o consumidor visualizar os produtos? Essa é uma preocupação que poucos lojistas tem na hora de participar da promoção, mas é essencial para a conversão. A loja virtual precisa estar convidativa para o consumidor.
• Cuidado com seu limite de visualizações. Se a promoção for grande, aumente seu servidor ou plano ou faça algo apenas para os seus clientes. Nada pior do que uma página fora do ar quando está todo mundo na internet.
• O consumidor está muito esperto com a Black Friday e sabe exatamente o que é promoção de verdade. Antes de entrar na grande liquidação, faça as contas, reveja as margens e promova grandes negócios aos seus clientes.
• Evite fazer distinções na promoção, concedendo desconto apenas para quem paga à vista ou em boleto. Formas de pagamento são importantes para fidelizar o consumidor e atrair novas vendas.
• A venda não é o último contato com o cliente, mas todo o processo. O maior número de reclamações na edição passada foi a falta de pontualidade na entrega. Se prepare antecipadamente e dê prazos reais.
• Não deixe para divulgar sua participação no Black Friday na última hora. Alguns empreendedores virtuais acreditam que isso pode diminuir a conversão ao longo do mês, já que o consumidor pode esperar o Black Friday. Mas o que é melhor – comprar na sua loja ou da concorrência?
• No dia da promoção, fique 100% do tempo focado na sua loja. Esteja nas redes as redes sociais e prepare o e-mail e telefone para tirar dúvidas. É uma de aumentar a conversão e dar prestigio à sua loja.
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