segunda-feira, 3 de novembro de 2014

18º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO - DE 10 A 19 DE NOVEMBRO - RIO E NITERÓI Um panorama do mundo através do olhar universitário de volta às origens no Cine Arte UFF após nove anos

Entre os dias 10 e 19 de novembro, acontece a 18ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário – FBCU – comemorando o retorno à UFF após nove anos de ausência e a maioridade do festival que é o mais importante evento do país dedicado à produção audiovisual gerada no ambiente das universidades e escolas do Brasil e do mundo. Serão exibidos 146 filmes de 25 países. A maratona de cinema acontece no Cine Arte UFF, Sala Multimeios da UFF e no Cine Joia com entrada gratuita e os filmes da Mostra Competitiva Nacional são seguidos de debates com seus realizadores e jurados. O FBCU conta com recursos da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, do Centro de Artes UFF e tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura. Os organizadores do evento - Associação Cultural de Cinema Universitário – que existe desde 1995, calculam atrair cerca de 2 mil pessoas nesta edição.

Na abertura, no dia 10 de novembro, às 20h no Cine Arte UFF, será exibido o longa “A Bruta Flor do Querer”, ganhador do Festival de Gramado 2013, dirigido pela dupla Andradina Azevedo e Dida Andrade, ex-alunos de cinema e antigos frequentadores do FBCU.

Com curadoria de Guilherme Tristão, Flavia Candida, Aleques Eiterer e Eduardo Cerveira, todos graduados pela UFF, o FBCU tem como meta criar um espaço para exibição dos filmes universitários, promover a integração das escolas de cinema, com encontros e debates entre alunos, ex-alunos, professores e profissionais de cinema. “O festival, ao longo de suas edições, tem se consagrado como primeiro ponto de exibição de profissionais do cinema que se destacam no cenário do cinema nacional”  comenta Guilherme Tristão, curador e produtor do FBCU desde seu início, em 95.

Serão exibidas 146 produções entre curtas e longas (10 longas e 136 curtas) divididos em mostras Competitivas Nacional e Internacional; Panorama Carioca (filmes das escolas de cinema do Rio de Janeiro seguido de bate-papo com diretores), Panorama Nacional (curtas das escolas brasileiras que “quase entraram” na Competição), Primeiros Longas de Ex-Alunos e a Mostra Homenagem Ricardo Miranda (homenagem a um profissional ligado ao Ensino de Cinema).

MOSTRA HOMENAGEM RICARDO MIRANDA - O Festival tem, por tradição, homenagear profissionais de cinema ligados ao ensino de cinema e audiovisual em instituições de nível técnico ou nível superior. Este ano, o homenageado será o cineasta Ricardo Miranda, professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e grande incentivador do longa-metragem “Conceição: Autor Bom, É Autor Morto” (2007), primeiro longa-metragem 100% realizado numa escola de cinema (UFF). “Miranda foi um grande mestre e incentivador dos seus alunos, um cineasta de espírito jovem e de uma generosidade imensa. Ele foi nosso jurado no FBCU em 2002 e, infelizmente, morreu esse ano, em março”, lembra Flavia Candida. Serão exibidos na Mostra os filmes “Palavra Exata”, “Fragmento de um Discurso Amoroso”, “Djalioh”, “Mojica”, “Território Crítico” e “Paixão e Virtude” (último longa-metragem, inédito no circuito comercial).


Além da homenagem especial à Ricardo Miranda, o festival conta com a estreia de 30 curtas: 17 na Mostra Panorama Carioca, sete na Mostra Panorama Nacional e seis na Mostra Competitiva Nacional.

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL - Serão exibidos 30 curta-metragens na Mostra Competitiva Nacional, divididos em cinco programas. Entre os filmes apresentados, se destacam: "Mauro em Caiena", de Leonardo Mouramateus, da Universidade Federal do Ceará que conquistou prêmios nacionais e internacionais, "O Amor que Não Ousa Dizer Seu Nome", de Bárbara Roma, da UFScar, que teve uma boa carreira no circuitos dos festivais nacionais, em especial os de temática LGBT (nacionais e internacionais), "Preto ou Branco!", de Alison Zago, da Eca/USP, ganhador do Prêmio BNB de Cinema e Troféu ABD (Maranhão), além de Melhor Filme de Curta-Metragem - 4º Festival Internacional de Cine Político da Argentina, "O Sol Pode Cegar", de Thomás (Toti) Loureiro (FAAP), que teve uma boa carreira no circuitos dos festivais nacionais e nos Estados Unidos e "Lembranças de Maura", de Bruna Lessa (Universidade Anhembi-Morumbi), ganhador como Melhor Filme de Ficção - XXVII Congresso Intercom Sudeste, Bauru 2013; Melhor Filme pelo júri - 3º Festival Sercine, Aracaju 2013; Melhor Filme de Ficção Nacional - XXXVI Congresso Brasileiro de Comunicação Intercom e Melhor Filme pelo Júri popular - 5º Cine Fest Brasil, Montevidéu. 

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL  - Para a competitiva internacional, foram recebidos 700 trabalhos e selecionados 35 filmes segundo o critério dos curadores. Serão 25 países participantes – Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Cingapura, Coréia do Sul, Cuba, Espanha, EUA, Finlândia, França, Irã, Israel, Itália, Japão, Lituânia, México, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia e Suíça. Na mostra, o público terá oportunidade de assistir curtas que vem desenvolvendo carreira internacional nos festivais de Cannes, Sundance e Berlin, como o iraniano “Mais que duas horas”, de Ali Asgari, indicado para a Palma de Ouro, Festival de Cannes/França 2013 e mais de 25 outros prêmios, o aclamado filme finlandês “O encontro”, de Jenni Toivoniemi, ganhador do Prêmio do Júri para Curta Ficção Internacional de Sundance/EUA 2013 e menção Especial do Júri Jovem da Competição Generation 14plus, do Festival Internacional de Cinema de Berlim/Alemanha 2013. 

LONGA DE EX-ALUNOS - Um dos maiores sucessos do cinema nacional esse ano teve sua gênese no FBCU. Daniel Ribeiro,  ex-USP, participou do FBCU desde suas comédias escrachadas, burilou seu roteiro, “Café com Leite”, no Projeto Sal Grosso e agora volta com o seu imenso sucesso, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” que será exibido na Mostra Ex-Alunos. Ao lado dele, comparecem “Sudoeste, de Eduardo Nunes, ex UFF, que é uma derivação da ousada proposta de “Terral”, ganhador de prêmios na 2ª edição do FBCU, e “A Bruta Flor do Querer”, de Andradina Azevedo e Dida Andrade, ex-FAAP, que tiveram toda sua filmografia exibida no Festival e cujo primeiro longa abrirá o FBCU esse ano. 


OUTROS DESTAQUES - Alguns curtas que não puderam ser programados na Competitiva Nacional devido ao número de inscritos nessa edição serão apresentados nas mostras Panorama Carioca e Panorama Nacional. “Convidamos o público a cumprir o papel de jurado porque muitos filmes sensacionais não entraram na competitiva apenas por falta de espaço na agenda de exibição", avisa Tristão.

No Panorama Carioca, entre esses achados, a curadoria chama a atenção para "Encontros E Despedidas", de Eric Bitencourt, da PUC Rio,  "Forasteira", de Nino Ottoni, da UFF e "O Lenço Manchado De Vermelho", de Jess Weiss, da PUC-Rio e "Noites de Gardênia", de Thiago Sobral, da UFF. Todos curtas premiados em outros festivais pelo Brasil. 


Já no Panorama Nacional estão "O Membro Decaído", de Lucas Sá, UFPEL, "O Homem Que Cantou As Aves Do Sertão", de Patrícia Moreira, UESB, e "Lex Talionis", de João Paulo Palitot, UFPB.  

CACHAÇA CINEMA CLUBE - Órfão do Cine Odeon, o Cachaça Cinema Clube encontra abrigo no FBCU apresentando “A Historia da Eternidade”, o primeiro longa de Camilo Cavalcante. Nele o diretor realiza um ensaio sinestésico sobre amor, desejo e sonho. O filme, que será exibido no dia 19 de novembro, às 20h no  Cine Arte UFF, recebeu diversos prêmios: Prêmios 6º Paulínia Film Festival - Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Irandhir Santos) e Melhor Atriz (dividido entre Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Debora Ingrid). Prêmios: 21º Festival de Vitória - Melhor Filme, Melhor Direção (longa-metragem) e Melhor Interpretação (Irandhir Santos).

SERVIÇO:
DATAS: de 10 a 19 de novembro de 2014
ENTRADA: gratuita em todos os locais
HORÁRIOS: Consultar programação
CLASSIFICAÇÃO: Consultar programação
LOCAIS:
Cine Arte UFF – Rua Miguel de Frias, 9 – Centro de Artes - Reitoria da UFF – Icaraí – Niterói – tel: (21) 3674.7514/5
Lotação - 280 lugares
Acessibilidade - Sim

Sala Multimeios – Instituto de Arte e Comunicação Social  (IACS) da UFF – Rua Lara vilela, 126 – Ingá – Niterói – tel: (21) 2629.9783
Lotação - 60 lugares
Acessibilidade - Não

Cine Joia - Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680 - Copacabana, Rio de Janeiro – RJ – tel (21) 2236.5671
Lotação - 87 lugares
Acessibilidade – Sim


Mais informações pelo site www.fbcu.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/festival.brasileiro.cinema.universitario

Nenhum comentário:

Postar um comentário